Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Prefeitura tem energia reestabelecida e Crisanto concede a 1ª entrevista de 2015

Publicado

em

Cerca de três meses depois de ter o fornecimento de energia suspenso pela Eletrobras, a Prefeitura de Jaicós reabriu as portas. Após o pagamento dos débitos, a energia foi religada e os serviços do Executivo Municipal voltaram a ser prestados no Palácio José Elpídio Ramos, sede do órgão.

Prefeitura Municipal de Jaicós

Prefeitura Municipal de Jaicós

O corte da energia, segundo o secretário de Saúde, Dr. Crisanto Neto, foi feito por conta de um débito do Hospital Florisa Silva, deixado pela gestão anterior. “Na verdade, a conta da Prefeitura nunca esteve atrasada. O débito é do Hospital. Julgo até que tenha sido uma ação truculenta da Eletrobras, mas foi essa a decisão. Nós então efetuamos o pagamento da dívida e o serviço foi reestabelecido”, disse.

O gestor Crisanto salientou que mesmo com o corte da energia, os serviços ofertados pelos órgãos afetados nunca deixaram de funcionar, tendo sido apenas instalados temporariamente em outros prédios públicos. A Prefeitura, por exemplo, funcionou na Secretaria Municipal de Saúde. “A comunidade em si não se prejudicou por conta do corte de luz”, disse Crisanto.

Economia
Em entrevista, o ex-prefeito Crisanto Neto, um dos principais assessores da prefeita Waldelina Crisanto, falou sobre as expectativas do governo municipal para 2015, sobre economia e medidas que, segundo ele, serão adotadas para equilibrar as finanças do município. “As expectativas não são as melhores, em virtude da situação por que passa o país. A opinião é dos grandes economistas do Brasil, que preveem que 2015 não será muito melhor que o ano passado. Mas com a formação de uma nova equipe econômica no governo federal, nós temos pelo menos a esperança de que em 2016 a situação seja outra”, disse Crisanto.

Com relação a Jaicós, Crisanto afirmou que o município ainda sofre com os efeitos da crise que atingiu aos municípios brasileiros, agravada pelos débitos herdados da gestão anterior. “Para conter a crise, uma série de medidas tiveram que ser adotadas e aos poucos nós estamos estabilizando. Esse ano nós vamos sanar as finanças do município. Com essas ações de rigor no controle de gastos, foi possível colocar em dias o pagamento dos servidores e até fevereiro ou março, também com os fornecedores do município”, disse.

Publicidade

O ex-prefeito falou sobre novas medidas que serão adotadas pelo governo municipal, como o reajuste da taxa de iluminação pública do município. Segundo informou Crisanto, o valor atualmente arrecadado dos consumidores é inferior a 50% do valor cobrado pela Eletrobras. Um projeto reajustando a taxa da iluminação pública, congelada há vários anos, foi encaminhada à Câmara em 2014, mas ainda não foi votado. “Quando somamos os gastos de energia com os poços tubulares com a iluminação pública da cidade, chega a 60 mil reais por mês. Cabe a Prefeitura pagar a iluminação dos seus prédios públicos”, pontuou. Crisanto quer uma contribuição maior dos consumidores. “Todo mundo contribuindo com uma taxa equivalente, nós teríamos uma cidade iluminada”, disse.

Outra despesa que tem sufocado a administração é o abastecimento de água das comunidades rurais. Atualmente, segundo o secretário, o município gasta aproximadamente de 13% de todo o recurso do município. “Nós estamos gastando acima de 85 mil reais por mês só com o abastecimento de água do interior”, disse Crisanto. Quando fui prefeito, nós tínhamos pouco mais de 30 poços tubulares, hoje, são mais de 60 poços. Todos anos são perfurados novos poços que são entregues à Prefeitura, que não tem mais condições de manter totalmente”, pontuou.

Diante disso, o governo municipal estuda criar uma taxa de contribuição para os consumidores da zona rural. “Nós vamos continuar colaborando com a comunidade, mas os moradores também terão sua participação”, disse. Na cidade, os consumidores já pagam pelo serviços de abastecimento de água. Para isso, a administração pretende fazer reuniões em todas as comunidades, para esclarecer e conscientizar os moradores. “Contendo essas e outras despesas, nós vamos economizar e poder realizar obras e outros benefícios em prol da comunidade”, afirmou Crisanto.

Obras
Apesar do momento considerado ruim, a Prefeitura Municipal está realizando algumas ações, como a reforma de prédios públicos. Dentre estes, o prédio onde funcionou o extinto Banco do Estado do Piauí, que foi cedido para o município. “Estamos reformando o antigo prédio para instalar uma escola de música e um auditório, de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social”, disse.

Prédio do extinto Bando do Estado do Piauí

Prédio do extinto Bando do Estado do Piauí

Outro prédio que também está sendo submetido a reforma funciona o Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o Creas. No prédio onde funcionou o extinto Projeto Sertanejo, também cedido pelo Estado, serão instalados o Conselho Tutelar e o Centro de Artesanato, onde serão comercializados produtos confeccionados pelos artesãos do município de Jaicós.

Publicidade
Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Centro de Referência Especializado da Assistência Social

O Governo Municipal realizou, também, a aquisição de três novos veículos, que serão entregues pela prefeita Waldelina Crisanto, nos próximos dias, para a Secretaria de Assistência Social.

Reunião com a equipe
Nesta quarta-feira, 07, a prefeita Waldelina realizou a primeira reunião com a equipe de secretários, assessores e vereadores da base aliada. O ex-prefeito Crisanto Neto comentou sobre o encontro. O objetivo, segundo o gestor, foi discutir a situação atual, planejar e traçar ações e metas para o governo municipal.

“Nós vamos promover essas reuniões com frequência para podermos acompanhar a situação do município a cada período. Nesses encontros nós vamos trocar opiniões entre os integrantes da equipe de governo”, disse Crisanto, acrescentando que foi a primeira de muitas que serão realizadas ao longo do ano.

Sobre o secretariado para 2015, Crisanto afirmou que a mudança acontecerá apenas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, cuja indicação do gestor é do PMDB. O engenheiro agrônomo José do Carmo, que estava à disposição do município, voltou a ocupar o cargo na Emater. Em seu lugar assumiu João Bosco, que já trabalhava como assessor técnico da pasta.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS