Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Palestras com o Cerest e Psicóloga Layla Reis, encerram Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho

Publicado

em

Foi encerrada nesta quinta-feira (10), a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), promovida pela equipe do Hospital Florisa Silva, de Jaicós, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (CIPA).

Englobando uma programação de palestras, que levantaram a discussão sobre importantes temas para os profissionais da principal unidade de saúde da cidade, o evento contou com três dias de trocas e conhecimento e experiências.

Ontem (09), foram realizadas as palestras Riscos Ergométricos, com o Fisioterapeuta George Reis; e Riscos e Prevenção de Incêndios, ministrada por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Na programação final de hoje, os profissionais foram instruídos sobre como identificar e prevenir os riscos no ambiente hospitalar, em palestra ministrada por Maria Teresa Guimarães, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Picos.

Entre outros pontos, ela abordou sobre os componentes da biossegurança hospitalar e as vantagens das práticas corretas da mesma; além dos riscos da não adoção dessas práticas, que podem ser ergonômicos, biológicos, químicos e físicos.

Logo após, a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Jaicós, Layla Reis, palestrou sobre a temática “Prevenção da estafa mental e Síndrome de Burnout: conhecendo para prevenir”.

A palestrante explicou que a estafa mental é a sensação de esgotamento mental, cansaço e fadiga, provocada pelo excesso de trabalho, citando sinais e sintomas como falha na memória, irritabilidade, choro frequente e desânimo.

Com relação à Síndrome de Burnout, que é o adoecimento causado pela resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais no trabalho, a psicóloga abordou sobre os fatores de risco individuais e organizacionais.

Entre eles, estão: padrão de personalidade competitiva e indivíduos pessimistas (Individuais); e carga horária excessiva, excesso de responsabilidades e falta de reconhecimento (Organizacionais).

Após as palestras, foi realizado o sorteio de brindes entre os profissionais e entrega dos certificados.

Em entrevista ao Cidades na Net, Janielly Alves, que é uma das integrantes da CIPA, falou sobre o objetivo da SIPAT.”Esse foi o primeiro ano, tanto da formação da CIPA, quanto da semana de prevenção. O intuito é prevenir o servidor de acidente de trabalho. Às vezes acontecem diversos acidentes de trabalho e a gente nem se dá conta que aquilo é um acidente. E é também uma forma de estar proporcionando melhorias nas condições de trabalho, pois não é só cuidar do paciente, mas o profissional de saúde para estar apto a cuidar de alguém também precisa estar bem. A comissão vem justamente para isso, prevenir as várias formas de risco”.

Ela acrescentou. “Foi uma semana de ações, com palestras tanto com fisioterapeuta, para estar melhorando a questão da postura; Corpo de Bombeiros, para estar fazendo o suporte, pois tem servidor que ainda não sabia como manusear um extintor de incêndio. Então, pra que ter um extintor na parede se o meu servidor no momento de uma eventualidade não vai conseguir agir? Então a proposta é justamente essa, trazer uma estabilidade e condição de trabalho a mais para os nossos servidores. Foram dias proveitosos para os profissionais, muitos esclarecimentos. Mas ainda nos deixa triste a cultura da população. Eu acredito que saúde é feita com aperfeiçoamento, tem-se um núcleo desses, que traz eventos para estar trazendo uma gama de conhecimento, mas os servidores tema ainda aquela resistência de estar participando. É uma dificuldade que a gente encontra”.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (CIPA), foi criada em janeiro deste ano, e é composta pelos profissionais Janielly Alves, Djerson Morais e Daniela Veloso. A comissão trabalha por dois anos. “Damos seguimento ao trabalho fiscalizando durante os plantões, verificando se tem algum risco, cobrando à direção melhorias” destacou Janielly.

Publicidade

Ela ainda citou melhorias já alcançadas através da CIPA. “Desde a criação, juntamente com a direção do hospital, a CIPA contribuiu com a melhoria na questão de EPI, qualificou o pessoal da limpeza para estar utilizando os EPIs de forma adequada; fomos atrás de alguns planos que precisava ter, o PGR, PGR SS, PCM SO, que são planos voltados justamente para a saúde do trabalhador. E todo tipo de risco a gente verifica. Depois que a CIPA foi criada todos os servidores passaram por exames periódicos e tiveram seus atestados colocados em dia. E estamos sempre acompanhando, por exemplo, se existe algum acidente de trabalho, a comissão fica junto com a Vigilância Epidemiológica monitorando aquele servidor para ver se está tudo ok” concluiu.


Veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS