Connect with us

DESTAQUES

Moradores reclamam de acidentes e pedem instalação de redutores de velocidade na BR 407 em Jaicós

Publicado

em

Há anos, moradores do município de Jaicós, que residem nos bairros João Melé e Nossa Senhora das Mercês, localizados às margens da BR 407, tem convivido diariamente com o perigo que oferece a rodovia federal. Vários acidentes já foram registrados e a população teme que mais pessoas sejam vítimas.

Os moradores reclamam dos perigos para crianças e idosos que precisam atravessar a BR, dos constantes acidentes, e pedem a instalação de redutores de velocidade e lombadas, em busca de uma solução para o problema.

Diante da problemática, e após uma campanha iniciada nas redes sociais, a reportagem do portal Cidades na Net esteve na manhã desta quarta-feira, 07 de outubro, nos bairros mencionados e conversou com moradores sobre a situação.

Euclides José Pereira, que reside há 6 anos no bairro João Melé, disse que a instalação de redutores é muito importante. “É muito importante colocar esses redutores ou quebra-molas aqui, porque eu já presenciei vários acidentes feios aqui. Essa é uma estrada que tem várias travessias, os carros vem em alta velocidade e por conta disso muitos acidentes são causados, e só tem como reduzir se tiver o quebra-molas” disse.

Ele falou também que se preocupa com os filhos, que todos os dias, atravessam a BR para ir à escola. “Tenho dois filhos que fazem essa travessia todos os dias para ir e voltar do colégio, às vezes é mãe que vai deixar na moto, mas eu sempre fico muito preocupado. Já teve vezes que eu estava aqui trabalhando na metalúrgica e ouvi a pancada e quando corri para lá a pessoa estava no chão, já aconteceu de morrer gente ou quebrar alguma parte do corpo” disse ele.

Publicidade

Euclides disse que tudo é decorrente da alta velocidade e pediu providências para o problema. “Tudo é por conta do abuso de velocidade, já colidiram até contra animais também. E eu queria que os responsáveis, os gestores tomassem providência quanto a isso, pois a gente poderia livrar várias vidas diminuindo esses acidentes. E queria também que todos os pais e moradores se preocupassem, porque eu sou a favor” concluiu ele.

O adolescente Carlos Manoel Reis, de apenas 13 anos, foi vítima de um acidente na BR há cerca de 3 anos. “Faz uns 3 anos que sofri um acidente, eu ia de manhã cedo com uns colegas para o colégio, meus colegas atravessaram e quando fui passar também a moto me pegou. Não bateu em cheio, mas na velocidade que vinha, quando bateu eu fui cair do lado da pista. Eu tive um problema na perna, passei seis dias internado, mas graças a Deus hoje estou melhor” disse.

Carlos disse que a instalação de quebra-molas e redutores ajudariam. “Acho que com um redutor e quebra-molas reduziam a velocidade. Seria muito bom para nós que atravessamos a pista. Aqui no bairro tem várias crianças pequenas e também alunos da minha idade que precisam atravessar a pista todo santo dia para ir ao colégio. Teve uma senhora também que já sofreu acidente, e na época, ela sequer foi socorrida pela pessoa” falou.

A senhora Catarina Maria da Costa também foi uma das vítimas de acidente na BR. Ela até hoje carrega as sequelas. “Já faz muitos anos que sofri esse acidente, uma moto passou em alta velocidade, passou por cima da minha perna e quebrou o osso da canela. Fui levada para Teresina e até hoje eu caminho de muleta, nunca fiquei boa” disse ela, que ainda completou “Isso aí pode acontecer com qualquer um, pode até morrer, eu mesma cheguei perto de morrer. A pessoa que me atropelou nunca deu ajuda em nada. Seria bom se colocassem redutor, eu acho que mesmo assim ainda pode acontecer, mas poderia diminuir” falou.

Reginaldo Elói do Nascimento, que mora no João Melé há 22 anos, disse que a velocidade com que os veículos trafegam é alta e os redutores seriam um benefício para a população. “A velocidade que andam nessa BR é muito pesada para um local que passa muitos pedestres. A instalação desses redutores, com certeza, só vem a beneficiar a sociedade. Nesses 22 anos que estou aqui já presenciei quatro acidentes, principalmente nessa passagem sentido Centro ao açude Tiririca. É um local de grande risco” disse ele.

Ele ainda disse que se preocupa com os netos que tem que atravessar a BR e fez um alerta para que sejam buscadas soluções.  “Moro com minha família aqui, tenho dois netos, um de quatro e um de cinco, que sempre quando vem atravessando a pista com a mãe ou avó a preocupação aumenta. As autoridades tem que abrir os olhos para esse tipo de coisa que vem a prejudicar a sociedade. Tem que fazer lombada, tudo que for preciso para o benefício da população” falou.

Publicidade

No bairro Nossa Senhora das Mercês, conversamos com a senhora Maria de Jesus da Conceição, que está há mais de 20 anos no bairro. “É muito importante colocar esses redutores. Aqui na minha casa tem muitas crianças, e aí passa carro e moto que tenho medo de passar por cima até dos adultos, ainda mais das crianças. É muito bom ter um quebra-molas também, porque as pessoas vendo acho que elas vão ter mais atenção. O que mais tenho vontade é de fazerem isso aí para evitar esses acidentes.  Já presenciei vários acidentes, já fez foi morrer gente aqui na beira dessa pista na nossa frente” disse.

Dona Maria de Jesus ainda levantou outros problemas enfrentados no bairro, que segundo ela, é esquecido. “Eles deviam andar para ver onde tem as coisas que não estão certas. Nosso bairro é esquecido. Essas árvores aqui na frente dá muito lixo e não tem um carro para pegar, pegam apenas o lixo de casa e eu vivo cansada trabalhando em limpeza. Outra coisa que está muito perigosa aqui é quantidade de cachorros, às vezes a gente vai passando de moto e para, para não levar um acidente. Um dia um rapaz caiu por causa dos cachorros” disse.

Ela completou dizendo que a reportagem do portal Cidades na Net chegou em uma boa hora.“E eu acho que vocês vieram aqui em uma boa hora minha filha, foi muito boa essa vinda sua aqui. E tendo um quebra-molas aí as pessoas vão respeitar, porque aí passa gente de moto que quem estiver no meio eles levam. Então, Deus lhe abençoe por ter vindo aqui fazer isso” destacou.

O jovem Rogreciano Pereira disse que é uma necessidade colocar redutores ou quebra-molas na BR. “É de necessidade colocar os redutores, quebra-molas, alguma coisa para diminuir a velocidade. Aqui os caras passam muito rápido de moto e carro. Tem também muitos alunos, idosos, crianças passando de uma lado para o outro na BR. Esse bairro é muito movimentado e o trânsito é muito perigoso, a qualquer hora pode acontecer, como já aconteceu, acidentes e mortes aqui. E se não tomar uma providência para diminuir a velocidade nesse trânsito qualquer hora pode acontecer o pior com pessoas da família da gente ou qualquer outra pessoa” contou ele.

Rogreciano destacou ainda que as providências devem ser tomadas imediatamente e que acredita que a colocação de quebra-molas não é algo difícil. “Alguém tem que tomar providências imediatamente, não esperar que o pior aconteça. As autoridades podem fazer isso, porque não é uma coisa difícil, colocar uns dois ou três quebra-molas aqui. Acho que isso não é nada demais para o pessoal que pode, eles só tem que acordar e entender o que a gente está pedindo. E eu acho que as autoridades daqui tem força de vontade. O Neném mesmo tem sido um cara exemplar na cidade, o melhor prefeito, no meu ponto de vista. Ele tem cuidado da cidade, visto o lado da educação, esporte, lazer. Nunca existiu em Jaicós uma gestão como está sendo a do prefeito atual” concluiu ele.

Publicidade

O idoso Francisco Matias Neto, de 83 anos, mora no Senhora das Mercês há 16 anos, e disse que a BR é perigosa, principalmente para crianças e idosos. “É importante colocar esses redutores aí, porque evita acidente com as crianças, eu que sou idoso ou qualquer um jovem também, é perigoso passar essa BR. Na pista aí já teve muitos acidentes, um ano desse morreu um rapaz aí, o carro pegou ele bem aí, o pessoal correu para lá e ele estava acabando de morrer” contou.

Ele também disse que precisa entendimento por parte da população. “Aqui tem um pessoal “desbocado”, passa de moto feito doido, e é porque a polícia sempre reclama, mas não tem jeito. Então, as pessoas tem que entender também. Nesse bairro tem muita gente, criança, jovem, idoso, e todo mundo corre perigo. Fui hoje pegar água do outro lado da pista e passei dez minutos esperando para passar, o trânsito aí cedinho é demais” disse.

Hermenegildo João disse que a instalação de redutores pode ajudar a preservar vidas. “É importante demais colocar esse redutores na BR, protege muito a vida das pessoas, principalmente as crianças, que sempre estão atravessando aqui para ir à escola. Já tenho 72 anos, ando devagarinho, então para mim também é perigoso. Já presenciei foi morte aqui por conta do abuso da velocidade. Eu tinha dois transportes, a moto já vendi e o carro está encostado porque achei que não era mais capacitado para estar transitando na BR. Porque quem dirigi, tem que dirigir por si e pelos outros e mais pelos outros do que pela gente. E assim para o pedestre também, ele tem que ter atenção nele e nos veículos que estão transitando” disse.

O idoso disse também que os moradores pedem benefícios, mas muitos não são atendidos e ressaltou a importância de uma escola no bairro para evitar que as crianças tenham que atravessar a BR diariamente. “A gente pede as coisas, mas muitas não são atendidas. Eu mesmo quando vim morar aqui entrei com requerimentos pedindo benefícios e também nessa parte de segurança. Alguns foram atendidos, mas muitos não. Eu lutei muito até por um colégio para proteger essas crianças, mas dizem que tem muitas escolas e poucos alunos, mas não é assim, porque vejo mãe de família saindo daqui com criança pequena lá para “O Bolinha”. É um dificuldade, já merecia um colégio aqui e tudo isso são coisas que protegem a vida das pessoas” finalizou ele.

O problema da BR 407, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é antigo e já repercutiu várias vezes na Câmara Municipal de Jaicós. Ainda no ano de 2016, a vereadora Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha, em Requerimento aprovado, solicitou ao Superintendente Regional do DNIT no Estado do Piauí, a instalação de redutores eletrônicos de velocidade na rodovia.

Publicidade

Em 2014, os vereadores Benedito Alencar, Oziana Oliveira e Jozete Carvalho, em requerimento conjunto, também ressaltaram o problema e solicitaram a instalação de lombadas como uma medida provisória. Anteriormente, no ano de 2013, Mávio Silveira, vereador na época, manifestou preocupação com a segurança dos moradores dos Bairros João Melé e Nossa Senhora das Mercês e pediu a instalação de lombadas e faixas de pedestres na BR 407.

No entanto, o problema persiste até hoje e os moradores aguardam uma solução. O local é bastante movimentado, pois nas adjacências ficam a Companhia de Polícia Militar, a AABB, a Unidade de Saúde Alberto Bessa, postos de combustível e outros importantes pontos comerciais, que faz com que o trânsito de pessoas e veículos aumente ainda mais na rodovia.

Notícias relacionadas: Jaicós registra acidentes na BR 407 e dois motociclistas ficam gravemente feridos

Vereadora quer redutores de velocidade para evitar acidentes na BR 407, em Jaicós

JAICÓS | Homem morre em acidente entre carro e moto na BR 407 e criança sai ilesa

Acidente entre ônibus escolar e motocicleta deixa duas pessoas gravemente feridas em Jaicós

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS