Connect with us

Jaicós

Jaicós promove ação do “Setembro Amarelo” e alerta para valorização da vida

Publicado

em

Unidos na luta pela valorização da vida, a Prefeitura de Jaicós, Secretarias de Saúde e Assistência Social, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), realizaram um evento voltado à campanha “Setembro Amarelo”.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no Centro de Convivência dos Idosos, contando com a participação de profissionais de saúde, pacientes do CAPS e alunos da Cooperativa Pequeno Polegar.

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio e dar maior visibilidade à importância da prevenção ao mesmo e do cuidado com a saúde mental, a ação contou com palestras e destacou o tema central “Redescobrindo a esperança”.

Na abertura do evento, a coordenadora do CAPS, Mikaelle Teixeira, agradeceu aos presentes e destacou a importância da vida. “Agradeço a presença da secretária Oziana, da turma da COEPP, dos coordenadores e minha equipe de trabalho maravilhosa do CAPS e de todos vocês. Quero dizer a vocês que a gente preparou essa manhã com muito carinho, em parceria com a Secretaria de Saúde, Assistência Social, e desejo que ninguém que está aqui saia da mesma forma que entrou, que o que ouvirem aqui possa entrar no coração de vocês de uma maneira muito especial e que todos nós tenhamos consciência do valor que nossa vida tem pra Deus”.

Logo após, houve uma participação do poeta cordelista Paulo Pereira, que recitou o cordel de sua autoria ‘Dar fim a própria vida nunca será a solução’ e falou que o mesmo foi escrito baseado na história de uma amiga, que enfrentava a depressão.

“Quando se fala em Setembro Amarelo, suicídio, se fala em missão na minha vida. Tenho casos de suicídio em minha família, infelizmente, e desde então tenho adotado esse tema em meus versos, aonde chego falo sobre a valorização da vida. E esse verso que declamo hoje, é um dos mais conhecidos, declamado e compartilhado no Brasil inteiro. E por trás dele existe uma história real, uma pessoa que há cinco anos não estava muito bem, enfrentava diversos problemas e decidiu que ia desistir da vida. Conversamos, aconselhando ela, eu transformei esse conselho em poesia”.

“Não fique mais triste, seja forte, não desespera, troque as feridas abertas por lindas cicatrizes, pois a solução existe, acalma o teu coração, ao suicídio dizer não esse é o ponto de partida, pois dar fim a própria vida, não é a solução” diz um dos trechos do cordel.

Em seguida, o Nutricionista Rodrigo Rocha, abordou sobre a relação da alimentação com os transtornos. Ele afirmou que estudos comprovam que um padrão alimentar saudável, diminui os riscos de depressão e ansiedade e até melhoram os sintomas dessas doenças.

O profissional também destacou pontos como a importância de ter uma alimentação balanceada, bem como evitar o consumo frequente de alimentos enlatados, processados, frituras, que podem provocar problemas cardiovasculares, diabetes, entre outros.

“A alimentação saudável está diretamente relacionada ao bem estar e prevenção de ansiedade e depressão. Quanto temos uma alimentação colorida, variada, estamos tendo o aporte nutricional ideal para o bom funcionamento do corpo, pois cada nutriente tem uma ação diferente no nosso organismo. Procure a equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicólogo), cuide bem da sua alimentação, pratique atividade física” disse Rodrigo.

Publicidade

A Psicóloga do CREAS, Laura Jaynne Leal Dias, ministrou a palestra central do evento, como o tema “Redescobrindo a esperança”. “Acredito que a prevenção ao suicídio começa quando paramos para refletir, para aprender mais sobre o assunto e a partir disso mudar as nossas ações, acolher mais as pessoas e saber como ajudar nesses momentos de crise. Por isso agradeço a presença de cada um de vocês aqui” destacou ela no início de sua fala.

Na palestra, ela apresentou dados referentes as mortes por suicídio no país, ressaltou a importância de abordar o assunto, e explicou o que pode levar uma pessoa ao suicídio, explicando sobre os fatores de risco e de proteção.

“É importante a gente saber que o suicídio não é um problema individual, mas de saúde pública, e no momento que a gente discute e busca oferecer o suporte adequado a essas pessoas, em qualquer equipamento que ela procura, da Saúde ou Assistência Social, estamos prevenindo. É muito necessário abordarmos sobre e abrirmos nossa mente para aprender mais e obter informações com responsabilidade. Esse momento da campanha busca lutar contra o preconceito da população, ajudar as pessoas que estão em sofrimento e também acolher melhor as famílias enlutadas” disse.

Ela também informou as seguintes formas de ajudar: “Não medir a dor do outro pelas nossas experiências pessoais; ativar a escuta e não emitir julgamentos; deixar claro que quer ajudar; e incentivar a buscar ajuda especializada”.

Após a palestra, a secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, agradeceu aos presentes e incentivou as pessoas a buscarem ajuda quando necessário. “Gostaria de agradecer a presença de cada um de vocês nesse dia importante, do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. E vocês estão de parabéns por estarem aqui, esse evento aconteceu porque vocês estão aqui. E digo a vocês, todos nós temos problemas e a melhor solução é buscar ajuda, dialogar. Em Jaicós, temos psicólogos na Assistência Social, no CAPS, na educação para acompanhar os alunos. E todos os profissionais estão aqui para servir a comunidade de Jaicós”.

O Assistente Social Sidney Eduardo, também agradeceu e destacou a importância da ação. “Agradeço aos profissionais palestrantes, ao Paulo Pereira e todos vocês pela participação. A gente sabe que a campanha do Setembro Amarelo é de fundamental importância, pois a partir do momento em que a gente não tem uma mente sã, o corpo começa a adoecer, por isso é muito importante a gente trabalhar a saúde mental. Em Jaicós contamos com uma rede de atenção psicossocial, temos o CAPS, o CREAS, NASF, CRAS, toda rede de apoio para dar esse suporte pra vocês. Tem também o Centro de Valorização da Vida, e vocês podem ligar no 188, que lá tem profissionais capacitados para atender”.

Ao final, foi servido um lanche e realizada a entrega de lembrancinhas para todos os presentes.


Leia também: CAPS inicia campanha Setembro Amarelo e realiza panfletagem na feira livre de Jaicós


Facebook

MAIS ACESSADAS