Connect with us

DESTAQUES

Trabalho infantil é discutido em audiência pública em Jaicós

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã de quarta-feira, 22, a I Audiência Pública contra o Trabalho Infantil, que teve como tema, “Jaicós contra o Trabalho Infantil”.

O evento aconteceu a no auditório da Assistência Social e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de discutir  ações estratégicas dessa violação de direitos  e a aprovação da Comissão de Trabalho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

A abertura foi feita pelos adolescentes do Serviço de Convivência a Fortalecimento de Vínculos,  com uma apresentação à cerca do tema.

DSC_6803

Em seguida, o Chefe de Gabinete, João Elói, representando a prefeita Waldelina Crisanto, falou sobre a importância da Audiência Pública. “É importante participar dessa audiência pública de enfrentamento do trabalho infantil de crianças e adolescentes, pois, esse encontro permite a troca de experiências no processo de implantação de metodologias  que vão se desenvolver ao longo desse trabalho. O instrumento aqui apresentado pela equipe da assistência social procura trazer a luz aos problemas enfrentados por essas crianças, que por serem frágeis, não ter capacidade de discernimento, são usadas e abusadas de uma forma indiscriminada”, disse.

DSC_6866

Segundo o secretário de Assistência Social, Francisco das Chagas (Kim), a audiência representa um chamamento à sociedade, aos poderes instituídos, as organizações não governamentais, com o objetivo de discutir estratégias para o combate e erradicação do Trabalho Infantil. “Participar dessa luta não e uma opção é um dever de cada um de nós, estabelecendo atitudes de mudança nesse cenário assegurando o direto de ser criança e adolescente”, pontuou.

Publicidade

DSC_6871

Se pronunciaram, também, o cabo Silva Guimarães, da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós,  que relatou a importância das parcerias   em prol de um bom desenvolvimento das ações propostas no combate ao trabalho infantil no município; a secretária de Educação, Dalva Feitosa, que frisou a importância da união entre as  instituições; e a advogada Josy Cristina Cortez, que falou das conquistas  no âmbito social.

Durante a audiência a coordenadora do PETI, Monise Ellen, apresentou a Comissão do Trabalho Infantil dentro do município, intitulado, “Defensores dos direitos dos cidadãos jaicoenses”.

DSC_6902

Logo após houve a apresentação de um vídeo sobre o Trabalho Infantil, a apresentação do regimento interno feito pela Psicóloga, Catarina Leal,  e apresentação e discussão de eixos temáticos com a elaboração de estratégias para erradicação no trabalho infantil no município de Jaicós.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Priorizando essa erradicação, consequentemente será oportunizado cada vez mais dignidade e cidadania às crianças, adolescentes e suas famílias.

DSC_6863

Participaram ainda do evento, as vereadores Josete Alves(Pretinha) e a Francisca Rodrigues, representando o poder judiciário, João Bosco Evangelista, articuladora do Selo Unicef, Aylane Luz, representado o comercio, Francisco Martins(Chico Tauá), representando a igreja católica, Ana Passos, presidente do CMDCA  de Jaicós, Artele Dias, presidente do CMDCA  de Massapê do Piauí, Joyme Lima, representado as crinas e adolescentes, Fábio Veloso, coordenador de educação, Francisco das Chagas Alves, conselheira tutelar, Ielma Oliveira.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS