Connect with us

Jaicós

Marcelo Rosenbaum planeja nova viagem ao povoado Várzea Queimada, em Jaicós

Publicado

em

Marcelo Rosenbaum se encantou pela Várzea Queimada, no Piauí, há pelo menos 4 anos, quando escolheu a comunidade para fazer parte do seu projeto “A Gente Transforma”. Agora, depois de já ter trabalhado a criação de acessórios com os artesãos locais e reunido seus saberes em livro, o designer quer mais. Por meio de financiamento coletivo, ele pretende tirar do papel a Expedição Garupa – Chapada do Araripe, com uma missão: co-criar um modelo de turismo de base comunitária capaz de impactar o desenvolvimento socioeconômico de toda a região.

A viagem levará um grupo de especialistas (eram apenas 12 vagas, e restam só duas!) para uma imersão na Várzea Queimada, em Jaicós, entre de 13 a 17 de janeiro de 2016. A ideia é estabelecer um roteiro integrado na Chapada do Araripe, unindo Várzea Queimada, no lado piauiense, a Nova Olinda, no lado cearense.

https://www.portalaz.com.br/imagens/geral/20111228151846_3c182.jpgRosenbaum conta que vários motivos o levaram à Várzea Queimada. “Descobri que aquele era um dos lugares com menor desenvolvimento humano do Brasil. O que, na minha opinião, é um equívoco. Eles têm uma riqueza muito grande de saberes, o que não existiam eram oportunidades”, diz.

 

Desde 2012, o designer estuda profundamente as sabedorias ancestrais daquele povo, cujas raízes são principalmente indígenas e negras. Por meio do design, conseguiu introduzir em Jaicós a economia criativa. Provocou os moradores a enxergarem novas possibilidades no que lhes parecia banal, ensinou que a beleza também é um elemento cultural e uma fonte de renda. “É um povo muito rico em amor, com formas muito evoluídas de relacionamento, de levar o dia a dia. É algo muito lindo”, completa, emocionado.

https://i.ytimg.com/vi/4zS6XidQTUk/maxresdefault.jpg

Rosenbaum garante que a experiência de imersão na comunidade é transformadora. “É uma loucura poder viver com eles. É um despertar da sua noção de como se colocar no mundo. A percepção da essência, do pouco que precisamos para sermos felizes. Acontece uma troca muito grande com aquele povo”, explica.

Publicidade

Para embarcar na expedição, é preciso contribuir com uma das cotas acima de R$ 1.900. Há outras opções de ajuda, todas com recompensas muito bacanas – entre elas o livro de arte “Várzea Queimada: matéria, espírito e inspiração”, que será lançado no início do ano que vem, financiado pelo MinC.

Os detalhes do projeto, apoios e recompensas estão disponíveis na página da expedição na plataforma Catarse. Você também pode entrar em contato direto com a equipe da Garupa pelo telefone (11) 3042-9810 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: SiteRG

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS