Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Secretaria de Saúde discute metas de enfretamento ao coronavirus

Publicado

em

O Hospital Florisa Silva, do município de Jaicós, realizará durante 15 dias, apenas atendimentos de casos de urgência e emergência. A decisão segue orientação do Governo do Estado do Piauí, que adotou uma série de medidas visando a prevenção ao Coronavírus.

Com o intuito de orientar e discutir sobre as medidas que precisam ser adotadas na cidade, e como acontecerão os atendimentos, foi realizada na manhã desta terça-feira (17), uma reunião com os coordenadores da Saúde do município. Além dos coordenadores, estiveram presentes também a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, a diretora do hospital, Oziana Oliveira e o assessor técnico Kainã Mendes.

Durante a reunião, entre outros pontos, os profissionais falaram sobre os atendimentos de urgência e emergência, a preocupação com o fluxo de pessoas que chegam de Matão, São Paulo, o aglomerado de pessoas que buscam atendimento no hospital, a necessidade de informar e conscientizar a população, os cuidados necessários também para os profissionais de saúde, que tem contato direto com o público e a ocorrência de outras doenças, como dengue, caxumba, que também necessitam atenção.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que está sendo trabalhada a conscientização para que as pessoas fiquem em casa. “A orientação é que as pessoas fiquem em casa e é necessário que todos se conscientizem com relação a isso. Já teve uma entrevista no rádio, teremos outra hoje e estamos com cartazes elaborados para que os Agentes de Saúde trabalhem essa parte de ficar em casa. E os atendimentos serão apenas de urgência e emergência, incluindo até os dentistas. O profissional vem para o plantão, cumpre o horário dele normal, mas atendendo somente urgência e emergência” falou.

 

A gestora ainda falou que o município está se preparando para atender outros tipos de doenças. “Em Jaicós não tem nenhum caso suspeito de Coronavírus, graças a Deus, mas a preocupação não é só essa, pois tem também uma virose acontecendo na cidade e o hospital não suporta tudo” destacou.

Publicidade

O coordenador da Atenção Básica, Vinícius Frankin, informou que foram cancelados todos os eventos, consultas e agendamentos. “De medida imediata cancelamos todas as programações que tínhamos no município, como o Março Lilás, campanha da dengue e outras atividades que estavam previstas para esses 15 dias, visando o bem da população jaicoense. Resolvemos também deixar os polos com atendimentos apenas de urgência e emergência, todas as consultas e agendamentos foram suspensos por tempo indeterminado e vamos divulgar em rádio, carro de som, para que as informações cheguem a maior quantidade de população e todos possa, ficar cientes da problemática mundial que é o coronavírus” disse.

A diretora do Florisa Silva, Oziana Oliveira, pediu a colaboração da população para que casos simples sejam tratados em casa e que as pessoas dirijam-se ao hospital somente em urgência. “Peço a colaboração da população de Jaicós e cidades vizinhas, para que procurem o Hospital Florisa Silva e os postos de saúde, somente em casos de muita urgência. Porque acontece muito de pessoas irem ao hospital somente por uma tosse, uma febre. Diante dessa pandemia, a indicação é que casos simples sejam tratados em casa, que haja prevenção, e não que a pessoa vá diretamente ao hospital, onde pode acontecer de o paciente pegar alguma infecção, agravando a situação. Não queremos proibir de atender a população, nossa intenção é apenas prevenir problemas mais graves e para isso pedimos a compreensão da população”.

Ela ainda falou da importância de evitar aglomerações no hospital. “Dirija-se ao hospital apenas na necessidade maior. Por exemplo, se você tiver febre constante, tomar remédio e mesmo assim a febre não cessar, aí sim orientamos ir ao hospital para tomar a medicação adequada. Considerando também que o hospital já está com uma grande demanda, estamos realizando cerca de 310 atendimentos por dia. Então vamos evitar aglomerações, se for uma criança ou idoso ao hospital, que mande somente com uma pessoa e se o paciente tiver condições de ir sozinho, não mande acompanhante. Vamos evitar o trânsito dentro do hospital, nos corredores e em todos os setores” disse.

O retorno aos atendimentos normais está previsto para o dia 1º de abril, conforme determinação do estado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS