Connect with us

Jaicós

Jaicós realiza ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil neste sábado

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Geral de Atenção Básica, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil 2014, a partir deste sábado, dia 8 de novembro, das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana no município.

A Vacina contra o Sarampo deverá ser aplicada em crianças a partir de 1 ano completo até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra a Paralisia Infantil será aplicada a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Na sede do município a vacinação ocorrerá em quatro pontos: Policlínica Amélia Crisanto, Praça Getúlio Vargas, Posto Lourdinha Crisanto no Bairro Nova Olinda e no Posto de Sáude do Bairro Nossa Senhora das Mercês.

Na zona rural do município o dia D também será realizado neste sábado (26) das 8h às 17h, nos postos de saúde dos povoados Santo Antônio, Várzea Queimada, Esquisito, Croazal e na localidade Pau do Inxuí.

O coordenador no município do Programa Nacional de Imunização, Dr. Nero Francisco, alerta aos pais e mães que fiquem atentos para mais esta vacina na caderneta de seus filhos. “Vamos zelar pela saúde das crianças e procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e colocar as vacinas em dia. São dois tipos de vacinação muito importantes e que crianças necessitam tomar”, afirmou Nero Francisco, acrescentado aos os pais ou responsáveis que os mesmos devem levar a caderneta de vacinação da criança.

Publicidade

POLIOMIELITE  (paralisia Infantil– A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS