Connect with us

Campo Grande do PI

MP vai acompanhar ações de combate à evasão escolar na Rede Estadual de Jaicós, Massapê e Campo Grande do PI

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Jaicós, instaurou procedimentos administrativos, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas de educação desenvolvidas em escolas da Rede Estadual, voltadas ao combate à evasão escolar.

Os procedimentos, publicados no Diário do Ministério Público desta quarta (14), foram direcionados às Escolas da Rede Estadual de Ensino de Jaicós, Massapê e Campo Grande do Piauí.

Nas portarias, a promotora Karine Araruna Xavier, considerou que, a escola é elemento fundamental e decisivo na formação da juventude, sendo transformadora dos indivíduos e da sociedade, apresentando-se, inclusive, como fator primordial para se alcançar a cidadania plena.

Observando a reiteração de faltas injustificadas de alunos, o MP recomendou que as escolas adotem medidas visando a identificar as possíveis causas, estabelecendo, de forma proativa, contato com os pais ou responsáveis pelo (a) aluno(a), com viés eminentemente acolhedor, objetivando fazê-lo (a) retornar à assiduidade no desenvolvimento das atividades escolares, no prazo máximo de uma semana, mostrando a obrigação da família para com a educação da criança ou adolescente.

O MP ainda destacou que, esgotados os recursos escolares em relação aos educandos faltosos, as unidades devem comunicar ao Conselho Tutelar do Município, encaminhando a relação dos que apresentem quantidades de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei, para as providências cabíveis com vistas ao efetivo retorno dos alunos ao atendimento educacional, podendo o órgão, se necessário, aplicar medidas de proteção à criança ou adolescente.

Publicidade

Clique aqui e veja as portarias!

O QUE DIZEM AS ESCOLAS

Em contato com a equipe do Cidades Na Net, duas escolas, das cidades de Jaicós e Massapê, se posicionaram sobre os procedimentos, e falaram sobre o trabalho que já tem sido realizado com o alunado.

A Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, de Massapê do Piauí, esclareceu que o acompanhamento constante do rendimento e da frequência escolar dos estudantes, bem como o combate à evasão escolar, faz parte da política de gestão adotada na escola.

A escola informou que são seguidas diversas medidas, entre elas o estabelecimento de canais de comunicação direto com os pais/responsáveis por meio de encontros e reuniões presenciais, ligações telefônicas e/ou através das redes sociais digitais, tendo estas últimas sido intensificadas durante o período da Pandemia da Covid-19; Elaboração de Planos de Ação e Planos de Estudos Mensais; elaboração de resumos teóricos e gravação de vídeo aulas; disponibilização de materiais impressos para os alunos sem acesso à internet; e realização de reuniões e encontros formativos com o corpo docente e administrativo da escola.

Publicidade

A unidade também informou que as medidas estão contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, destacando, entre outros avanços, o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aumento da Proficiência Média e da Proficiência Padronizada do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa; melhora em 51 habilidades da Matriz de Referência na última edição do SAEB e aumento no número de alunos matriculados.

A unidade ainda destacou que houve uma melhora no desempenho dos alunos e ex-alunos da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo que na última edição, a aluna Anaíla de Araújo Brito atingiu 980 pontos na Redação. Além dela, outros alunos da escola também se destacaram, como por exemplo, a ex-aluna Raquel de Carvalho Lopes, que atingiu 920 pontos na Redação.

O diretor da U.E. Anísio de Abreu, de Jaicós, Francisco Valdinar, disse que a escola tem feito o acompanhamento dos alunos. “Nós do Anísio de Abreu, desde o início das aulas online, no ano de 2020, tivemos sempre essa preocupação de estar em contato com os alunos e pais para que os alunos permaneçam fazendo suas atividades, participando das aulas. Recebemos essa semana uma recomendação do MP, mas de fato, já estamos fazendo esse trabalho. No ano de 2020 tivemos um impacto maior, o que acredito que ocorreu com todas as outras instituições de ensino, com essa nova forma de ensinar, pois alunos e professores não estavam habituados com essa didática”.

Ele disse que apenas três não acompanham as atividades online, por não terem acesso à internet, mas realizam as atividades impressas. “Mas no momento, o Anísio de Abreu não está tendo grande dificuldade com relação a participação dos alunos. Aqueles que não tem acesso a internet, estão fazendo atividades impressas. Neste ano o governo distribuiu chips com internet para os alunos, o que facilitou mais para acompanhar as aulas. Então, no momento, só temos três alunos que não estão acompanhando as atividades de de forma online”.

O diretor também falou que foi verificada a ausência de dois alunos, mas a escola fez contato com eles, que já estão realizando as atividades normalmente. “Esse ano tivemos apenas dois problemas com alunos que não estavam frequentando as aulas, mas temos o cuidado de estar sempre em contato com os professores para saber quais são os alunos faltosos. E aí, quando verificamos que dois alunos não estavam fazendo as atividades normalmente, já entramos em contato e agora está tudo de forma regular, com todos fazendo as atividades”.

Publicidade

Ele ainda destacou que também orienta os professores para que o repasse do conteúdo possa ser feito de uma maneira que o aluno tenha uma maior aproximação com a escola. “E a gente sabe que as aulas online são totalmente diferente, que quando o aluno não está presencialmente na instituição, ele tem a tendência de perder um pouco o vínculo com a escola, mas a gente tem buscado orientar o professor para que ele faça vídeo aulas, chamada de vídeo, para poder o aluno ter um contato maior com a escola. E também sabemos que acontece do aluno atrasar a devolução da atividade, mas quando isso acontece a coordenação da escola vai cobrando e a gente consegue sanar essa dificuldade” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS