Connect with us

Jaicós

JAICÓS | U.E Lili Silveira promove palestra sobre direitos humanos, ministrada pelo advogado Fabiano Antônio de Moura

Publicado

em

A Unidade Escolar Lili Silveira, promoveu na manhã desta quinta-feira (14), uma palestra com o tema “Direitos Humanos”, que foi ministrada pelo advogado Dr. Fabiano Antônio de Moura, membro da Comissão de Direitos da OAB, seccional de Picos.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós e contou com a presença da coordenadora Remédios Coelho, professores e diversos alunos da unidade.

A ação faz parte do projeto “Nós e os Direitos Humanos”, que está sendo desenvolvido pela escola, com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de pensar sob novos ângulos, criando saídas para diferentes situações, de modo que facilite o convívio entre pessoas e que os mesmos se tornem mais flexíveis, para compreender uns aos outros.

O evento foi aberto com uma participação musical, coordenada pelo professor de música, Sharles Sousa, com alunos do projeto Mais Educação. Logo após teve início a palestra.

Em sua explanação, Dr. Fabiano Antônio explicou que os direitos humanos são válidos para todos. “Algumas pessoas dizem que direitos humanos é aquilo que está na lei, mas há autores que defendem eles vão muito além, e eu prefiro ficar com essa concepção. Porque os direitos humanos são todos aqueles direitos de que todos os seres humanos são possuidores, simplesmente pelo fato de serem pessoas. Perante a lei somos todos iguais, o presidente da república ou o Messi não tem mais direitos que vocês” disse.

O advogado também falou sobre o preconceito que ainda hoje reina na sociedade. “Vivemos em uma sociedade que ainda é racista e preconceituosa em todas as suas vertentes. A Declaração dos Diretos Humanos fez 70 anos, então eu nem era nascido e já existia uma lei que diz que todos somos iguais, mas mesmo assim, até hoje não nos tratamos assim. As pessoas são iguais perante a lei, mas no dia a dia, a gente pisa na bola e desobedece essa lei. Mas os direitos humanos estão aí para proteger a dignidade da pessoa humana” disse.

Ele ainda falou sobre o bullying, que muitas vezes é praticado dentro da sala de aula. “O que vemos muito é a questão do bullying na sala, em situações que as vezes a gente nem observa que aquilo está acontecendo. A gente agride pessoas com palavras, desdenha de algumas situações e quando fazemos isso estamos infringindo a lei e mais cedo ou mais tarde comportamentos dessa natureza serão punidos. O hábito que você tinha de chamar o menino de viado, porque é homossexual, a menina que é lésbica de sapatão, aquilo que na sua cabeça é uma brincadeira, quando você disser lá fora e a pessoa não gostar e for atrás, você vai ser punido” falou.

Publicidade

O aluno Filipe Barbosa, fez uma avaliação positiva da palestra e disse que conseguiu tirar dúvidas. “A palestra tratou bem sobre os direitos humanos, a hora em que eles devem ser reclamados e que eles não são só para proteger criminosos, que é o que muitos acham. Eles são usados para proteger as pessoas, em especial em questões mais discutidas na sociedade, como homossexualidade, raça, religião, em que as pessoas são muito discriminadas. Também que somos todos iguais. Gostei muito da palestra, pois foram tratados assuntos que eu tinha dúvidas e agora quando formos apresentar o projeto na escola, teremos vários pontos a citar e trabalhar” disse.

A programação continua no dia 20, quando acontece o interclasse de futsal, na quadra poliesportiva Francisco Brás de Oliveira, às 8h e uma mesa redonda às 19h, na sede da escola, com os subtemas “Valorização da vida” (Dr. Suzana Marreiros), Intolerância (Prof.ª. Talita Sellene), Liberdade Religiosa (Ms. Maria dos Ramos de Brito) e Violência contra a mulher, com o advogado Pedro Henrique Teixeira.

A culminância do projeto, que contará com apresentações e exposição de trabalhos, acontece no dia 25 de novembro, às 19h, no Lili Silveira.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS