Connect with us

DESTAQUES

Jaicós lança projeto “Saúde na Comunidade” e aproxima serviços das populações rurais

Publicado

em

Levando não somente saúde, mas também dignidade e qualidade de vida, e aproximando os serviços da população, a cidade de Jaicós está promovendo mais uma iniciativa inovadora: o projeto “Saúde na Comunidade”.

Idealizado pelo próprio gestor do município, o prefeito Neném de Edite, que conhece de perto a realidade das comunidades, o projeto objetiva promover um atendimento inclusivo para as populações rurais, somando esforços às políticas públicas para assegurar o direito à saúde, tornando serviços assistenciais e do campo da atenção básica mais acessíveis, com viés de prevenção e educação.

Em sua primeira edição, o projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com envolvimento de mais de 30 profissionais, que se voluntariaram para levar diversos serviços aos moradores da localidade Bem-te-vi, situada na região do povoado Várzea Queimada.

O “Saúde na Comunidade” foi realizado no último sábado (19), durante toda a manhã, e disponibilizou para os moradores atendimentos médicos, vacinação, e testes de HIV, VDRL, Hepatite B e C, e glicemia, aferição de Pressão Arterial.

Também foram realizadas visitas domiciliares, com Assistente Social, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e também atendimento médico nas residências de pacientes mais idosos e\ou impossibilitados de irem até o local.

Janiela Figueiredo de Carvalho, mãe de três crianças, foi uma das beneficiadas na ação. Através do projeto, os filhos da jovem tiveram o acesso facilitado à vacinação e consulta médica.

“Quando preciso de um atendimento tenho que ir pra Várzea Queimada ou sair daqui pagando carro para ir pra Jaicós pra ainda pegar vaga pra consultar os meninos doentes. Graças a Deus, hoje esses serviços veio pra cá e eu tô consultando eles que tá tudo gripado. Já dei a vacina também. Nunca tinha vindo uma ação assim pra cá, mas hoje veio graças a Deus e ao prefeito Neném de Edite. Acho muito importante esse projeto pois já livra da pessoa ir para Jaicós e agradeço a todos eles que vieram hoje aqui” disse ela.

A saúde também esteve mais perto da senhora Joana Josefa de Carvalho, de 80 anos de idade. Ela, que geralmente precisa ir em busca de um transporte para se deslocar até a Várzea Queimada para atendimento, foi atendida pela médica pertinho de casa.

“Sempre morei aqui e nunca tinha visto um serviço como esse na comunidade, mas hoje veio, e graças a Deus a gente tá muito satisfeito com esse trabalho muito bonito e importante. Pra mim, é Deus no céu e Neném de Edite na terra. Quando preciso vou lá pra Várzea Queimada e tem que ser numa moto, só que hoje ficou pertinho e vim de pé mesmo” disse a idosa.

Além dos atendimentos, o projeto também contemplou a comunidade com ações educativas, através de rodas de conversa, levando importantes orientações ao público presente.

Os profissionais que conversaram e orientaram os moradores da comunidade foram a fisioterapeuta Karina Araújo, a enfermeira Rakel Monteiro, o Assistente Social, Sidney Eduardo, e o nutricionista Rodrigo Rocha.

A equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), também contribuiu com a ação, repassando orientações básicas sobre os atendimentos. Os profissionais também fizeram uma demonstração da manobra utilizada em casos de engasgo.

Jéssica Teixeira, Técnica em Enfermagem que atua na localidade Esquisito, foi uma das profissionais voluntárias no projeto. Para ela, a ação acolhe e ajuda as pessoas. “Esse projeto para gente é muito importante. Trabalho numa comunidade um pouco humilde, onde muitas pessoas, por não terem transporte, enfrentam dificuldade de ir ao posto, ir a cidade, então a gente ir até eles, é maravilhoso, eles se sentem acolhidos, importantes. O Saúde na Comunidade é um projeto muito bom, tanto pra gente, como para a comunidade”.

A profissional ainda disse que é gratificante atender a necessidade da população e ainda ser carinhosamente recebida por eles. “E para nós como profissionais, sermos recebidos tão bem assim pela comunidade é muito gratificante. Sai de casa hoje, num sábado, para atender, para fazer o que gosto, pois amo a minha profissão, amo como as pessoas me recebem, aquele ‘sorrisão’ de cada um é gratificante. Me sinto muito orgulhosa da profissão que escolhi, todo tempo que estudei está valendo a pena. Tudo que passei para chegar aqui acabo esquecendo, e fica só esse momento bom aqui, a saúde que a gente pode levar para as pessoas e o carinho e atenção que eles tem com a gente”.

O prefeito Neném de Edite, que acompanhou toda a ação, acompanhado do vice-prefeito Weslly Bispo, falou do intuito da realização do projeto. “Para nós é motivo de alegria estar aqui hoje com vocês, com toda equipe da saúde, nesse novo projeto que está sendo lançado aqui hoje. Escolhi começar pelo Bem-Te-Vi porque andando de casa em casa observei algumas necessidades e veio a ideia desse projeto, trazer a saúde mais perto da população. Mesmo que essa não seja uma comunidade grande, a gente sente a necessidade da saúde, desse contato mais próximo com as pessoas. Estamos trazendo hoje a prevenção, os serviços de saúde, mas o objetivo é proporcionar também outras ações em benefício dessa comunidade e em breve vamos estar anunciando uma coisa muito boa para todos vocês”.

O gestor também parabenizou toda a equipe envolvida e disse que resultados positivos serão colhidos através da ação. “Trouxemos hoje toda uma estrutura, diversos profissionais, para sentir a necessidade, ouvir a comunidade, os relatos das pessoas, se o Agente de Saúde está fazendo as visitas, se as crianças estão sendo vacinadas, pesadas, nosso objetivo é trazer o serviço que a população precisa. Está de parabéns toda equipe de saúde, os profissionais que se prontificaram, abraçaram o projeto. Estou muito feliz com cada um que se empenhou. Hoje foi o ponto inicial e vamos levar para várias outras comunidade. Tenho certeza que vai ser muito positivo e vamos ver os frutos lá na frente, se Deus quiser”.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, avaliou positivamente a primeira edição e disse que o intuito é melhorar cada vez mais. “Hoje estamos no projeto piloto e está sendo gratificante. A gente percebe a importância do voluntariado, os profissionais abraçaram a causa e vieram todos para trazer esses atendimentos a comunidade. A torcida é para que esse projeto só cresça e a gente consiga levar mais serviços as outras comunidades. Nessa primeira experiência sentimos que as comunidades gostam do serviço, existe realmente essa necessidade, e a gente sai com a satisfação do dever cumprindo e com a garra de continuar fazendo mais e cada dia melhor pela nossa população”.

Ela também falou que é nítida a satisfação da população quando chega uma ação como essa. “É gratificante pra gente trazer a saúde mais perto das pessoas, é prazeroso, e quando se torna prazeroso, passa a ser constante aquela vontade de ajudar. Jaicós tem muitas e grande comunidades, então não tem como ter esse atendimento contínuo, e quando acontece esse tipo de ação é válido e a gente sente que a comunidade necessita e fica satisfeita. As pessoas olham pra gente e agradecem, que foi um serviço bom, que veio na hora certa. É gratificante esse contato próximo do usuário com o Sistema Único de Saúde”.

Audeli falou que o intuito é alcançar outras comunidades atendendo a demanda da população. “A partir do próximo ano vamos levar para outras comunidades, como Baliza, Morais, Santo Antônio, Morro da Pinicada. Apesar de existir as UBSs nessas regiãos, há pessoas que tem mais dificuldade de buscar o atendimento. Hoje mesmo verificamos várias pessoas com vacinas atrasadas; pacientes que na aferição de PA deu 18.7, então a gente entende que a população precisa dessa atenção. Às vezes tem uma pessoa que não apresenta sintoma, mas está com algum problema, e aqui já tem o médico para avaliar. Então, a gente sente que é uma ação valiosa, a comunidade abraça e nós abraçamos mais ainda”.

A secretária ainda destacou que os profissionais foram muito bem acolhidos nas visitas domiciliares e os dados coletados nas residências serão de grande importância para embasamento e direcionamento de ações.

O intuito é realizar o projeto mensalmente a partir de 2023, contemplando diferentes comunidades da zona rural. Segundo o prefeito Neném de Edite, as próximas comunidades que devem ser atendidas no cronograma são Morais e Barreiro.


Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS