Connect with us

GERAL

JAICÓS | Secretaria realiza oficina para profissionais de saúde básica sobre Indicadores de Desempenho

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (04), no auditório da Assistência Social, uma oficina voltada para os profissionais de saúde básica do município.

A oficina foi ministrada pelo o enfermeiro e assessor técnico da Secretaria de Saúde, Kainã Mendes.  A capacitação foi sobre os Indicadores de Desempenho pactuados para o ano de 2020, por meio do Programa Previne Brasil, que visa promover uma reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios.

Segundo Kainã, o objetivo do evento é informar aos profissionais de saúde sobre o novo financiamento da atenção básica. “O objetivo da oficina de hoje é repassar aos profissionais da saúde de Jaicós a mudança que está acontecendo no novo financiamento da atenção básica, e ao mesmo tempo deixar claro para todos eles o que será cobrado em cima do processo de trabalho, para que assim a gente não venha perder recurso”, disse.

O novo modelo de financiamento considera o desempenho das equipes e serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) para o alcance de resultados. O conjunto de indicadores do pagamento por desempenho a ser observado na atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP), para o ano de 2020, abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus).

Os indicadores são a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Publicidade

Os resultados dos indicadores alcançados por equipes credenciadas e cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES) serão aglutinados em um indicador sintético final, que definirá o incentivo financeiro do pagamento por desempenho por município e pelo Distrito Federal.

A apuração dos indicadores será feita quadrimestralmente (janeiro-abril, maio-agosto, setembro-dezembro), e os resultados serão disponibilizados no quadrimestre subsequente no endereço eletrônico do Ministério da Saúde.

Para a captação ponderada, serão levados em consideração no cadastramento, os critérios de vulnerabilidade socioeconômica de crianças até 5 anos, idosos acima de 65 anos,  aposentados com até dois salários mínimos, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC ). O governo federal também vai considerar o tamanho e distância da cidade, segundo a classificação dos municípios na tipologia rural-urbana do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por Tainara Sousa |  Cidades na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS