Connect with us

Jaicós

Jaicós realiza V Semana Unificada de Enfermagem e discute avanços no exercício profissional

Publicado

em

O município de Jaicós realizou nesta sexta-feira (20), a V Semana Unificada de Enfermagem. O evento, que também é alusivo ao Dia do Técnico em Enfermagem e Dia Internacional do Enfermeiro, comemorados em 12 e 20 de maio, respectivamente, teve como tema central “Avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”.

Promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), e organizado pela categoria de enfermeiros, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós, reunindo estudantes e profissionais da saúde, dentre enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem.

Entre os presentes, a Enfermeira e Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, a Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Sousa, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Melissa Flávia, enfermeira Mariane Farias, representando a Enfermagem do município, Coordenadora Maria das Mercês da Silva, técnica Ângela Maria, representando os Técnicos em Enfermagem, Carla Manuela, representando o Instituto Kairós.

Na abertura, a Enfermeira Rakel Monteiro agradeceu a participação de todos. “Quero agradecer a cada um que se fez presente para prestigiar esse grande momento da Enfermagem Jaicoense. Já é nossa 5ª Semana de Enfermagem, não é fácil dá sequência, quem acompanha de perto sabe o quando lidamos com imprevistos e dificuldades diversas, então quero agradecer principalmente à comissão organizadora, e a todos que tiraram um tempo para fazer esse ato de simbolismo”.

Logo após, teve início a primeira palestra da programação, ministrada pelo Enfermeiro e Conselheiro do Coren-PI, Wendel Marcos Alves, que abordou o tema “A importância da segurança do paciente para uma assistência segura”.

Wendel Marcos falou sobre gestão de qualidade do serviço de saúde e Núcleo de Segurança do Paciente, destacando ferramentas que podem ser utilizadas para melhoria na qualidade de assistência aos pacientes.

Entre outros pontos, o palestrante falou sobre a diferença entre erro e violação, gerenciamento de crise e plano de ação, e metas de segurança.

Ao final de sua explanação, o enfermeiro agradeceu e parabenizou pelo evento. “É uma grande satisfação estar aqui com vocês, muito obrigado pelo convite. Quero parabenizar vocês pela Semana de Enfermagem, a coordenação, uma festa muito bonita. O Coren-PI se coloca a disposição e precisando da gente basta entrar em contato”.

A Enfermeira Drª.Ionara Holanda Moura Nunes, segunda palestrante da manhã, explanou sobre o Programa Previne Brasil, com foco nas mudanças, dúvidas com relação ao programa e ações para melhoria no alcance de resultados.

Ela destacou sobre a importância do registro adequado do atendimento, e detalhou sobre os indicadores de desempenho, que são voltados às gestantes, saúde da criança, saúde da mulher, proporção de pessoas hipertensas e diabéticas.

Drª.Ionara Holanda também abordou sobre ações que podem ser desenvolvidas para melhoria dos indicadores, como ampliação do horário de funcionamento da UBS, agendamento de consulta, qualificar linhas do cuidado, e intervenções educativas para os profissionais.

A palestrante também agradeceu. “Uma imensa satisfação estar aqui hoje com vocês, conversando sobre esse tema tão maravilhoso, que eu tanto defendo. Obrigada pelo convite e parabenizo pela bela realização desse evento. Deixo todo meu agradecimento pela atenção de vocês nessa nossa manhã tão enriquecedora.

Publicidade

Ao final do evento foi realizado ainda o sorteio de diversos brindes e entrega dos certificados aos participantes.

A programação da Semana de Enfermagem será encerrada neste sábado (21), com uma confraternização.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS