JAICÓS | Vigilância Sanitária divulga orientações a população para visitas no Dia de Finados; veja nota!
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 29/10/20

JAICÓS | Vigilância Sanitária divulga orientações a população para visitas no Dia de Finados; veja nota!

A Secretaria de Saúde de Jaicós, através da Vigilância Sanitária, divulgou uma nota técnica com recomendações a serem observadas pela população durante as visitas às sepulturas de seus entes, na próxima segunda-feira, 02 de novembro, Dia de Finados.

A nota considera a recomendação técnica N° 022/2020 do pacto de retomada organizada no Piauí Covid-19, com orientações que visam conter a disseminação do coronavírus.

Conforme a nota, todos que adentrarem aos cemitérios ou locais de sepultamento devem fazer uso obrigatório de máscaras de proteção facial (trabalhadores e visitantes), como medida adicional de saúde pública, de acordo com Decretos Estaduais Nº 18.947, de 22 de abril de 2020 e Nº 19.055, de 25 de junho de 2020.

É recomendando também que as pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, não participem das visitas às sepulturas, assim como pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros. Caso essas pessoas optem por marcar presença em visitas a túmulos e sepulturas, escolher horário de menor de fluxo de pessoas, como início da manhã ou final da tarde.

No processo de limpeza e higienização dos pisos e granitos de túmulos/jazigos, a pessoa deverá utilizar equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como luvas de borracha, protetor facial e sapatos fechados; devem ser seguidas as técnicas de varredura úmida: ensaboar, enxaguar e secar; Utilização de água e sabão, hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5% ou outro produto registrado na ANVISA, conforme recomendações do fabricante;  e o uso somente de produtos que estejam em embalagens rotuladas e dentro do prazo de validade tanto para limpeza e higienização dos pisos dos túmulos/jazigos como das peças decorativas, tais como crucifixos de bronze e outros metais, porta velas, porta retrato, etc.

No momento da visita ao túmulo e participação de celebrações/rituais relativos ao Dia de Finados, as pessoas deverão seguir todas as recomendações no que tange às medidas de distanciamento social, evitando aglomerações de pessoas, além de seguir as precauções padrões para evitar a transmissão do SARSCoV-2, nos termos das normatizações vigentes, devendo:

Fazer uso obrigatório de máscara;

 Evitar aglomeração no entorno do túmulo/jazigo;

Manter distanciamento de 2 metros entre as pessoas;

 Fazer visitas breves e rápidas, permanecendo no local somente o tempo necessário para realizar suas orações e homenagens aos entes queridos falecidos, evitando rodas de conversas e reuniões demoradas após esse momento;

Devem ser evitados apertos de mão e outros tipos de contato físico entre as pessoas que se fazem presente no momento da visita à sepultura e em todo tempo de permanência no cemitério, principalmente, se não forem pessoas do mesmo convívio;

 Evitar se dirigir a túmulos próximos que no momento tenham pessoas de outra família ou que não sejam do seu convívio quotidiano;

Recomenda-se evitar levar grandes quantidades de peças decorativas, arranjos de flores e velas para os túmulos/jazigos;

Ao levar flores e velas para depositar nos túmulos, evitar compartilhar esses artigos com outras pessoas;

Evitar ficar tocando no túmulo e nos objetos de decoração do mesmo, como fotos, crucifixo, arranjos de flores, etc.;

 Evitar tocar olhos, nariz e boca no momento da visita;

Durante a permanência no cemitério ou local de sepultamento, orienta-se que as pessoas devem evitar consumir lanches e degustar alimentos.

Para o consumo de água potável para beber, recomenda-se utilizar garrafas com água para consumo individual.

Recomenda-se a higienização das mãos com água e sabão/sabonete líquido, pois o álcool é um produto inflamável, apresentando risco de incêndios e queimaduras quando em contato com fogo (velas com chamas acessas, por exemplo). Entretanto, caso necessite fazer uso de álcool a 70% para higienizar as mãos, dê preferência ao álcool em gel, utilizando pouca quantidade e esperando sua secagem completa, pois o álcool líquido é mais fácil de se dispersar no ambiente.

Conforme a nota, as recomendações direcionadas ao Dia de Finados são extensivas a qualquer data em que houver celebrações religiosas e visitas aos túmulos/jazigos em cemitérios e locais de sepultamento.

Confira a nota com todas as recomendações:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

JAICÓS | Audax vence nos pênaltis e está na final da Copa Galo de Futebol Amador

O time do Audax conseguiu conquistar a disputada vaga para a grande final da Copa Galo de Futebol Amador, a maior competição esportiva do município de Jaicós, que é realizada

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

No Piauí, notas falsas são negociadas através do ‘Facebook’

Grupos de compra e venda no Facebook se tornaram comuns entre os usuários da rede social mais acessada no mundo. Em Parnaíba não é diferente. Basta uma rápida busca para

POLÍCIA 0 Comments

JAICÓS: Dupla leva R$ 6 mil de feirantes em assalto no Centro da cidade

Uma dupla de assaltantes levou aproximadamente R$ 6 mil em um assalto ocorrido na madrugada desta segunda-feira (10), na cidade de Jaicós. O caso aconteceu no Centro da cidade, nas