Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Palestra aborda sobre valorização da vida e conscientiza alunos da Escolinha Pequeno Polegar

Publicado

em

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Escolinha Pequeno Polegar, do município de Jaicós, promoveu na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Assistência Social, uma palestra para os alunos da instituição.

O evento foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que neste mês de setembro, está realizando palestras em todo o estado, voltadas para a valorização da vida.

Com uma palestra dinâmica, com linguagem simples e objetiva e o emprego de músicas e brincadeiras, a psicóloga Jaira Maria Pacheco, tratou sobre o tema com os alunos da EPP.

Entre outros pontos, ela destacou que as crianças podem buscar ajuda com os familiares, amigos, direção da escola, coordenação pedagógica, professores e profissionais habilitados.

Em entrevista, Jaira Maria Pacheco, disse que é importante abordar o tema com pessoas de todas as faixas etárias. “O setembro amarelo vem não para falar de suicídio, mas para falar da vida, do amor, da valorização da vida, é uma campanha contra o suicídio. E essa faixa etária que estava aqui, é de um período de agitação, mudança, transformação, e eles também tem vida, então é extremamente importante falar do setembro amarelo em todas as faixas etárias. Utilizando a dinâmica do balão, música, abordei o tema de uma forma mais suave para eles” falou.

A profissional também disse que as crianças enfrentam problemas e que é necessária a orientação de um adulto. “Criança tem problema, a questão é que o problema dela é diferente do problema do adulto. O do adulto é financeiro, amoroso, de saúde, desemprego, o problema da criança é uma briga com a coleguinha, o bullying, relação interpessoal conflituosa, a nota baixa, a briga dos pais, que termina refletindo nas crianças. A criança tem problema, e a forma que cada uma administra pode ser saudável ou não. As vezes a criança conta para o adulto, em outras, ela guarda para ela e vai se enchendo daquilo, então termina sendo extremamente perigoso para a criança e prejudicial para a família. É um contexto que merece atenção especial, precisamos estar em alerta para os extremos de comportamento, tanto a criança quietinha, quanto a mais agitada. As crianças precisam da orientação saudável dos adultos” disse.

Publicidade

A diretora da escola, Rosângela Silveira, disse que é importante conversar com os alunos sobre o problema. “A gente está vendo o número de suicídios que aumentou bastante, então precisamos ter esse alerta, conversar com eles sobre o problema, e por isso fomos atrás de uma profissional qualificada para nos ajudar. É importante que essas crianças e adolescentes saibam o valor da vida, que os problemas existem, mas temos que saber enfrentar” disse.

Carmem Campelo, Analista de Promoção Social do SESCOOP PI, disse que abordar a temática faz com que as crianças já comecem a se conscientizar. “Abordando esse tema com crianças e adolescentes, a gente já começa a conscientizar eles, de uma forma mais dinâmica, mais leve, como foi feito aqui pela psicóloga Jaira, para que eles entendam um pouco, possam até comentar em casa, ajudar, identificar algumas crianças que estejam passando algum problema. Este mês estamos fazendo 15 palestras em todo o Piauí, principalmente nas cooperativas educacionais” destacou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS