Connect with us

Jaicós

“Nos três anos que ainda temos de gestão, nossa luta será incansável” diz prefeito de Jaicós sobre obra da adutora

Publicado

em

O sonho da adutora, há muito tempo esperado pela população de Jaicós, tem se tornado uma necessidade cada vez mais urgente, diante da crítica situação em que se encontra o açude Tiririca, reservatório responsável pelo abastecimento da cidade.

Preocupado com a problemática enfrentada pela população, o gestor municipal, prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, tem se empenhado em busca de soluções.

Em entrevista recente ao Cidades na Net, Neném de Edite disse que até o término da gestão, sua luta para conseguir uma adutora será incansável. “Por minha vontade e se tivesse condição, a gente já tinha “metido a cara” para resolver esse problema, mas infelizmente fica além da nossa vontade. Mas ainda temos três anos de gestão à frente e nesse tempo vai ser incansável nossa luta. Tenho conversado muito com o deputado Georgiano e exposto a minha insatisfação pela questão dessa adutora. Todo dia mando foto, falo que a população está pagando 30 reais por mil litros de água”.

Para o prefeito, é preciso a união de todos em prol da obra que vai beneficiar toda a cidade. “A adutora não é mais só um sonho do Neném de Edite, mas de toda a população de Jaicós. É hora de todos se unirem e cobrarem seus representantes, porque esse é um problema que já vem se arrastando ao longo do tempo e precisa ser sanado. Para o bem de toda a nossa cidade, Jaicós precisa dessa adutora”.

No final do mês de setembro, Neném de Edite esteve em Teresina, onde participou de reuniões na Defesa Civil, no Instituto de Águas e na Agespisa. O gestor também já tratou sobre o abastecimento da cidade com representantes políticos.

O prefeito disse que tem buscado levar o problema ao conhecimento de todos, mas que ainda falta empenho da classe política. “Estive com o senador Marcelo Castro, levamos o problema também a senadora Eliane, suplente do Ciro Nogueira, pois precisamos unir forças. O Governo do Estado também é ciente disso aqui. Fiquei mais animado porque já vi o projeto andando, mas tem os trâmites legais e é uma obra muita cara, que passa de 80 milhões, recurso que não se adquire de um dia para a noite. Mas também acredito que falta a boa vontade política, pois já era para ter saído do papel”.

Publicidade

Enquanto luta para que o projeto da adutora saia do papel, o Governo Municipal tem se empenhado em busca de garantir ações que possam amenizar a problemática e socorrer a população.

“Estamos investindo na questão da água, pois sabemos o problema que estamos vivenciando em Jaicós. Estamos aguardando a perfuração de vários poços dentro da cidade e alguns poços das escolas do estado estão sendo equipados para a água servir tanto para escola, e também como chafariz para as residências próximas as escolas” informou.

Jaicós está sendo atendida também pela Defesa Civil, mas, segundo o prefeito, os cinco carros pipa que realizam operação na cidade, mais o caminhão do PAC, que acomoda 16 mil litros de água, não estão sendo suficientes para atender toda a demanda. “Os paliativos ajudam, mas não resolvem em definitivo” ressaltou ele.

O município também está investindo na melhoria do abastecimento na zona rural. “Estamos investindo mais de 320 mil em caixas d’água, bases, canos de adutora, revestimento e limpeza de poços, para que possa melhorar o sistema de abastecimento na zona rural. Em várias localidades que tinha caixa de 5 mil litros, já com muito tempo de uso, estamos trocando, colocando uma base alta de 10, 5 e 15 metros de altura, com as caixas no mesmo potencial da base. O intuito é que possa ficar numa altura elevada para ir água com mais intensidade até as residências”.

Nas ações mais recentes, foram beneficiadas com instalação de reservatório e a ampliação de sistemas de abastecimento, as localidades Santana, Siriema, Umbuzeiro das Pedras e Boa Vista.

“Não vamos desistir de lutar por essa adutora, que é a única solução definitiva para o problema da nossa Jaicós, mas enquanto a obra não sai do papel, vamos seguir fazendo o que estiver ao nosso alcance para amenizar o sofrimento da nossa população” concluiu o gestor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS