Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Professora que teve 50% do pulmão comprometido pela Covid-19 comemora ao ser vacinada

Publicado

em

Ela viveu momentos de medo e incertezas. Foram 19 dias lutando contra a Covid-19, desde que recebeu o diagnóstico positivo, em 29 de abril de 2021. No início, os sintomas foram leves, mas depois seu quadro mudou e ela chegou a ter 50% do seu pulmão comprometido.

“Nos primeiros dias tive sintomas leves, mas já no dia 7 de maio, comecei sentir falta de ar, dores no tórax. Fui fazer uma tomografia, que deu o comprometimento de 50% do pulmão. Me encaminharam para Picos, onde fiquei no Hospital Regional no dia 8 e 9, sendo depois transferida para Teresina, onde fiquei 8 dias” conta.

O relato é de Silvana Lúcia da Silva, 39 anos de idade, que é professora há 11 anos no município de Jaicós. Ela foi uma das pessoas diagnosticadas com Covid-19, em um período que Jaicós viveu o pior momento da pandemia.


Jaicós tem o pior dia da pandemia com três mortes em 24 horas


Ao Cidades Na Net, Silvana contou que foram momentos angustiantes. “É uma experiência muito ruim, angustiante, que não desejo nem para o meu pior inimigo. Naquela época estava uma onda muito grande de casos em Jaicós. Quando cheguei em Picos logo chegaram mais dois pacientes daqui. Era como uma operação de guerra, os enfermeiros e médicos lutando para salvar vidas, uma coisa que nunca tinha visto antes. Quando cheguei em Teresina foi a mesma coisa, na clínica em que fiquei só tinha pacientes de Covid. Até hoje estou ainda traumatizada com tudo que vi”.

Publicidade

Diante de uma doença que tem feito tantas vítimas, a professora disse que teve medo e decidiu ir para Teresina, onde poderia ser melhor acompanhada. “E tem o medo, porque essa doença é devastadora. E quando cheguei em Picos as palavras do médico me deixaram com mais medo ainda, ele disse “olha, a gente vai tentar, mas essa doença é traiçoeira, as vezes as pessoas reagem, outras não”. Então eu disse que queria ir para Teresina, pois lá eu podia ser atendida pelo plano de saúde”.

Lá, Silvana iniciou o tratamento, precisando, inclusive, do uso de oxigênio. “Quando ceguei lá eu precisava de 15 litros de oxigênio, e minha preocupação era iniciar logo a medicação para meu organismo reagir. Nos primeiros exames o médico disse que a doença estava no pico e precisava ver se tinha infecção. Graças a Deus, não tinha nenhuma bactéria, era somente o vírus, então iniciamos o tratamento”.

A professora contou que o tratamento evoluiu bem. “Assim que comecei a medicação, no segundo dia já fui melhorando. Quando cheguei não comia nada, aí já comecei a me alimentar, fui melhorado e a necessidade de oxigênio diminuindo. Fiz uso também da VNI, que é um tipo de fisioterapia com um aparelho que expande bastante o pulmão. O tratamento evoluiu bem”.

Após 8 dias internada, ela alcançou a tão esperada recuperação e pôde voltar para Jaicós. “Quando cheguei em Jaicós foi uma sensação muito boa em poder ter voltado, pois a gente sabe que muitas pessoas não voltam. A gente perdeu muitos conterrâneos, pessoas queridas, colegas de trabalho. Então, foi muito bom alcançar a recuperação, mas ao mesmo tempo tinha aquela tristeza por ver nossa cidade tão pequena perder tantas pessoas para a Covid”.

Atualmente, a professora está fazendo o tratamento pós-covid. “Estou fazendo a fisioterapia respiratória, para reestabelecer os músculos do pulmão. Estou fazendo com o Dr. Flávio Júnior, serão 20 sessões de fisioterapia e estou apesentando uma boa evolução. Minha saturação está bem melhor”.

Publicidade

Além da cura, agora Silvana tem também um segundo motivo para comemorar. A educadora, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi imunizada contra a Covid-19.

Após aguardar o período indicado depois da infecção pelo vírus, que é de 30 dias, a professora foi vacinada na última quinta-feira (17). Para ela, foi um momento de emoção e gratidão.

“Nossa esperança é Deus, que está sempre em primeiro lugar, e a vacina. Então, foi emocionante, uma sensação muito boa poder ser vacinada. Tenho um pouco de medo da reação, mas tenho fé em Deus que vai ser tranquilo. A gratidão por ter sido vacinada é maior que qualquer medo” falou.

A professora ainda disse que espera que logo todos os jaicoenses possam estar também vacinados. “Há pouco tempo a vacina era uma possibilidade distante, mas agora estamos vendo as pessoas sendo vacinadas. E a vacinação aqui na nossa cidade está avançada e espero que logo Jaicós possa estar com toda a população vacinada e nossa vida volte ao normal” concluiu ela.

Além de Silvana, outros 283 trabalhadores da educação, das redes pública e privada, foram vacinados no município de Jaicós. O professor Reuel Maciel, que atua no Instituto Kairós, da rede privada de ensino, foi um dos que receberam a primeira dose do imunizante.

Publicidade

Ele disse que a vacina é uma gota de esperança para todos, em especial para os trabalhadores da educação. “A vacina é uma gota de esperança nesse momento, para todos nós, e principalmente para os profissionais da educação, que é uma das áreas que não pode parar por completo. Considerando o momento que a gente está vivendo, uma crise, a educação e saúde é que vão trazer renovo, esperança e um futuro melhor”.

Para a educadora Raionara, a vacinação representa a esperança do retorno das aulas presenciais. “Para nós professores a vacinação é de grande importância, pois nos dá esperança de um retorno as aulas presenciais com mais segurança, tanto para nós, quanto para nossos alunos” disse ela.

Campanha de vacinação

Com a campanha de vacinação avançando, Jaicós já alcançou a marca de 7.757 doses da vacina aplicadas, e atualmente ocupa a 33ª posição no ranking estadual de vacinação contra a Covid-19.

Segundo dados do Painel Covid da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), o município já imunizou 5.855 com a primeira dose, correspondendo a 30,65%, e 1.902 com a segunda, o que equivale a 9,96% da população.

A Secretaria de Saúde vacinou com a 1ª dose 329 trabalhadores da Saúde, 2.657 idosos, 253 pessoas com deficiência permanente, 1253 pessoas com comorbidades, 25 gestantes\puérperas, 56 profissionais das forças de segurança e salvamento, 19 trabalhadores do transporte, 13 da limpeza urbana e ainda 281 pessoas de 55 a 59 anos.

Publicidade

A campanha continua em andamento e nesta semana estão sendo atendidas pessoas com 44 anos e mais, e aquelas que vão receber a segunda dose da vacina do Butantan e AstraZeneca.

Casos de Covid-19 na cidade

Outro fator positivo, é que a cidade segue registrando uma queda no número de novos casos de coronavírus e a recuperação de diversos pacientes. Neste domingo (20), apenas 3 casos positivos foram diagnosticados.

Conforme o Boletim Epidemiológico, também foi contabilizada a alta médica de mais 7 pacientes acometidos pela doença. Com isso, subiu para 1.554 o número de casos recuperados e os ativos são agora 48, sendo 47 em isolamento e 1 internado em leito clínico.

Nos últimos 4 dias, entre 17 e 20 de junho, foi contabilizado um total de 31 recuperações da doença.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS