Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Seminário do PPAIC discute tema “Desenvolvendo Conhecimentos e Compartilhando Aprendizagens”

Publicado

em

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC, desenvolvido na Rede Pública de Ensino Municipal de Jaicós, realizou na última quarta feira (30), o seminário para fechamento do percurso formativo de 2022, trazendo o tema: Desenvolvendo Conhecimentos e Compartilhando Aprendizagens.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos – CCI, onde reuniu professores da Educação Infantil, professores do ciclo de alfabetização, diretores e coordenadores escolares, além de outros.

Para abrir os trabalhos, depois da formação da mesa de honra, houve uma brilhante apresentação musical com a aluna Vitória de Macedo Guerra, estudante da Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa. A aluna Vitória é vencedora nos níveis municipal e estadual do Prêmio MPT na Escola 2022.

Na oportunidade a professora Maria do Socorro Coutinho (Socorrinho), envolveu os partícipes numa roda de conversa, onde de forma bastante lúdica, abordou sobre A Transição da Criança da Educação Infantil para o Ciclo de Alfabetização. O momento foi muito significativo, pois desencadeou um diálogo produtivo entre os professores que atuam nas duas modalidades de ensino.

A professora Neri Feitosa, que atualmente está na coordenação da Equipe Municipal do PPAIC, fez uma abordagem sobre Os Estilos de Aprendizagem e Os impactos no processo de ensino. A conversa contribuiu no levante de reflexões acerca do ato de ensinar e aprender, ressaltando a importância do envolvimento do professor na mediação das aprendizagens dos alunos e na fomentação do conhecimento. Ela fechou sua apresentação com a seguinte frase: “Quem se dedica a aprender, jamais desprezará o ensino”.

O segundo momento foi direcionado às apresentações de boas práticas, momento em que alguns professores e gestores escolares relataram experiências exitosas vivenciadas no cotidiano da escola.

A professora Nara Lúcia da Creche e Pré- Escola O Bolinha, relatou sua experiência docente ao trabalhar o recurso Lata do Alfabeto. Ela ressaltou a positividade do recurso ao destacar o envolvimento e o desenvolvimento dos alunos durante a atividade, cujo objetivo era fazer com que os pequenos se familiarizassem com as letras do alfabeto, as quais compõe nosso sistema de escrita.

Já a professora Socorro lima, também da Creche e Pré-Escola O Bolinha, apresentou seu relato caracterizada de Joaninha destacando a importância da música no ensino da letra J. De acordo com a professora, essa estratégia serve para atrair a atenção das crianças e motivá-las a participarem da atividade com entusiasmo, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem.

A professora Silvana Lúcia, da Creche Tia Lourdinha, trouxe como experiência exitosa o trabalho com O Arraia das Vogais. Silvana frisou a relevância do seu trabalhar ao destacar o entusiasmo, a interação e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante as aulas direcionadas com o referido recurso pedagógico.

Rute Regina, também professora da Creche Tia Lourdinha, fez sua apresentação de boas práticas destacando o uso do Carrinho de Pipoca. O recurso trabalhava os encontros vocálicos de forma muito divertida e prazerosa, fazendo com que os alunos desenvolvessem a aprendizagem de forma significativa.

Ao finalizar as apresentações da Educação Infantil os professores do Ciclo de Alfabetização ( 1º ano e 2º ano) também destacaram suas práticas exitosas. A professora Leila Kelma, da Escola Líria Alencar, trouxe o relato de sua prática docente ao trabalhar as Rimas através da Literatura Infantil “O Gato Xadrez”. Leila Kelma ressaltou a importância do recurso quando enfatizou que o mesmo despertou nos alunos a curiosidade, imaginação e o envolvimento prazeroso durante as aulas, reafirmando a positividade do uso do recurso para desenvolvimento de competências e habilidades das crianças.

Arlene Dias, docente do Francisco Crisanto, destacou seu trabalho com o som das vogais no inicio das palavras, usando como recurso pedagógico um Dado e gravuras em fichas. Durante a apresentação a professora falou sobre a contribuição do recurso no desenvolvimento da consciência fonológica das crianças, fundamental para aquisição das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Vânia Maria, da Escola Padre David, abordou sua experiência dando destaque a prática da Leitura Deleite, através da Literatura Infantil. Segundo a professora, a atividade inserida de forma permanente na sala de aula provoca desejo, criatividade, desperta a imaginação e de forma lúdica aproxima a criança ao mundo da leitura e da escrita desenvolvendo várias competências leitoras.

Jesus Moura, também da Escola Padre David, relatou sua experiência com o trabalho utilizando fichas de leitura. Uma atividade desenvolvida de forma permanente que consiste na prática de leitura de variados textos envolvendo os alunos individualmente e coletivamente. A importância do recurso foi destacada pela significância da inserção dos alunos no universo da leitura. A professora frisou sua satisfação com o desenvolvimento das habilidades de letramento dos alunos.

Como participantes do percurso formativo do PPAIC os gestores escolares também foram envolvidos no compartilhamento de boas práticas. A professora Noela Dias, coordenadora da Escola Francisco Crisanto, relatou sobre sua prática gestora, apontando o percurso formativo do PPAIC 2022 – gestão em foco, onde destacou os desafios do ensino/aprendizagem e a importância do engajamento do gestor escolar para o sucesso das ações educativas na escola.

Noela ressaltou a relevância das formações do PPAIC para gestores ao frisar a consistência do trabalho para o conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades de liderança, pois contribuiu para melhor desempenho de sua função gestora e consequentemente melhores resultados escolares.

Professora Maria Vera Lúcia (Caçula), diretora da Escola Padre David, compartilhou sua experiência como gestora destacando a importância do trabalho colaborativo junto a equipe escolar. Caçula ressaltou a importância da atuação cuidadosa do diretor no tocante ao apoio aos profissionais da escola, frisou que quando há o engajamento dos gestores com as ações dos docentes o processo do ensino aprendizagem tem resultados positivos.

A professora Maria Aparecida, coordenadora da Educação Infantil, expressou sua gratidão pelo sucesso que foi o ano letivo, parabenizando todos os professores pelo brilhantismo em suas salas de aula.

A professora formadora Eliene Helena, também expressou gratidão pelo sucesso das ações escolares durante o percurso formativo de 2022. Parabenizou os professores pelo potencial e a dedicação na aplicação de um ensino significativo e de qualidade.


Irenilda Araújo, professora formadora, destacou sua alegria e satisfação com o fechamento do primeiro ano do PPAIC no município.”Esse seminário oportunizou um momento ímpar entre os nossos professores, um diálogo mais que necessário para entendermos melhor a dinâmica do ensino e da aprendizagem entre essas duas modalidades de Ensino. Acreditamos no potencial dos nossos professores, na superação dos mais diversos desafios, assim como acreditamos também no potencial dos nossos alunos. Uma educação de qualidade se desenvolve principalmente com formação continuada, pois é onde se discute as formas de aprendizagens e a produção do conhecimento”.

Neri Feitosa, disse: “Vejo esse momento como a real demonstração da eficácia de um trabalho colaborativo. O PPAIC trouxe ao nosso município a oportunidade de desenvolver um trabalho voltado ao desenvolvimento de competências e habilidades para os profissionais que atuam de forma direta nos dois mais importantes perfis do ensino, professores e gestores escolares. No decorrer desse evento ficou claro o quanto as formações foram positivas para melhoria do ensino em nossas escolas e, isso faz com que a gente celebre esse dia com muita gratidão, a Deus, aos colegas envolvidos e nossos apoiadores. As essas duas pessoas admiráveis, Eliene e Irenilda, que junto a mim forma- se Equipe PPAIC, pelos muitos atributos, mas em especial pelo companheirismo, coragem, dedicação, organização e perseverança, muitíssimo obrigada”.

O Programa Piauí de Alfabetização na Idade Certa _PPAIC, representado pela equipe estadual, recebeu nesse dia 30, no Roi de Janeiro, o Prêmio Espírito Público, maior prêmio do serviço público brasileiro.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS