GERAL

JAICÓS | Programa Criança Feliz mantém acompanhamento de famílias e desenvolve atividades remotas

Publicado

em

Mesmo em meio a pandemia e com atividades presenciais suspensas, o programa Criança Feliz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue realizando o acompanhamento dos usuários assistidos pelo referido programa no município de Jaicós.

Para garantir a continuidade da assistência as 200 famílias que integram o programa, a equipe traçou novas estratégias de trabalho. As atividades estão sendo realizadas de forma remota, utilizando as redes sociais, grupo de whatsapp, contato por telefone, vídeo chamadas, entregas de atividades e materiais lúdicos e educativos.

A equipe do programa no município é composta pela supervisora Ana Gabriella de Carvalho Oliveira e visitadoras Anaclete Anália da Silva Araújo, Francisca de Assis Luz Lemos, Maria da Conceição Félix de Oliveira, Cleydiane Evangelista Costa, Adenilza Sousa dos Santos e Carla Laryce de Carvalho Veloso.

Equipe do programa

De acordo com a supervisora Ana Gabriella, o trabalho remoto tem sido realizado desde o início da pandemia. “Nós do Programa Criança Feliz estamos trabalhando de forma remota desde o início da pandemia. Os atendimentos são de acordo com a necessidade de cada família e estamos utilizando as redes sociais, o Whatsapp, ligações e também vídeo chamadas quando é necessário”.

As famílias recebem através de grupos de whatsapp atividades e materiais educativos e lúdicos para serem desenvolvidos, visando estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, através das produções.

Publicidade

A supervisora disse quem além dos atendimentos através dos grupos, as famílias também são acompanhadas individualmente.  “As visitadoras criaram grupos de whatsapp com as famílias nos quais são enviados semanalmente materiais informativos sobre diversos assuntos importantes para as famílias e sugestões de atividades através de vídeos para as famílias realizarem os estímulos com as crianças. No decorrer do mês as famílias são atendidas de forma individual pelo Whatsapp ou através de ligações de acordo com o dia da visita de cada família” explicou.

Ana Gabriella disse que a equipe recebe feedback das famílias através de fotos e vídeos enviados.  “Para as gestantes o atendimento é uma vez no mês, e crianças o atendimento é semanalmente e feito de acordo com a idade e desenvolvimento de cada criança, e recebemos o feedback das famílias através de fotos e vídeos na hora que estão realizando os estímulos com as crianças para que possamos observar o desenvolvimento das mesmas”.

Para as famílias que não tem acesso a internet, está sendo disponibilizado um material impresso, entregue nas residências, seguindo todas as medidas de segurança. “As famílias que não tem telefone e nem acesso à internet estão recebendo a visita das visitadoras para levar as informações e orientações necessárias e também atividades para a família realizar com as crianças. Essas visitas são feitas com todos os cuidados necessários de acordo com a Organização Mundial da Saúde. As visitadoras não entram nas residências, mantém a distância necessária, utilizam os EPIs que são exigidos e todo o material que é entregue às famílias é higienizado antes e na hora da entrega”.

O Criança Feliz, que prioriza as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), objetiva promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile