Connect with us

DESTAQUES

Jaicós terá pista de pouso e decolagem de avião asfaltada, anuncia prefeito

Publicado

em

O Governo do Estado pretende entregar 15 novos aeródromos em municípios do Piauí em 2023. A ideia é reformar as pistas de pouso e decolagem já existentes e construir novas pistas em municípios que ainda não são contemplados com a estrutura.

O projeto é parte de uma estratégia para abrir possibilidades de desenvolvimento econômico através da aviação, oferecendo uma opção de transporte que permita chegar ainda mais rápido a todas as regiões do estado.

A centenária Jaicós, situada na região de Picos, a cerca de 360 da capital, é uma das cidades que serão contempladas. A informação foi repassada pelo prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite.

Segundo o gestor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes, com o apoio do deputado estadual Georgiano Neto, vai investir mais de R$ 3 milhões no aeródromo de Jaicós.

“O governador Rafael Fonteles, ao deputado Georgiano Neto e o secretário Jonas Moura são os principais envolvidos em mais essa grande conquista para Jaicós.”, pontuou.

Publicidade

A obra já licitada, a construtora Hidros já foi contratada e em breve vai estar iniciando os serviços.

Neném de Edite, prefeito de Jaicós

“É um projeto grande. Vamos construir a pista de pouso e decolagem toda asfaltada, com faixa de pista, pátio de estacionamento, o terminal de passageiros e as vias de acessos no aeródromo.”, disse Neném de Edite.

Conforme o projeto, a pista terá 1.200 metros de comprimento e 22 metros de largura.

A cidade possui um aeródromo há muitos anos, mas apenas com uma pista de terra que, com o passar dos anos, foi se deteriorando e não oferece mais segurança adequada para pousos e decolagens. A pequena e antiga casa de controle também se demoliu.

Desde que assumiu a gestão do município, ainda em 2017, o prefeito Neném de Edite em pleiteando o asfaltamento do campo de avião junto ao Governo do Estado. “É uma luta antiga. Desde 2017 que a gente vem buscando essa obra para nossa cidade. Finalmente vamos construir uma pista asfaltada, com toda estrutura para receber aviões de pequeno porte com segurança.”, disse.

Neném destacou que o aeródromo vai servir não apenas a Jaicós, mas aos municípios da região, como Massapê, Patos, Belém, Padre Marcos e Campo Grande. “A gente pensou em facilitar o acesso à Jaicós por meio de avião, para aqueles que vem visitar nossa cidade e a região, além da hora da necessidade, se precisar do SAMU aéreo, por exemplo.”, pontuou.  

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS