Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Reunião na comunidade Umburanal discute abertura e funcionamento de Casa de Sementes

Publicado

em

Cerca de 20 moradores da comunidade Umburanal, zona rural do município de Jaicós, estiveram presentes em uma reunião, na noite da quarta-feira (23), para discutir a abertura e funcionamento de uma Casa de Sementes.

A reunião foi ministrada pelo coordenador da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Raimundo Azevedo, que tratou sobre a valorização cultural e autonomia das famílias em suas vivências. De acordo com Raimundo, o principal objetivo do encontro é reanimar o grupo que faz parte do Programa Sementes do Semiárido, uma das ações da ASA para formação e mobilização social para a convivência com o Semiárido, afim de fortalecer a Casa de Sementes criada em 2015 na comunidade.

“O objetivo do encontro aqui é dialogar com o grupo sobre a Casa de Sementes. A gente quer reanimar o grupo, depois reativar a formação de estoques, organizar o grupo na linha de estoque, armazenar e distribuir as sementes da casa”, disse.

A vereadora Sirlene Lopes (PPL), também participou da roda de conversa e falou sobre a importância da organização para o desenvolvimento das atividades na comunidade. “A comunidade tem que construir sua própria história, foi essa a colocação de Raimundo aqui hoje. A comunidade só é organizada a partir da organização da família. É aí onde entramos para apoiar, incentivar e buscar parcerias para que as políticas públicas possam chegar, mas tudo vai depender da organização da comunidade”, falou.

O agricultor Matias Sousa, destaca a importância da iniciativa para a comunidade. “Eu acho um momento bem importante e significativo que vale a pena a gente participar. Estou com quase 70 anos, mas quero ver meu povo em uma situação melhor no sentido de trabalhar e ter um valor favorável aos seus produtos e viverem melhor na comunidade”, disse.

Publicidade

Segundo Matias, a organização das pessoas no grupo é essencial para o aparecimento de políticas públicas. “As políticas públicas não aparecem se o povo não se organiza. Por exemplo, uma comunidade que está organizada em uma cooperativa ou em uma associação, que está em um grupo como esse da Casa de Sementes, a gente vê que tem uma formação para esse povo administrar melhor os seus produtos”, falou.

De acordo com Raimundo, a Casa de Sementes da comunidade Umburanal é uma das 49 existentes no estado do Piauí e conta com 20 integrantes. “No Nordeste todo foram 640 unidades criadas e implantadas, cada unidade articulada com 20 agricultores. A comunidade Umburanal é uma das comunidades que faz parte do grupo dos 49 bancos de sementes do Estado do Piauí. Dos 640 do Nordeste, 49 está aqui no Piauí, sendo 24 nessa região e 25 na região Norte do estado”, afirmou.

Nesse mês de outubro foi homologada a Lei Estadual de Incentivo as Sementes da Fartura do Piauí na Assembleia Legislativa. A lei é de autoria do deputado estadual Francisco Limma, e tem como objetivos gerais descritos no Artigo 2º, inciso VI: “Reconhecer, valorizar e apoiar as experiências das casas de sementes da fartura e as iniciativas de bancos comunitários de sementes em todo o Estado do Piauí”.

 A lei garante também instrumentos de incentivo a política de créditos em seu Artigo 3º, inciso I – “A inserção de crédito diferenciado aos agricultores familiares no que tange a taxa de juros, carências e prazos de pagamentos aos (as) agricultores (as) guardiões (ãs) de sementes”.

Para o coordenador, os principais obstáculos a serem enfrentados hoje pelo Programa Sementes do Semiárido, são em relação ao período de estiagem e ao manejo incorreto das sementes crioulas.  “Os principais desafios que nós encontramos hoje são a estiagem e a não multiplicação dessas sementes. Outro fator limitante é a contaminação dessas sementes pela linhagem transgênica, pois elas perdem a qualidade e os agricultores perdem a autonomia”, destacou.

Publicidade

A expectativa é de que haja volume e diversificação nas sementes manejadas pelos agricultores da comunidade Umburanal. De acordo com Raimundo o fato da comunidade já ter o local de funcionamento da Casa de sementes, facilita as outras etapas do processo. “Aqui já tem a casa de sementes falta apenas a organização e a mobilização para a formação de estoques, qualificação, separação e seleção de sementes. Isso é o que a gente está tentando fazer nesses 24 bancos do território do Vale do Guaribas e Vale do Rio Itaim. A expectativa é boa, pois a comunidade já participou das formações, já tem a unidade construída e as famílias são beneficiadas pelo P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) e P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas)”, disse.

Por: Tainara Sousa | Cidades na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS