Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | XXVII São João do Galo promove cultura e entretenimento e reúne multidão em shows

Publicado

em

Um dos eventos mais tradicionais do município de Jaicós, foi retomado após dois anos de pausa devido a pandemia. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, e com apoio do Deputado Estadual Georgiano Neto, realizou a 27ª edição do São João do Galo.

O evento, que é uma das maiores festividades culturais do município, aconteceu na noite desta quarta-feira, 15 de junho, e trouxe de volta para a “Terra do Galo”, o colorido e a alegria da tradicional Festa Junina.

Em seu retorno, o São João do Galo levou um grande público à quadra Geraldo Matos Silveira, no Centro da cidade. No local, a decoração especial feita pela equipe da Secretaria de Cultura, com o tema “Vila do Galo”, encantou os jaicoenses e visitantes.

Já a programação contou com apresentações culturais, juninas e musicais, com diversas atrações. Romeuzinho Show, Zé Matias Forrozeiro, Ângela Mel, Ademir – O Operador, Patrício Vaqueiro, Chiquinho do Acordeon e Orlando Estourado, foram as atrações locais que animaram a noite.

Marcando a programação, as apresentações culturais encantaram o público. Os pequeninos do Instituto Kairós, deram um show de fofura com uma apresentação junina. A Cooperativa Pequeno Polegar, trouxe logo em seguida o número “As Marias”, uma homenagem às mulheres; e a Companhia de Dança Icós também abrilhantou a noite com sua participação.

O evento também contou com duas apresentações de quadrilhas, que realizaram um verdadeiro espetáculo junino. Vindo de Araripina – PE, para abrilhantar o São João do Galo, a Junina Balanço Junino, apresentou o espetáculo temático “Eu sem você não sei viver, São João”.

Encerrando as apresentações, a junina anfitriã, Chamego Bom, que este ano, traz o tema “Vou em louvação por esse dia de graça”, prendeu a atenção do público com seu espetáculo e arrancou aplausos.

Após as apresentações, as quadrilhas juninas e grupos que se apresentaram foram homenageados com troféus, que foram entregues pelo prefeito Neném de Edite, a secretária de Cultura, Alessandra Leal, e o vice-prefeito, Weslly Bispo.

O deputado Georgiano Neto, em sua fala, parabenizou pelo evento e reafirmou o compromisso de trabalho por Jaicós. “Dizer Neném, que a parceria do nosso mandato com Jaicós a cada dia se fortalece, e com ações, ações estas que Neném citou aqui para vocês, mas também garantindo a realização desse grande evento, um evento tradicional, que após dois anos de pandemia retorna em grande estilo, com milhares de pessoas presentes para prestigiar. Abraço de maneira especial a cada um que faz esse grande evento, e parabéns Neném. E dizer também que a luta nossa continua, trabalhando muito por Jaicós, por essa região e pelo Piauí”.

O prefeito Neném de Edite agradeceu ao deputado por todo apoio direcionado a Jaicós. “Agradecer primeiramente a Deus, e a esse grande deputado, que tem trazido alegria a essa terra, que sempre tem olhado com carinho especial para Jaicós e não mede esforços para estar aqui. Além da parceria do nosso município, que não deixa também de investir, nós só estamos realizando o São João hoje com as atrações principais, graças ao deputado Georgiano, que contribuiu com uma emenda no valor de 100 mil reais, para que a gente realizasse esse dia do São João. O povo de Jaicós só tem que agradecer pelo que o senhor tem realizado nessa cidade. Meu muito obrigado”.

O gestor ainda destacou que retomar o São João do Galo após 2 anos, é motivo de alegria. “Para nós é um momento de alegria e agradecimento poder promover esse evento e mostrar que a sociedade está participando, todo mundo contribuindo, para que Jaicós siga fortalecendo sua cultura e mantendo os eventos que já são tradicionais da nossa cidade. A população veio participar e só tenho que agradecer todos, aos que contribuíram, às escolas que trouxeram suas crianças para fazer apresentações. Só agradecer a todo povo de Jaicós, a toda nossa equipe”.

Ao Cidades Na Net, a secretária de Cultura, Alessandra Leal, falou em tom de gratidão pelo momento. “Foram dois anos de pandemia em que ficamos parados e agora estamos voltando às atividades e quero agradecer, primeiramente a Deus por nos dar essa oportunidade, pois a cultura estava parada e os artistas foram os que mais sofreram e agora estão podendo retomar seu trabalho. Agradecer também ao prefeito Neném de Edite, ao deputado Georgiano, pelo empenho para a realização do São João, e a população em geral por prestigiar”.

Ela também agradeceu a equipe da Cultura e disse que o evento atendeu às expectativas. “Agradecer a nossa equipe da Secretaria de Cultura, pois tivemos pouco tempo de planejamento, mas a equipe foi maravilhosa, dedicada, e apesar da correria, de alguns imprevistos, o evento não fugiu da programação que foi feita. E como esperávamos, graças a Deus o São João teve um grande público, atingiu a expectativa, e foi um momento gratificante para a cultura, que marcou a retomada dos nossos eventos”.

O XVII São João do Galo foi prestigiado por diversas autoridades locais e de cidades vizinhas. Estiveram presentes os prefeitos Rivaldo Carvalho (Massapê), Joaquim Neto (Patos), a vice-prefeita Bruna Leal,a primeira dama, Lucileide Carvalho, e os prefeito Chico Carvalho, ambos de Massapê; a primeira dama e secretária de Saúde de Patos do Piauí, Auzeni Costa, a engenheira civil Wiliane Kelly, que representou o prefeito de Padre Marcos; o presidente da Câmara de Jaicós, João Bosco Lima, o Bosquinho, vereadores Messias Porteira, Ednaldo da Farmácia, Branco Rodrigues, Francisca de Manin e Mocinha; vereadores; vereador Wilson Vieira, de Patos do PI; secretários municipais, João Bosco (Desenvolvimento Rural), Degerson Lima (Relações Institucionais), Antônio de Pádua (Educação), Osmildo Oliveira (Esporte), Audeli Coutinho (Saúde), Deusmar Costa (Gabinete), Lázaro Reis (Administração) Lindon Johnson Viana (Finanças), Oziana Oliveira (Assistência); além da diretora do Hospital Florisa Silva, Auzeni Meneses, ex-vereadores, Zé Acelino, João de Edmundo, Miudim e Elias Pereira; tesoureiro do STR/Jaicós, Manim, e Jairo Dias.


Veja fotos das apresentações e quem marcou presença no São João do Galo, em Jaicós

Publicidade

FOTOS | Shows com Toca do Vale, Fafá Santana, Marcos Silva e atrações locais no São João de Jaicós

Facebook

MAIS ACESSADAS