Connect with us

Campo Grande do PI

Justiça Eleitoral vai realizar o treinamento dos mesários em Patos, Massapê, Jaicós e Campo Grande do PI

Publicado

em

Inicia na próxima semana o treinamento para os eleitores convocados e nomeados para trabalhar como mesários nas Eleições Gerais de 2022 nos municípios que integram a 19ª Zona Eleitoral – Jaicós, Patos do Piauí, Massapê do Piauí e Campo Grande do Piauí.

De acordo com o chefe de Cartório, Valmar Lopes Carvalho de Sousa, ao todo, 460 mesários serão capacitados para exercerem as funções necessárias para o bom andamento da votação, assegurando que a mesma transcorra com segurança, transparência e organização.

O mesário é considerado pela Justiça Eleitoral um participante fundamental no processo, sendo protagonista, pois são eles que, trabalhando na mesa receptora de votos, recebe o eleitor e trabalha para garantir o sigilo do voto e, com isso, a plena liberdade de escolha do eleitor, livrando-o de toda forma de assédio ou corrupção exercida no processo eleitoral.

Cada seção eleitoral representa uma mesa receptora de votos, sendo composta por quatro membros: presidente, primeiro e segundo mesários e um secretário.

Ao todo, a Zona Eleitoral tem 115 seções eleitorais com 460 mesários e mesárias. Jaicós, município sede da 19ª Zona, possui o maior número de seções, 53, no total, onde atuarão 212 mesários.

Publicidade

Em segundo lugar está Massapê do Piauí, com 23 seções e 92 mesários, seguido de Patos do Piauí, com 84 mesários distribuídos em 21 seções, e Campo Grande do Piauí, onde atuarão 72 mesários nas 18 seções eleitorais.

Os treinamentos serão realizados no período de 19 a 22 de setembro, a partir das 8h30, nos respectivos municípios que integram a 19ª Zona Eleitoral.

Os treinamentos terão início na cidade de Patos do Piauí, na próxima segunda-feira, 19 de setembro, às 8h30, no Ginásio Poliesportivo. No dia 20 serão capacitados os mesários de Jaicós, no prédio do Sindicato do Trabalhadores Rurais, e na quarta-feira (21), o treinamento acontece na cidade de Massapê do Piauí, na quadra poliesportiva. No dia 22, a capacitação será para os mesários de Campo Grande do Piauí, na Escola Raimundo Esmero de Sousa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS