Connect with us

Jaicós

JAICÓS | População sofre e reclama da falta de água; Agespisa fala sobre solução. Veja!

Publicado

em

A população da histórica e centenária cidade de Jaicós volta a sofrer com a falta de água. Segundo relatos da população, em alguns bairros, há quase uma semana não tem água nas torneiras.

Em comunicado veiculado no último sábado (16), a coordenação do escritório local da Agespisa informou a falta de água na zona urbana por tempo indeterminado. Ainda segundo a nota, a suspensão do abastecimento de parte da cidade se deu por conta do assoreamento do açude Tiririca.

O problema tem gerado revolta na população e tomou grande repercussão nas redes sociais. São vários os manifestos. O internauta Deik Barros Fernandes, questionou a concessão da Agespisa no município, diante da má qualidade do serviço prestado. “Acho que autoridades de nossa cidade devem rever a concessão pública da Agespisa em Jaicós, deve cobrar por parte desta empresa um plano urgente e emergencial na questão da água e esgoto de nossa cidade. Algumas cidades no Brasil já fizeram isso cobrando e até ameaçando a cassação desta concessão. Eu acho que se deve criar uma força tarefa esquecendo denominação partidária pois a cidade inteira está sofrendo com a falta d’água, principalmente os mais carentes”, disse.

Outro internauta, Herbert Reis, cobrou uma ação da empresa. “Venho aqui demonstrar a minha indignação para com esta empresa e os governantes de nosso estado, pois a tempos que se mostrava que o pior estava por acontecer, o açude tiririca sem capacidade de fornecimento de agua para nossa população. E o que foi feito? Alguns poços que não dão conta da demanda do município? As promessas estão caducando e chegando novas promessas, e nada”, disse na publicação.

Em outro trecho, o internauta faz uma crítica à Agepisa – órgão responsável pelo tratamento e distribuição de água potável no estado do Piauí: “Uma empresa que se utilizou do açude Tirica sem pagar nada pela capitação da matéria prima “água”, e nem se quer perdeu tempo para investir em dragagens, cuidados com as nascentes. E agora a população que fique sem uma resposta, sem água e com sede”.

Publicidade

Em nota, através da assessoria de comunicação, a Agespisa informou as medidas que serão adotadas para resolver o problema do abastecimento de água da cidade de Jaicós.

Veja a nota:

A Agespisa vai enviar amanhã, 19, uma equipe para iniciar trabalhos de aprofundamentos dos poços de Jaicós, com o objetivo de aumentar a vazão e melhorar o abastecimento para os moradores. A vazão dos poços está muito baixa devido à falta de chuvas na região.

A situação será resolvida de forma definitiva com a implantação da Adutora do Sudoeste. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura do Piauí (SEINFRA), com recusros da Codevasf e colaboração técnica da Agespisa.

Enquanto medidas emergenciais não são adotadas, a população sofre tendo que comprar água comercializada através de caixas de água.

Publicidade

Moradores comprar água – Foto: Reprodução/Facebook

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS