Connect with us

ENTRETENIMENTO

Livro Ser(tão) – VIDAS E CORES, sobre artesãos de Várzea Queimada, será lançado em Recife

Publicado

em

O Livro Ser(tão) – VIDAS E CORES, de autoria da jornalista e fotógrafa nordestina, Bia Chaves, será lançado em Recife, nesta terça-feira, 09 de março. O lançamento acontecerá às 17 horas, no Cais Rooftop.

O livro conta um pouco sobre a história e trabalho de artesãos do Povoado Várzea Queimada, localizado na zona rural de Jaicós, que utilizam palha de carnaúba e pneus velhos para produzir diversas peças artesanais.

O livro é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Bia Chaves. “Sou do Recife com orgulho e com saudade. Apaixonada pelo Sertão, por fotografia e por gente, juntei essas três paixões e aqui nasceu esse projeto, o livro Ser(tão) – VIDAS E CORES. Vivo em São Paulo a mais ou menos 3 anos, onde concluí a faculdade de Jornalismo. Como todo universitário precisei realizar o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi aí que nasceu o Ser(tão) – VIDAS E CORES como um livro-reportagem fotográfico”.

Segundo a autora, o livro dispõe de fotografias e histórias de personagens marcantes como das artesãs: Silvana, Marcilene, Maria Pia, Simone, Jaiane e Inês que fazem parte da AMVQ (Associação de Mulheres Artesãs de Várzea Queimada), mulheres fortes, corajosas que tem a palha e o pneu como obra prima do seu meio de sobrevivência.

Conforme Bia, no livro o leitor encontra também curiosidades, mitos, ritos, e histórias de moradores ilustres como: Zé Zeferino, Luíza, João da Cruz, Seu Francisco, entre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS