Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Obra de pavimentação contempla todo o povoado Croazal e muda realidade de moradores

Publicado

em

Uma das maiores obras já realizadas na zona rural de Jaicós, e que representa o sonho dos moradores, e também de um gestor que diariamente se empenha para ver a cidade que governa se tornando cada vez mais um lugar melhor para se viver.

São 7.138,95 metros de pavimentação poliédrica, contemplando todas as ruas do povoado Croazal, que há anos possuía apenas uma rua calçada.  Prestes a ser concluída, com 65% do trabalho já executado, a obra já mudou totalmente a realidade do local e tem proporcionado uma melhor qualidade de vida a quem lá reside.

Os moradores tem comemorado a benfeitoria que chegou através da gestão do prefeito Neném de Edite. Para eles, cada metro de calçamento implantado representa uma nova história, na qual poeira, lama e buracos pertencerão ao passado.

Francisco Costa, disse que nunca imaginou que todo o povoado seria pavimentado em uma só obra. “Isso aqui para a gente representa muito coisa, pois é um sonho. Eu imaginava que aqui seria calçado um dia, uma parte, mas ver calçado todo de uma vez só desse jeito eu nunca imaginei. Pelo que estou vendo aqui vai ficar todo mundo contemplado. E essa obra melhora 100% o povoado, fica melhor para transitar de moto, de carro, a visibilidade das pessoas que vem de fora e chega aqui. É uma obra importante demais”.

Ele disse que no tempo chuvoso, algumas ruas ficavam intransitáveis, mas que hoje o povoado está organizado. “Quando chovia aqui a água cavava logo as barreiras, que tinha rua que ficava intransitável. Mas agora não vai mais ter esse problema, vai chover e ficar livre para todo mundo passar. Tem muita cidade que não tem isso aqui, não tem essa organização que tem no Croazal. A gestão aqui é nota 10 e o Croazal merecia essa obra”.

Afonso de Paiva, 77 anos, morador do Croazal há mais de 20 anos, disse que nunca tinha visto um prefeito como Neném de Edite, e que a obra muito beneficiou os moradores.“Estou vendo coisa aqui que nós nunca vimos na vida, nunca vimos um prefeito assim, presente, trabalhando, acompanhando os serviços. E hoje a gente recebe um calçamento desse, que a gente nem esperava. Só para a gente sair de casa já melhorou de mais, porque eu ia tirar um carro velho que eu tenho na garagem era com o dificuldade pra sair, quando saia já era dentro de buraco, na areia. Agora tá bom pra sair de tudo, moto, carro, bicicleta”.

Publicidade

O professor Chagas de Braulina, morador e liderança comunitária do povoado, disse que a obra melhora a qualidade de vida e a autoestima do povo. “Essa obra de pavimentação é de grande importância para o povoado e muda totalmente a nossa estrutura aqui. É um trabalho conjunto do nosso prefeito municipal, com o Governo do Estado, que está dando auto estima ao povo do nosso povoado. Tínhamos problema de muita lama no tempo chuvoso, e hoje com essa obra com certeza nós vamos estar com o povoado sempre mais limpo, sem atolamento. É uma obra que melhora a qualidade de vida e a saúde dos moradores”.

Com a nova cara que a obra tem proporcionado ao local, muitos dos moradores estão comparando o povoado a uma cidade. O pastor José Dionísio Dias é um deles. “Nosso povoado está realmente ficando uma cidade, todo calçado. Quando concluir basta apenas colocar as placas indicando as ruas que vai ficar uma cidade mesmo. Aqui era uns buracos danados, muita poeira, quando chovia era uma enchente. Hoje o povoado está de parabéns, merecia essa obra. O Croazal está com outra cara” disse.

Ele disse que na primeira eleição não votou em Neném de Edite, mas ao ver o trabalho realizado pelo gestor, decidiu apoia-lo. “Confesso que não votei no prefeito no pleito passado, mas resolvi votar nele agora, porque comecei a descobrir que ele é um prefeito que estava mostrando que realmente foi eleito para trabalhar. Ele está trabalhando e vai trabalhar mais, então resolvi votar nele, votei, estou satisfeito e vendo resultado”.

Para a obra, estão sendo investidos R$ 629.127,86, destinados através de solicitação do deputado estadual Georgiano Neto. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural.

Ao Cidades na Net, o prefeito Neném de Edite disse que é a primeira vez que uma obra de tão grande proporção é destinada a um povoado. “Essa é uma obra de mais de 7 mil metros de calçamento e é a primeira vez que um gestor destina um obra para um povoado numa quantidade dessa. Era um sonho do Croazal e compromisso da nossa gestão e do nosso deputado, junto ao Governo, que foi realizado, faltando pouco para concluir 100% a obra”.

Para Neném, a obra vai contribuir para que o povoado se desenvolva ainda mais. “É uma obra que veio engrandecer e valorizar mais o povoado e seus moradores. Dá prazer para um gestor chegar e ver uma obra de qualidade como essa. O Croazal é um povoado estratégico, localizado as margens da BR-407, que vem crescendo a cada dia na área da construção civil, está recebendo essa pavimentação e com certeza vai de desenvolver ainda mais”.

Publicidade

O gestor também disse que com a obra o desenvolvimento tem chegado ao povoado. “A gente vê a transformação do povoado, do município, estou muito feliz com essa obra. Sem falar na questão da saúde. E aqui quando chovia sempre tinha que vir passar a máquina para nivelar as ruas, porque ficava muito buraco e lama. E agora com o calçamento a gente está vendo o progresso chegando, as pessoas melhorando suas casas, fazendo suas calçadas. Isso me deixa muito feliz. Eu estou feliz com o Croazal, por ter reconhecido o nosso trabalho e acreditado na nossa palavra. Na eleição foi uma maioria estrondosa nesse povoado e eu só tenho que agradecer e retribuir esse reconhecimento com obras e ações”.

Por fim, Neném de Edite falou que mais obras e ações serão desenvolvidas pela gestão no povoado. “E nós não vamos parar por aqui, é só a primeira etapa do nosso compromisso com esse povoado, pois quero aqui no futuro deixar mais ações feitas pela gestão nesse povoado. Um dos meus sonhos é trazer uma ambulância para cá, pois como aqui é a margem da BR, vez ou outra acontece um acidente, então quero trazer o socorro para mais perto nessas horas difíceis”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS