Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Saúde disponibiliza exames para detectar dengue e Chikungunya e carro fumacê pulveriza a cidade

Publicado

em

As ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da chikungunya e dengue, têm sido intensificadas, pela Secretária Municipal de Jaicós. Entre as atividades de reforço está à disponibilização de exames gratuitos e a utilização do carro fumacê no Bairro Serranópolis, local de maior incidência do mosquito.

Os exames estão sendo oferecidos pela Secretária  de Saúde desde o início de  junho e podem ser feita realizados na Unidade Básica de Saúde Amélia Crisanto, as quartas-feiras.  Na  tarde desta quinta-feira, 20, o carro fumacê fez a pulverização no  Bairro Serranópolis. A ação continuo nesta  sexta-feira, 21, e será concluída na segunda-feira, 24.

O carro fumacê  é uma parceria da Secretária de Saúde com a Funasa. A coordenadora de Vigiliancia, aureni Paiva, acompanhou o inicio da pulverização, além do  inspetor da FUNASA da regional de Picos , Paulo rodrigues.

A Secretária de Saúde, Omaciana Franco, ressaltou que a realização do exame gratuito no município é uma importante conquista para saúde. “Mediante a muitas pessoas relatarem que estão sentindo sintomas parecidos com os da dengue e chikungunya, e como sabemos que é um exame caro e muitos não  tem como pagar,  buscamos e conseguimos  em parceria com o laboratório  Lacem, disponibilizar de forma gratuita para a nossa população o exame que detecta as referidas doenças. Onde  confirmando os casos, poderemos intensificar cada vez mais as ações de combate ao mosquito, que é que temos feito”, destacou Omaciana citando o carro fumacê, como umas das ações.

Omaciana enfatiza a importância da população, em casos de aparecimento dos sintomas, procurar os serviços de saúde.  “O carro fumacê  só vem mediante notificação e confirmação de casos. Por isso só o Bairro Serranópolis está sendo pulverizado,  porque foi aonde aconteceu o maior número de notificações,  então a gente pede à população que se ela tiver algum sintoma e tomar medicação, que ela volte depois para fazer o exame,  sem a confirmação por meio do exame a Secretaria de Saúde não tem  tomar as  providência que é notificar os órgãos competentes para poder agente inibir o mosquito transmissor da dengue chikungunya”, afirmou.

Publicidade

A Secretária de saúde ainda falou sobre outras ações. “Também disponibilizamos  os exames laboratoriais que são feitos nas segundas e quartas-feiras. É realizado  faz mensalmente uma média de 500 exames laboratoriais, fora os usuários  do Hospital Florisa Silva, temos  uma demanda muito grande, mais  estamos tentando suprir as necessidades existentes”, concluiu.

O coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Kainã Mendes  destacou a importância dos exames para que possa ser feito a notificação.  “Só conseguimos  traçar um plano de ação frente aos casos de dengue e chikungunya no município se nós tivermos dados por escrito no papel para a gente  possa trabalhar no combate e erradicação do aedes aegypti”.

O enfermeiro explicou que com uma única analise  consegue fazer as sorologias e detectar a presença das doenças. “Agente pede que a população se manifeste, vá aos postos de saúde para estar informando sobre o aparecimento dos principais sintomas, que saõ eles:  febre, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, dor nas articulações”, disse.

Kainã ainda destaca a importância de a população ter consciência dos cuidados que dever ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.   Ele  enfatizou que os maiores responsáveis pela prevenção são cidadãos da comunidade, pois a ação frente a questão do acúmulo de água dentre das residências é o que vai viabilizar o aparecimento do mosquito e consequentemente das doenças.

Sobre o carro fumacê, o coordenador orienta que a população deixem portas e Janelas de suas residências abertas para poder facilitar a entrada do inseticida  e evitar ficar na frente da casa quando carro estiver passando, porque pode causar alguma reação .

Publicidade

O fumacê é uma pulverização,   um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo.

Para o a coordenadora da vigilância sanitária, Aureni Paiva, a pulverização vem reforçar as ações de combate. “A passagem do fumacê não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. Por isso, as famílias devem também fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti. A população precisa participar, evitando que suas residências se tornem possíveis criadouros do mosquito”, destacou Nélio.

Ele disse ainda que ação é  de caráter preventivo. “É importante salientar que a saúde, ela se dá principalmente a partir da prevenção, do cuidado da população em si. É um hábito que a população tem de só procurar a saúde quando está doente, seria importante tomarem a consciência de procurar os serviços de saúde  como prevenção”, destacou.

A coordenadora de vigilância sanitária ainda destacou que essa é mais uma das várias ações que vem sendo desenvolvidas em Jaicós. “Desde que assumimos em janeiro, temos realizados diversas ações, tais como a  visitação constante dos  agentes de endemias as residências, ações de pontos estratégicos, onde é recolhido pneus em borracharias da cidade,  fizemos um grande um mutirão contra a denge, além  de  outras formas de  bloqueio do mosquito  utilizado uma máquina diferenciada para pulverizar as ruas, mais vale ressaltar que os atuantes no  combate do mosquito tem que ser a população,  mantendo a higienização, tanto de suas casas como das vias publicas”, concluiu.

 

Publicidade

 

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS