Connect with us

Jaicós

Justiça Eleitoral inicia treinamento de mesários em Jaicós

Publicado

em

A Justiça Eleitoral iniciou nesta segunda-feira (19) o treinamento dos mesários que irão atuar nas eleições do próximo dia 02 de outubro nos municípios que integram a 19ª Zona Eleitoral – Jaicós, Patos do Piauí, Massapê do Piauí e Campo Grande do Piauí.

A abertura do ciclo capacitatório teve início na cidade sede da Zona, Jaicós, realizado em dois turnos, onde, pela manhã, foram treinados os mesários residentes na zona rural, e à tarde, os residentes na zona urbana.

O treinamento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, ministrado pelo chefe de Cartório, Rafael Mota, com o auxílio dos serventuários da Justiça Eleitoral.

Publicidade

_dsc0283

Todos os procedimentos que deverão ser adotados no dia da votação, como organização da sala, verificação das urnas, identificação do eleitor, manuseio da urna e controle do fluxo de votação, estão sendo repassados aos mesários.

O treinamento aborda todas as situações possíveis, em ordem cronológica, desde a chegada à seção, às 7h, até o encerramento da votação, às 17h. “Após participar do treinamento, o mesário estará devidamente preparado para atuar de maneira segura no dia da votação”, disse Rafael.

O juiz Franco Morette Felício Azevedo participou do treinamento. O magistrado agradeceu ao trabalho e o empenho de os mesários, sem os quais, segundo ele, não seria possível a realização das eleições. O juiz falou sobre os benefícios de ser um mesário voluntário, como, ser critério de desempate em caso de empate em concurso público. Mas, segundo ele, o bem maior é o exercício da cidadania com o Brasil, com o município. Os mesários receberão, ainda, auxílio-alimentação no dia da eleição e dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.

Ao todo, serão treinados 448 mesários, sendo 176 em Jaicós, 108 em Patos, 92 mesários em Massapê do Piauí e 72 no município de Campo Grande do Piauí. Em toda a Zona Eleitoral funcionarão 112 mesas receptoras de votos com quatro mesários, cada.

Conforme o cronograma da Justiça Eleitoral, hoje, dia 20/09, o treinamento aconteceu pela manhã na cidade de Patos do Piauí, no Ginásio Poliesportivo, e à tarde será realizado em Massapê do Piauí, das 14h30 às 18h30, na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira, 21/09, o Cartório Eleitoral capacitará os mesários de Campo Grande do Piauí, no horário das 8h30 às 12h30, também na Câmara Municipal.

Publicidade

 _dsc0291 _dsc0295 _dsc0297 _dsc0299 _dsc0302 _dsc0305 _dsc0306 _dsc0307 _dsc0326 _dsc0328

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS