Connect with us

DESTAQUES

Missa da Santa Cruz reúne multidão de fiéis em Jaicós; Veja fotos !

Publicado

em

Movidos pela fé, devoção e amor, centenas de fiéis católicos participaram na manhã desta quinta-feira (03) da tradicional “Missa da Santa Cruz”, que acontece anualmente, no Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município de Jaicós, distante cerca de 18 km da sede.

A santa missa foi presidida pelo bispo Dom Plínio e concelebrada pelos padres Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês (Jaicós), Edivaldo Santos, da Paróquia de São Sebastião, em Patos do Piauí, e Francisco Pereira Borges, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

A tradição, que se mantém viva há quase um século, reúne todos os anos, no dia 3 de maio, uma multidão de pessoas de Jaicós, municípios vizinhos e até de outros estados. Neste ano não foi diferente, centenas de fiéis enfrentaram a subida íngreme do morro para participar da missa e elevar a Deus seus agradecimentos e orações.

O casal Maria do Carmo e Miguel, do município de Itainópolis, participa da celebração todos os anos. Maria, disse que a missa representa várias coisas boas em sua vida. “É muita boa essa celebração, representa fé, esperança e muitas coisas boas, só tenho que agradecer a Deus. A gente cansa um pouquinho, mas a fé é maior e a gente continua. Estou muito feliz em participar mais uma vez” ressaltou ela.

Osvaldo de Sousa Silva, de Patos do Piauí, que participa da celebração há 8 anos, disse que a festa é um momento especial. “Essa festa é um momento rico na nossa vida, que nós não podemos perder. Essa tradição vem desde os meus avós e pais e a gente dá continuidade hoje, pois não podemos deixar de participar dessa festa tão bonita e especial” disse ele.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, disse que a celebração já é uma tradição que faz parte da vida e cultura do povo da região “A festa do Morro dos três irmãos faz parte da cultura e da vida do povo de Jaicós e dessa região, é uma festa tradicional, que já está na alma do povo e que todos os anos reúne pessoas de diversos lugares e até de outros estados, já é celebrada há quase um século. Contamos com uma grande participação este ano também e foi um momento muito forte de animação e celebração da fé”, disse ele.

Publicidade

Muitos católicos vão à Santa Missa para agradecer pelas graças alcançadas e pagam suas promessas indo a pé ao morro, acendendo velas, usando roupas brancas, subindo as escadas descalços, soltando fogos de artifício ou ofertando ex-votos, que são estatuetas e/ou variados objetos em forma de partes do corpo doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido.

Além das diversas demonstrações de fé que são vistas durante a celebração, as pessoas demonstram também gestos de gentileza, solidariedade e cuidado. Após o término da celebração, Juecil José de Carvalho, da cidade de Jaicós, recolheu várias garrafas que ficaram espalhadas pelo local. “Estou fazendo porque o tema da campanha é sobre preservar a natureza e nós temos que buscar realmente colocar em funcionamento. Quero pelo menos amenizar, sei que não dá para pegar tudo, mas estou fazendo minha parte e se alguém mais contribuir estará fazendo a sua também” ressaltou ele.

Pré romaria

Este ano, fiéis das paróquias de Nossa Senhora das Mercês e São Sebastião, em Patos do Piauí participaram também de uma pré romaria, em preparação para a 14ª Romaria da Terra e da Água, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho, na cidade de Paulistana.

Antes do amanhecer do dia, às 4 da manhã, os romeiros foram acolhidos na entrada do povoado Croazal, onde aconteceu o primeiro momento reflexivo, com o tema “Terra, água e bem viver”. Logo em seguida, os católicos saíram em caminhada. Durante o trajeto, foram realizados ainda dois momentos de reflexão, com leituras e apresentações que abordaram “A seca e os efeitos das mudanças climáticas e “Juventudes: globalização e cidadania”.

Após cerca de duas horas de caminhada até o local, os romeiros subiram o morro carregando uma cruz, que foi fixada no alto do morro como marco do evento e a imagem de Nossa Senhora das Mercês e participaram da celebração.

Este ano, a Romaria da Terra e da Água apresenta o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres” e lema “Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10). A iniciativa tem o objetivo de evidenciar o clamor do povo por vida digna e lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

“Essa mini romaria é uma preparação realizada em cada zonal para esse evento muito importante, a Romaria da Terra e da Água, que é de todo o Piauí. É um momento de tomarmos consciência da importância de nos emprenharmos mais na defesa da terra e da água” disse o padre Antônio Mendes.

Veja mais fotos: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS