Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Profissional de Educação Física fala sobre cuidados antes de começar treinos na academia

Publicado

em

Exercícios Físicos e reeducação alimentar são grandes aliados para quem busca saúde e qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca 37% dos brasileiros que moram nas capitais praticam algum tipo de atividade física, pelo menos 150 minutos por semana.

Mas, cuidados são necessários. Antes de começar a se exercitar na academia é necessário fazer o exame físico conhecido pelos profissionais de educação física como anamnese. O exame serve para identificar doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, quebra de osso, entre outras.

De acordo com o profissional de Educação Física, Bruneilson Sousa, que atua na Fitness Academia, em Jaicós, o exame é importante para avaliar as condições físicas da pessoa para não agravar problemas de saúde já existentes .“O exame é importante para que a gente possa ter cuidado e não lesionar mais ainda uma pessoa que já tenha uma lesão. Muitas vezes as pessoas procuram a academia quando já estão com algum problema, por exemplo, quem tem taxas de triglicerídeos e diabetes alteradas, procuram a academia para controlar. Você controla com alimentação e com a prática de exercícios físicos, mas é muito importante quando se busca os objetivos, seja ele de hipertrofia (ganho de massa muscular) ou perda de peso, procurar um nutricionista para fazer a reeducação alimentar”, disse.

Além do exame, o profissional irá fazer o acompanhamento com o iniciante para saber seus objetivos e direcioná-lo aos exercícios adequados. Nesse momento é preciso seguir as instruções do personal para que não haja lesões musculares.

“É necessário um bom profissional para guiar o iniciante, ele saberá tratar cada detalhe porque cada pessoa possui biotipos e organismos diferentes. Não há receita de bolo, cada caso é um caso. No caso da musculação, os riscos de quem não tem acompanhamento de forma correta são as lesões na região lombar, inflamação de hérnia de disco, porque tudo é esquematizado no corpo humano. Você precisa saber o que é que o seu corpo está precisando”, afirma.

Publicidade

Para quem está iniciando a melhor opção são os exercícios multiarticulares como o supino, que trabalha a região do peitoral, tríceps e ombros; remada, que trabalha as costas e bíceps; flexão, que fortalece os ombros e tríceps e peitoral e o agachamento para quadríceps, glúteo e região da coxa.

Segundo Bruneilson, esses exercícios devem ser feitos sem muita carga e os exercícios isolados, como o de bíceps, não são indicados para iniciantes. “Não é interessante colocar para iniciante exercícios isolados de bíceps, pois nesse caso só é trabalhada apenas uma parte do corpo. Quando você começa a treinar, seu corpo vai reagindo e são criadas microlesões no músculo e essas lesões demoram tempo para serem curadas. Isso causa dor na musculatura e é por isso que muitas pessoas se queixam das dores quando começam a treinar, inclusive pessoas que já tem o costume. Se passar um mês sem praticar a atividade o corpo irá sentir dores novamente”, explica.

É preciso paciência na obtenção dos resultados. Bruneilson explica que tudo depende do esforço de cada um e que alimentação tem grande relevância no processo.“Os resultados são a longo prazo, você não consegue um resultado a curto prazo, quando se trata de resultados visíveis. Quando se consegue, o resultado é na sua saúde. Por exemplo, em um mês praticando exercício regularmente e tendo uma boa alimentação você consegue controlar a gordura. Mas na perda de peso e hipertrofia , os resultados só vêm a médio e longo prazo”, afirma o profissional.

Por Tainara Sousa | Cidades na Net

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS