Jaicós

JAICÓS | Palestras com fonoaudiólogo beneficiam centenas de alunos em seis creches

Publicado

em

Durante três meses, o fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Jaicós, Dr. Manoel Neto, ministrou palestras e realizou outras atividades de cuidados com a saúde em seis Creches da Rede Municipal de Ensino situadas na zona urbana e rural.

Em entrevista, Manoel Neto afirmou que a fonoaudiologia na escola vai muito além do que se imagina. “O fonoaudiólogo, com sua experiência e práticas a respeito dos processos de aprendizagem e da comunicação em geral, participa da equipe escolar na elaboração de projetos pedagógicos propondo atividades e situações rotineiras de sala de aula para que o professor possa otimizar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de seus alunos facilitando, dessa forma, todo o processo de ensino e aprendizagem”, disse.

“Identificar o quanto antes alterações no desenvolvimento da comunicação oral e escrita é fundamental”, afirmou, acrescentando que cabe ao fonoaudiólogo educacional realizar os devidos encaminhamentos, assim como orientar a equipe escolar no sentido dos ajustes que devem ser feitos a fim de adequar as propostas pedagógicas às necessidades dos alunos, buscando condições mais propícias de aprendizagem.

Além dos alunos, o NASF tem tido um cuidado também com o professor. Nesse sentido, Dr. Manoel Neto tem ministrado palestras com os educadores. Na manhã do último sábado, 19, fonoaudiólogo explanou sobre saúde vocal em um encontro com os professores das Escolas Municipal Francisco Crisanto de Sousa e Líria Maria da Cruz Alencar, em Jaicós.

“Nós levamos orientações em relação aos cuidados que podem melhorar o uso da voz, evitando ou diminuindo os problemas vocais tão comuns entre os professores, assim como aprimora suas habilidades didáticas por meio do desenvolvimento de estratégias mais eficazes de comunicação com os alunos”, disse Manoel Neto.

Publicidade

Em Jaicós, o NASF é coordenado pela fisioterapeuta Lucyélize Crisanto e composto por uma equipe multiprofissional, com fonoaudiólogo, nutricionista, educadora física, fisioterapeutas e assistente social.

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile