Connect with us

Jaicós

Jaicós promove 4ª conferência e discute metas e estratégias do Plano Municipal de Educação

Publicado

em

Debatendo o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o município de Jaicós realizou nesta terça-feira (18), durante todo o dia, a 4ª Conferência Municipal de Educação.

O evento, promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na Câmara Municipal e reuniu representantes do poder público municipal, trabalhadores da educação, alunos e a sociedade civil em um espaço democrático de discussão.

A Conferência foi oficialmente aberta com a leitura do Regimento, feita pela professora Neri Feitosa, e sua aprovação. Autoridades como o prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, o secretário de Educação, Antônio de Pádua, o presidente da Câmara, João Bosco (Bosquinho), a presidente do SINTE, Maria Fatanildes, a articuladora municipal do Selo Unicef, Jasmira Leal, o controlador do município, Wandym Lima, a Gerente Pedagógica, Luzia Isabel, estiveram presentes.

Na abertura do evento, o secretário de Educação, o Tontonho, destacou a importância do momento para a educação. “Gostaria de agradecer a cada um que veio a conferência, que é preparatória para a CONAE. Hoje estamos juntos para que possamos buscar cada dia mais uma educação de qualidade, para que possamos transformar não só nosso município, como o estado e país. Vamos aproveitar esse espaço democrático, de construção de acordos entre os atores sociais, e com responsabilidade, debater, colocar propostas e escolher os delegados, para que Jaicós continue sendo destaque no cenário da educação”.

Ele também agradeceu à equipe da secretaria. “Agradeço a toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que já vem há semanas trabalhando pela realização dessa conferência. Agradecer a todos que estão aqui, dos setores privados e governamentais, e ao conferencista Antônio Silva. O desejo de toda a secretaria é que possamos fomentar nesta conferência uma educação de qualidade e observar o que já contemplamos no município de Jaicós e o que podemos fazer para realizar o que não foi implementado ainda. Desejo a todos um bom trabalho”.

O prefeito Neném de Edite, desejou êxito na conferência e agradeceu aos participantes. “Desejo uma boa conferência a todos vocês, que aproveitem esse momento e ele possa contribuir para trazer mais qualidade, mais desenvolvimento para a nossa Educação, para nossa terra. Peço o compromisso de vocês, que façam o trabalho com amor, determinação e carinho, pois quem ganha é a sociedade, a educação e os nossos alunos. Agradeço a participação de todos vocês”.

O gestor também falou de melhorias que estão sendo feitas voltadas à Educação. “Nós recentemente investimos na escola da Várzea Queimada, com rampas de acessibilidade, banheiros, refeitório, cobertura para o pátio, assim como também fizemos na escola do Croazal. E nosso desejo como gestor dessa terra é levar essa inclusão a todas as escolas do município”.

Neném de Edite ainda informou que está sendo iniciada uma reforma na Creche Tia Lourdinha, e será feita reforma e ampliação na Creche o Bolinha e na sede da Secretaria de Educação. Ele falou que nas escolas da sede, o intuito é também fazer adequações.

O vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, presidente da Câmara, também se pronunciou, agradeceu o convite para a conferência e disse que são nítidos os avanços na Educação de Jaicós.

Publicidade

Logo após teve início a palestra Magna da conferência, ministrada pelo conferencista Antônio de Sousa, que abordou o tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Inicialmente, o palestrante destacou a importância da saúde mental dos profissionais da educação. “Quem mais trabalha para o desenvolvimento, quem mais faz pela melhoria do bem estar e das condições de vida de um município, da sociedade, estado e país, são as pessoas que estão envolvidas no processo educacional. Não tenho dúvida que vocês são exigidos a cada dia de uma forma exaustiva, e pra dá conta dessa demanda, de sermos profissionais exercendo nosso potencial ao máximo, precisamos da nossa mente funcionando bem, e para isso são necessários cuidados” disse ele.

Após a palestra, os participantes, divididos em três grupos de trabalho e, norteados pelos eixos temáticos da Conferência – O PNE 2024/2034: Avaliação das Diretrizes e Metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação; e, Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção – analisaram quais metas do Plano já foram alcançadas ou estão sendo desenvolvidas, e apresentaram propostas para implementação.

Os resultados das discussões foram apresentados por cada grupo na plenária final e em seguida a conferência foi encerrada com a escolha dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da Conferência de Educação, e com a entrega dos certificados aos participantes.

Foram eleitos como delegados: Josefa Reis, Fátima Silva, João Elói, Lara Roberta, Jairo Bispo, Lilian Lopes, Neri Feitosa, Patrícia Carvalho, Brenda Moura, Ana Clara, Luciana de Lima e Tassiana de Sousa.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS