Connect with us

Jaicós

Jaicós promove caminhada e conscientiza sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e Luta Antimanicomial

Publicado

em

Uma caminhada promovida nesta terça-feira (24), marcou as ações realizadas neste mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrados em 18 de Maio.

A caminhada e demais ações da campanha, foram realizadas pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e também com apoio do CMDCA, Conselho Tutelar, CAPS e NUCA.

Reunindo gestores municipais, secretários, vereadores, e profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação, a caminhada alertou para a importância e necessidade de união da sociedade para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Em uma importante representatividade, o ato também contou com a expressiva participação dos alunos das escolas da rede pública municipal e estadual, e rede particular de ensino, além de diretores, professores e coordenadores.

Com cartazes e faixas exibindo frases de conscientização e alerta, os diversos participantes da ação saíram em passeata pelas ruas da cidade. O trajeto iniciou na principal avenida, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, seguiu pelo Centro da cidade, e foi encerrado em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês.

No percurso, foram feitas algumas paradas para reflexão e conscientização, com a participação do Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência, CMDCA e CAPS. Em um dos momentos mais marcantes, no local onde aconteceu o acidente que o vitimou, foi feita uma homenagem ao adolescente Adiniel Vinícius, e um minuto de silêncio em sua memória.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, agradeceu a todos que apoiaram a ação. “Agradeço a todas as escolas, diretores, coordenadores e alunos por nos apoiar nessa causa importante, nessa mobilização de proteção às nossas crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. Nossa gratidão também aos profissionais das secretarias e aos gestores das pastas”.

Oziana também destacou que a gestão, através da Secretaria de Assistência Social, tem dado todo apoio ao órgão de proteção que é o CREAS e Conselho Tutelar, para o atendimento psicossocial de qualidade para as vítimas de abuso sexual e que tenham seus direitos violados”.

“Somente nesse ano de 2022, já foram registrados 04 abusos sexuais. Então, precisamos nos unir por essa causa, lutarmos por nossas crianças e adolescentes. Que esse dia não seja lembrado só hoje, que não seja só hoje que tenhamos cuidado, amor e afeto, mas sim todos os dias, para que menos atos violência aconteçam” acrescentou.

Um dos participantes da caminhada, Roniel Ferreira Costa, aluno da Escola Municipal Padre David, destacou a importância da ação.”A importância desse dia está bem clara, pois o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é um crime e precisa ser denunciado. Aqueles que praticam esses crimes para mim são monstros. Então, vamos prevenir e espero que em todo o mundo, os casos diminuam. E acho muito importante a participação dos próprios adolescentes nessa campanha, para que eles estejam informados e caso venha a acontecer algum caso desses, eles venham a denunciar”.

A Psicóloga do CREAS, Laura Jayne, destacou sobre a importância da denúncia. “Gostaria de agradecer a presença de todos aqui nesse dia importante para nos mobilizarmos e lutarmos contra a exploração e abuso de crianças e adolescentes, além de nos mobilizarmos a respeito da luta antimanicomial, para que possamos no nosso cotidiano, fazer práticas inclusivas, de respeito às diferenças das pessoas. E deixo um alerta, caso haja a suspeita de casos de violência contra criança ou adolescentes, faça a denúncia, pois só assim os órgãos responsáveis poderão dar o encaminhamento necessário para cada caso. Você pode ligar para o Disque 100, que é a maneira mais fácil de denunciar. Vamos todos ficar atentos e proteger nossas crianças e adolescentes”.

O Assistente Social, Sidney Eduardo, representando o CAPS, também ressaltou a importância do 18 de Maio, que marca a Luta Antimanicomial. “Essa caminhada é de grande importância tendo em vista que foi através de movimentos como esse que surgiu a Reforma Psiquiátrica, que veio pra denunciar situações de violação de direitos que algumas pessoas com sofrimento mental eram submetidas em muitos manicômios do Brasil. A Política de Saúde Mental do Brasil se tornou referência para o mundo, ela foi pensada pra disponibilizar para os usuários e suas famílias um atendimento de forma humanizada, inclusiva e responsável”.

Ele também destacou que a luta antimanicomial precisa do apoio de toda a sociedade. “Essa luta é conjunta. Devemos discutir mais sobre o assunto, conhecer a história da Reforma Psiquiátrica para que não se repita. A luta antimanicomial é uma bandeira de todos. A família deve estar envolvida, a sociedade civil e o poder público. Devemos acolher as pessoas com sofrimento mental e integrá-las a sociedade. Trancar não é uma opção, pois a liberdade é um direito básico e o isolamento social veio pra nos mostrar isso”.

Sidney também informou que o CAPS do município de Jaicós, atende hoje milhares de pacientes, advindos da cidade e dos interiores do município, bem como usuários da cidade de Massapê do Piauí, devido a uma pactuação feita entre as prefeituras.

“Temos percebido um aumento de demanda nos nossos atendimentos. A pandemia da COVID-19 e o isolamento social trouxeram bastante consequências para inúmeras pessoas, fazendo com que muitas passassem a ter sofrimentos psíquicos. Então, é importante que valorizemos a Política de Saúde Mental, com mais CAPS e maior valorização das equipes multiprofissionais” completou.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS