Connect with us

GERAL

Jaicós registra redução no número de casos de dengue e chikungunya

Publicado

em

O município de Jaicós registrou neste ano de 2020, uma significativa redução no número de casos de dengue e chikungunya, doenças transmitidas através da picada do mosquito Aedes aegypti.

Conforme dados do início deste mês de setembro, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o município registra apenas 02 casos de dengue, e nenhum caso de chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Ainda conforme o SINAN, nos anos anteriores Jaicós registrou os seguintes casos das doenças: 2019: Dengue (117), chikungunya (02), zika vírus (00) e febre amarela (00); 2018: 09 casos de dengue e nenhum das demais arboviroses; 2017: Dengue (08), chikungunya (24), zika vírus (00) e febre amarela (00).

O assessor técnico Kainã Mendes, disse que a redução dos caos é resultado da correta aplicação das medidas de controle dos agravos. “Ao analisar os dados, é possível notar que tivemos uma ocorrência significativa de Chikungunya no ano de 2017 e Dengue no ano de 2019, comparando-se com os dados dos demais anos. Devido planejamento das ações e a aplicação correta das medidas de controle dos agravos, notamos que o município conseguiu reduzir drasticamente a ocorrência das doenças nesse ano de 2020, graças ao trabalho planejado pela vigilância em saúde do município e aplicado pelos profissionais de saúde, em especial os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que, rotineiramente, realizam visitas nos domicílios para averiguar os riscos que a população está submetida e repassar orientações básicas sobre as medidas de controle e prevenção”.

Kainã também disse que o município também foi escolhido nacionalmente para apresentar o trabalho desenvolvido para o controle dessas doenças. “Vale lembrar que o município foi escolhido nacionalmente no ano de 2019, através dos Enfermeiros Kainã Mendes e Rakel Monteiro, para apresentar as propostas de trabalho ao XXXV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde em Brasília-DF e ao Encontro Regional do Curso Aedes na Mira em Recife-PE, em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS, visando o controle dessas doenças e promover mais qualidade de vida aos usuários do SUS”.

Publicidade

Ela ainda falou que ainda há muito trabalho a ser feito, mas que resultados estão sendo colhidos. “Tais resultados evidenciam o compromisso em aplicar corretamente as estratégias necessárias para garantir mais segurança na saúde da população. Ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que as arboviroses sejam erradicadas do município. Porém, já é possível colher os resultados de trabalhos eficazes e que trouxeram benefícios à população, conforme os dados colhidos nos sistemas de informação do Ministério da Saúde”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS