Connect with us

Jaicós

Jaicós registra aumento nos atendimentos a pessoas com sintomas gripais

Publicado

em

A administração do Hospital Florisa Silva, em Jaicós, informou que a unidade de saúde registrou um aumento no número de atendimentos a pessoas com síndromes gripais nos primeiros dias de 2022.

A diretora do Hospital, Auzeni Meneses, falou do aumento no fluxo de pessoas que procuram atendimento por síndromes gripais. “Identificamos que, nas últimas semanas de dezembro, começou a procura por atendimento de pessoas com síndromes gripais e isso vem crescendo repetitivamente. Boa parte dos pacientes apresentam sintomas leves e que, nesses casos, os médicos passam medicação e indicam repouso”, destacou.

Além dos vírus Influenza A e B, que provocam a gripe, a circulação de outros vírus também pode estar por trás do crescimento repentino de um “conjunto de doenças respiratórias”, segundo os médicos.

Dr. Marcos Antônio Bezerra Neto, médico plantonista, falou que o aumento da procura de atendimentos para casos gripais tem sido registrado em todo o país. “Temos observado nas últimas semanas o número de pacientes que tem procurado o serviço de saúde com síndromes gripais e síndromes respiratórias, tanto em nosso município, como temos também acompanhado pelas estatísticas e sistema de informação da saúde que também vem acontecendo em outras regiões do Brasil”.

O médico esclareceu que a gripe e síndromes tem sintomas semelhantes. “A síndrome gripal, gripe, síndrome respiratória aguda, são doenças causadas por vírus. Em um ambiente existem vários agentes virais causadores da gripe e das síndromes respiratórias, as mais comuns que estão circulando em nosso meio é a influenza A que tem seus subtipos, H3N3 e H1N1. Existe também a influenza B, o resfriado comum e a covid-19 que no início dos sintomas em todas essas patologias, elas são muito parecidas e é muito difícil identificar apenas pelos sintomas de qual vírus a pessoa tem se contaminado” explicou.

Dr. Marcos Bezerra ainda falou sobre os sintomas da doença. “Esses sintomas iniciais que se apresentam, alguns deles mais fortes outros mais fracos, mais sempre vem com febre, calafrios, dor de garganta, às vezes tosse, as vezes dor de cabeça, coriza nasal. Em alguns casos da covid às vezes o paciente não sentiu nada e testou positivo, então o teste é muito importante, ele tem o tempo certo de se fazer em torno de três dias depois dos primeiros sintomas que é feito o teste que é para diferenciar a covid de outras viroses, outras doenças virais”.

O médico também destacou a importância do tratamento. “O importante também é não atrasar o tratamento. Com o tratamento o médico vai identificar qual a provável virose que está se instalando no paciente e agendar o teste para o dia adequado, o teste dando positivo vai seguir uma linha de tratamento e dando negativo pode seguir outra linha de tratamento. Vale destacar que a consulta médica é muito importante”.

Por fim, Dr. Marcos disse que o hospital conta com uma equipe a disposição para atender a população. “O Hospital Florisa Silva conta com médico, enfermeiro, profissionais de saúde na área de enfermagem, técnicos, auxiliares, conta com uma série de profissionais que estão à disposição da população para isso. Pedimos também um pouco de compreensão que apesar da equipe estar preparada para atender a população, o grande volume de casos que tem acontecido durante as últimas semanas tem dificultado um pouco o atendimento, talvez não tenha sido ainda da forma mais ágil do que as pessoas esperam, mas a gente está fazendo o possível para melhorar cada vez mais e dá o suporte necessário à população” finalizou.

Publicidade

A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

ASCOM PMJ

Facebook

MAIS ACESSADAS