Connect with us

DESTAQUES

No aniversário de Jaicós, prefeito entrega Unidades de Saúde, veículos, praça e calçamento do pov. Croazal

Publicado

em

A cidade de Jaicós, foi presenteada com importantes investimentos, neste domingo, 21 de fevereiro. A Prefeitura Municipal, inaugurou diversas obras, que foram entregues a população durante a programação alusiva ao aniversário de 187 anos do município.


JAICÓS 187 ANOS | Veja fotos do hasteamento das bandeiras, entrega de veículo e café comunitário


Na abertura da programação, inicialmente foi realizado o momento cívico, que aconteceu em frente à sede do Poder Executivo Municipal, durante o qual foi realizado o hasteamento das bandeiras, feito pelo prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, o presidente da Câmara Municipal, João Bosco Lima, Bosquinho, e o comandante da 3ª CIA de PM, Capitão Edivan Martins.

A abertura também contou com a participação da banda marcial, um momento ecumênico, com a participação do pároco de Jaicós, Miguel Feitosa, e dos pastores Edgar Marques, José Francisco e Ednaldo de Sousa, e a recitação de um poema em homenagem a Jaicós, feito pela poetisa Girlene Carvalho. Logo após, foi realizado o corte do bolo e café comunitário.

Ainda em frente a prefeitura, o gestor municipal fez a entrega de um caminhão para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. As chaves do veículo, modelo hyundai hd80, foram entregues ao secretário Jessé Gonçalo da Silva, que comanda a pasta.

O veículo, que segundo Neném de Edite, vai beneficiar também a área da agricultura familiar, é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Átila Lira, no valor de R$ 167 mil, reivindicada por Márcio Crisanto, ainda durante seu mandato como vereador.

O secretário de Obras, Jessé Gonçalo, disse que o veículo é uma importante aquisição, que vai contribuir para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz. “Para a gente que está a frente da Secretaria de Obras, esse veículo é certamente um instrumento muito importante. Hoje, graças a Deus o município conta com uma gestão comprometida com todos os seguimentos e a Secretaria de Obras hoje recebe esse presente para que o seu trabalho possa ser desempenhado uma forma mais eficiente e eficaz. Então, para nós é um privilégio muito grande estar recebendo esse caminhão, para fazermos um trabalho mais ágil, no que diz respeito a essa secretaria que é muito importante para o município, que hoje vivencia um avanço muito grande de obras”.


JAICÓS 187 ANOS | Confira as fotos das inaugurações de obras


Iniciando a maratona de inaugurações, a primeira benfeitoria entregue foi a Praça Maria do Socorro Leal Lélis, Socorro Lélis, localizada no bairro Serranópolis. Familiares da homenageada estiveram presentes, e a senhora Maria Mazzarelo Lélis, prima da homenageada, falou representando a família, e leu uma mensagem enviada pela sobrinha neta de Socorro Lélis. O jornalista Ivo Farias, ex-aluno da professora, também prestou uma homenagem.

Com um investimento de 172 mil reais, a praça foi reconstruída, tornando-se mais um espaço para o convívio social e lazer da população, e um dos cartões postais da cidade. O local recebeu piso, bancos, fonte de água, iluminação e foi arborizado.

Em seguida, contando com a presença dos deputados Júlio César e Georgiano, foi feita a entrega da reforma e ampliação da principal Unidade Básica de Saúde da cidade, a Amélia Crisanto, também situada no bairro Serranópolis.

Com recursos destinados através de emenda do deputado federal Júlio César, a unidade recebeu diversas melhorias, e conta agora com toda estrutura para melhor atender a população.

A UBS possui uma ampla recepção, consultórios médico, odontológico, e de enfermagem, sala de exame citopatológico, sala de vacina, SPA, sala de coleta, duas salas multiprofissionais, laboratório, sala de observação, sala de reunião, brinquedoteca, copa, e banheiros.

A Coordenadora da UBS, enfermeira Rakel Monteiro, se pronunciou durante a inauguração e disse que agora a cidade conta com uma UBS estruturada. “Há muito tempo buscávamos ter uma UBS que estivesse a altura do nosso comprometimento, mas era necessário força e governabilidade, para que essa realização fosse possível. Com muito orgulho quero destacar que através do empenho e dedicação do nosso prefeito, junto as emendas parlamentares disponibilizadas pelo deputado Júlio César, podemos agora usufruir dessa agradável e confortável instalação. Temos agora uma UBS definida e estruturada, e não mais uma confusão de salas. A população agora vai conseguir distinguir o que é a UBS e a secretaria. E testemunho o quanto o trabalho incansável e diuturno do nosso prefeito e da nossa secretária municipal de saúde, foi essencial para que essas e demais obras da saúde fossem realizadas”.

Em seu discurso, o deputado Georgiano falou dos investimentos e anunciou mais recursos para Jaicós. “Ao longo desses mais de 4 anos de gestão do prefeito Neném de Edite, o nosso mandato, e parceria com o Governo do Estado, já teve oportunidade de trazer mais de 5 milhões de reais para serem investidos na cidade de Jaicós. E aqui anuncio outras ações que traremos para Jaicós nos próximos dias. Já colocamos uma emenda de 300 mil para ajudar na reforma do hospital, recurso que deve ser liberado até 10 de março. Estamos na fase de homologação da licitação de mais 3 km de asfalto para a zona urbana do município, quase 1 milhão e meio de asfalto”.

Publicidade

Ele ainda disse que as diversas ações chegam ao município devido a gestão comprometida do prefeito municipal. “Um conjunto de ações como essas chega juntando a nossa força, com o deputado Júlio César, e a grande parceria que nós temos com o Governo do Estado. E graças a iniciativa dessa gestão, uma gestão pé no chão, comprometida, que sempre trabalha buscando apresentar os melhores resultados, é que Jaicós tem se transformado e a cada dia que passa vem ganhando mais destaque, porque tem uma gestão séria, que realmente melhora a vida da população. Então Neném, conte com a gente, com o nosso mandato na Assembleia Legislativa”.

O deputado Júlio César, reforçou o apoio a gestão de Neném de Edite. “Nós fazemos a política de resultado, em favor não do Neném de Edite, mas feito por ele, e em favor do povo de Jaicós. Neném você está iniciando o segundo o mandato, e temos aqui também três prefeitos amigos nossos, e quero dizer que vocês vão ter nesse mandato, um apoio ainda maior, tanto meu, quanto do deputado Georgiano. Sua gestão Neném, já é hoje, e vai se reforçar ainda mais como a melhor gestão dos 187 anos de Jaicós como município”.

O prefeito Neném de Edite, falou da importância da obra entregue. “Para mim é um prazer estar aqui hoje na rua Constâncio Lopes, entregando essa UBS. A gente conhecia ela há muito tempo e sabia a situação. As pessoas chegavam aqui e era uma indecisão de salas, não sabiam onde eram realizados os exames, consultas, mistura a Secretaria de Saúde com a UBS, mas agora não, pois está o ambiente da secretaria lá dentro e aqui a unidade, com toda estrutura, equipamentos modernos, onde todo mundo vai estar bem para trabalhar e receber a população”.

Ele também agradeceu o apoio dos deputados Júlio César e Georgiano. “E quero agradecer a esse baluarte, o deputado Júlio César, que destinou uma emenda de 449 mil para essa UBS. A obra ficou por 310 mil, mas a Secretaria de Saúde, com o Conselho de Saúde, fez a transposição do resto de recurso, para investir na própria saúde. Então, só tenho que agradecer ao Júlio César, grande deputado federal, e a esse parceiro, Georgiano, maior deputado da história do Piauí. Minha gratidão aos dois, que desde o meu primeiro mandato, quando fui em busca do PSD, acreditaram e me acolheram”.

Na oportunidade, também foi inaugurado o espaço de eventos e recepção da Secretaria Municipal de Saúde, denominado de Fulgêncio Cândido Veloso. Foi feito o descerramento da placa, e a entrega de uma réplica da mesma à esposa do homenageado.

Publicidade

Logo após, foi entregue a mais nova Unidade Básica de Saúde da cidade, que foi nomeada de Edite Maria da Silva Oliveira, Dona Edite, através de Projeto de Lei de autoria do vereador João Bosco Lima (Bosquinho).

Na solenidade, após o descerramento da placa, corte da fita inaugural e apresentação das instalações da UBS, o filho mais velho de Dona Edite, Osmildo Oliveira, agradeceu pela homenagem. “É motivo de muita alegria estarmos aqui hoje recebendo essa UBS em nome da minha mãe. E estou muito feliz em poder estar representando como filho e irmão mais velho. É uma pena ela não está aqui, mas quero dizer que essa saudade de 1 ano de e 9 meses que estamos sentindo, tem feito a família se unir cada vez mais, lutar e buscar muito mais para Jaicós”.

Osmildo ainda disse que a UBS é um importante benefício para a cidade. “Tenho certeza, que o incentivo do nosso prefeito Neném é a Dona Edite, que leva ele a sempre buscar o melhor para Jaicós. Tenho certeza que ele vai continuar trabalhando. Esse posto é um benefício muito grande, que esperamos que o povo possa conservar e usar da melhor maneira possível. Muito obrigado Neném por essa homenagem, por resgatar um prédio que estava sem uso e fazer uma UBS em nome da nossa mãe” concluiu.

Com o novo espaço de assistência à população, localizado no Centro, o município descentraliza mais os serviços de saúde, que anteriormente eram ofertados somente nos bairros Serranópolis, Nova Olinda e Nossa Senhora das Mercês. A UBS conta com consultório Odontológico, consultório Médico, e SPA.

Em entrevista, a Secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que a gestão municipal tem feito a diferença, através da realização de várias ações. “São obras de grande importância para Jaicós, um município que há muito tempo era carente, e essa gestão tem mostrado que veio para fazer a diferença, e constantemente demonstra isso a população com a realização de ações. E hoje foram entregues mais investimentos dessa gestão, que foram dois postos de saúde que vão dar maior comodidade à população em todos os aspectos de atendimento a saúde”.

Audeli informou que além da nova estrutura, a UBS Amélia Crisanto também passará a disponibilizar de um atendimento mais amplo. “Nós também estamos com uma inovação, na UBS Amélia Crisanto, que anteriormente funcionava com médico PSF apenas dois dias na semana e no horário da manhã, mas agora vamos funcionar de segunda a quinta, de manhã e de tarde, e vamos também estar ampliando os serviços no horário da tarde, para diminuir o fluxo tão grande da manhã. Então, vamos ter psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, atendendo manhã e tarde para melhorar a assistência a população”.

Ela ainda falou que a nova UBS, Dona Edite, chega para reforçar a assistência a população. “E ganhamos a UBS Dona Edite, que chega para desafogar os serviços e oferecer um reforço para a área do Centro da cidade, que é tão movimentado. A unidade terá atendimento diário também, com médico, técnico, SPA, pequenas suturas e consultório odontológico também totalmente equipado”.

Os últimos investimentos foram entregues na zona rural da cidade. No povoado Croazal, o prefeito e comitiva entregaram 7.138,95 metros de pavimentação poliédrica, obra na qual foram investidos R$ 629.127,86, destinados através de solicitação do deputado estadual Georgiano Neto. A obra foi executada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural.

Publicidade

O deputado Georgiano, disse que ainda este ano, destinará recursos para concluir a pavimentação. “Tivemos a felicidade de receber a reivindicação dessa obra por parte do prefeito Neném de Edite, e com o governador, sempre muito sensível a todas os pleitos apresentados pelo nosso mandato, tivemos oportunidade de destinar mais de R$ 629 mil, um valor de recurso nunca antes visto investido em um povoado aqui na cidade. Ficou faltando 3 mil m² para fechar 100% o povoado, mas quero dizer Neném, que vamos destinar os recursos ainda neste orçamento de 2021 para garantir a conclusão”.

O vice-prefeito, Weslly Bispo, parabenizou a cidade e o povoado Croazal, e afirmou que a gestão ainda fará muito mais pela cidade. “Quero parabenizar a nossa cidade pelos 187 anos de emancipação, e também o nosso povoado Croazal, que recebe essa obra tão sonhada. Obra que muitos políticos fizeram promessas falsas, mas hoje, com o prefeito Neném de Edite, vemos ela sendo realizada. E afirmo que vamos dar continuidade ao trabalho, e sem dúvida, faremos muito mais por Jaicós” destacou.

Quem também se pronunciou foi o presidente da Câmara Bosquinho, que enalteceu o trabalho feito pelo prefeito e reforçou a parceria com a gestão. “Inicialmente, agradeço a Deus pelo grande dia que estamos vivenciando no município de Jaicós. Lembro-me bem quando no ano de 2017, Neném de Edite me chamou para fazer uma parceria política e administrativa […] e eu acreditei no sonho, sonhei junto com ele, e hoje me sinto realizado em ver a quantidade de obras e realizações no município de Jaicós. Isso me deixa muito feliz enquanto representante do povo, e muito feliz, Neném, enquanto seu amigo, porque você é um homem de palavra e tem a cada dia se esforçado para cumprir isso. Hoje vejo com tranquilidade que o povo tem orgulho de dizer que é jaicoense. E digo, Neném, enquanto mandato este vereador tiver, estaremos nesta parceria sempre correndo atrás de benefícios para a nossa terra”.

O povoado, que é um dos mais populosos da cidade, também foi contemplado com a entrega de uma ambulância 0km, adquirida com recursos próprios da Prefeitura Municipal, num investimento de 104 mil reais. O prefeito entregou a chave ao controlador geral do município, Wandym Lima.

O prefeito Neném de Edite disse que cumpriu uma importante missão povoado com a entrega das benfeitorias. “Hoje a gente tem prazer de citar que é jaicoense, que sou do povoado Croazal. A gente anda nas ruas desse povoado de cabeça erguida, sabendo que uma missão foi cumprida. Estou feliz com todas essas obras entregues a população. Estamos entregando hoje também uma ambulância zerada, comprada com recurso próprio. Mesmo que o povoado hoje já esteja sendo assistido pelo SAMU, vamos deixar uma ambulância aqui de prontidão. Vamos treinar um motorista com carteira D para dar assistência 24 horas ao povoado” disse.

 

Wandym Lima, Chagas de Braulina e Zé Nilton, que são moradores do povoado, também se pronunciaram, manisfestando alegria e agradecendo ao prefeito e deputado pela importante obra. Ainda fizeram uso da palavra o secretário de Obras, Jessé Gonçalo, e o deputado Júlio César.

Publicidade

Além das autoridades já citadas, também estiveram nas programações, os vereadores Benedito Alencar, Dalvenisa Nascimento, João Messias da Costa, o Messias Porteira, Francisca Paiva, é José Reis; o Secretário de Esporte e Lazer de Teresina, Eduardo Draga Alana, secretários municipais, Alessandra Leal (Cultura), Deusmar Costa (Gabinete), Antônio de Pádua (Educação), Oziana Oliveira (Assistência Social), Lázaro Reis (Administração), Lindon Viana (Finanças), João Bosco (Desenvolvimento Rural) Degerson Lima (Relações Institucionais); os prefeitos Valdinar Silva (Padre Marcos), Rivaldo Carvalho (Massapê do Piauí), Gederlânio Rodrigues, o GD, (Jacobina do Piauí), Joaquim Neto (Patos), Eudes Ribeiro (Fronteiras), Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (Campo Grande). Também o vice-prefeito, Elias João Ramos (Dr. Elias), os vereadores Quirino Bezerra (Presidente da Câmara), e Jardânia Ramos, ambos de Campo Grande; ex prefeito de Massapê, Francisco Epifânio, o Chico Carvalho; as primeiras damas, Lucileide Carvalho e Edilene Silva, de Massapê e Padre Marcos, respectivamente.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS