Jaicós

Mais uma segunda em tempos de pandemia em Jaicós; decreto mantém suspensão da feira livre até dia 30

Publicado

em

O governo do Estado iniciou a reabertura gradualmente das atividades econômicas desde o dia 6 de julho, por meio de fases de flexibilização, divididas em etapas.  Nesta segunda-feira, 17 de agosto, aconteceu a reabertura de mais um grupo, passam a funcionar  hotéis e restaurantes.

Mas vale ressaltar que a flexibilização possui classificações feitas com base no risco epidemiológico, ou seja, a reabertura não é  liberada para regiões que são consideradas com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Na centenária cidade de Jaicós, por exemplo, ainda há muitas restrições de flexibilização, devido ao aumento significativo no número de casos positivos,  provocados pela pandemia da covid-19, nas últimas semanas. Dentre estas, a feira livre, uma das maiores do estado, que continua cancelada.

Mesmo com a suspensão da feira livre e o risco de contaminação, tendo em vista, o aumento de casos confirmados, e principalmente,  por transmissão comunitária, pequenos grupos tem se arriscado e improvisado para vender seus produtos e garantir sua renda.  Não há  barracas montadas, mas sim alguns feirantes vendendo seus produtos de forma improvisada em veículos, ou em bancas montadas em calçadas.

A quadra, e o espaço ao lado onde ficam as barracas  de frutas e verduras dos feirantes, a praça onde funciona a feira da castanha e de outros produtos da agricultura, bem como o local onde acontece a feira dos animais estavam vazios.  Um cenário atípico, que tornou-se  rotineiro desde o cancelamento da feira livre do município.

Publicidade

A quantidade de pessoas circulando é pequena  a se comparar com o normal de antes, mas grande, a se considerar o risco de contágio pela covid-19. Porém um ponto importante, se destacou, a grande maioria das pessoas que circulavam pelo local, usavam um necessário item de proteção, a máscara.

Os comércios, que já foram liberados, sob a recomendação de seguirem os protocolos de segurança, estavam todos abertos e com uma movimentação normal diante do protocolo de flexibilização. Nas ruas do centro a movimentação de pessoas e veículos eram consideráveis.

A feira livre de Jaicós, considerada, economicamente, uma das mais importantes do Estado do Piauí, não  acontece desde o  dia 23 de março do ano em curso. A decisão foi recomendada pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Jaicós, e acatada pelo prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite.

Novo Decreto

A Prefeitura Municipal de Jaicós publicou um novo decreto em 15 de agosto, que mantém a suspensão da feira livre da Terra do Galo, para fins de prevenção  e enfrentamento à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

De acordo com documento, 035\2020, em  seu artigo, 1º fica mantida a suspensão da realização da feira livre que ocorre as segunda-feiras no município de Jaicós, em respeito á  necessidade de evitar aglomerações de pessoas,  até o dia 30 de agosto.

O decreto considera a necessidade de garantir a segurança jurídica às atividades privadas, essenciais à saúde, segurança e sobrevivência da população, sem prejuízo  da manutenção das medidas sanitárias  preventivas à disseminação do coronavírus.

Publicidade

 

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile