Connect with us

Jaicós

Município de Jaicós é aprovado na Lei Paulo Gustavo e terá mais de 180 mil reais destinados a cultura

Publicado

em

Jaicós está entre os municípios do estado do Piauí aprovados para a destinação de recursos através da Lei Paulo Gustavo. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (31), pela secretária municipal de Cultura, Alessandra Leal.

A Lei Paulo Gustavo direciona R$ 3,86 bilhões do superavit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais.

Para a centenária cidade de Jaicós, a lei vai destinar um montante de R$ 185.760,00.
Pessoas físicas e empresas que atuam na área cultural se cadastram para ter acesso ao recurso e o município faz a seleção dos projetos que vão receber a verba.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura fez o envio do plano de ação no último dia 25, recebendo hoje o resultado da aprovação. “Em um dia importante para o município, em 25 de maio concluímos o plano de execução e inserimos na plataforma da lei. Hoje, 31 de maio, tivemos a felicidade de confirmar a aprovação do mesmo. Agora, assim que encerrar o prazo de 60 dias para inserção dos planos na plataforma, o orçamento será repassado para os municípios e estados, já permitindo abrirem seus editais e prêmios” disse a secretária Alessandra.

O município de Jaicós possui 65 artistas inscritos no mapeamento cultural, nos segmentos de Música, Cultura Popular, Literatura, Patrimônio imaterial, Artes cênicas, Tecnologia e inovação, Difusão e divulgação cultural e Artes plásticas.

Publicidade

A gestora da pasta da cultura ainda destacou a relevância da lei. “Nosso repasse será de mais de 185 mil reais. Essa é uma lei importante, que determina um orçamento nunca visto antes para os municípios e para a cultura de um modo geral. É uma alegria ter nossa cidade de Jaicós contemplada. O município fez sua distribuição da melhor forma possível, para que o orçamento chegue nas mãos dos artistas” concluiu.

Facebook

MAIS ACESSADAS