Connect with us

Jaicós

Novos conselheiros tutelares de Jaicós passam por capacitação

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nos dias 03 e 04 de dezembro, uma capacitação para os novos conselheiros e suplentes do município.

A formação aconteceu no auditório da Assistência Social e na sede do Conselho Tutelar, ministrada por Francisco Ribeiro, da Vision Consultoria, com o intuito de preparar a nova equipe de conselheiros eleitos, para a atuação voltada aos cuidados, deveres e direitos das crianças e adolescentes.

Além dos conselheiros eleitos e suplentes, estiveram presentes também os atuais integrantes do conselho, e as integrantes do CMDCA, Arlete Dias, presidente, a vice-presidente, Joana Oliveira, a gerente Pedagógica, Luzia Isabel e Marcilene Carvalho.

Características do Conselho Tutelar, funções Legais, atribuições do Conselho Tutelar, habilidades básicas, principais interlocutores, dia a dia do Conselho Tutelar, o que é um caso relevante para o Conselho Tutelar, como atender e encaminhar um caso prático, perguntas e respostas, relação CMDCA e CT, casos práticos e modelos de documentos oficiais, foram os temas abordados na capacitação.

Em sua fala, o palestrante disse que na maioria das vezes, as crianças e adolescentes são vítimas. “Vocês enquanto conselheiros jamais devem ter o pensamento de que a criança é culpada pelo que está acontecendo. Pode sim acontecer em algumas situações, mas isso não é uma regra, na maioria das vezes elas são vítimas. Ninguém nasce bom ou ruim, o caráter é construído e tudo vai depender de como isso acontece na infância, como é a vivência, quais são as experiências de família, sociedade, respeito e convivência. Se estes não forem saudáveis, os resultados serão negativos” falou.

Ele também falou da importância do compromisso do conselheiro. “O Conselho não deve ser apenas um agente de escritório, ele precisa estar na comunidade, ser conhecido da sociedade. O conselheiro tutelar não pode estar na sua função apenas pelo salário, pois essa função exige qualificação, profissionalismo, então se você não tem interesse, se sua visão em relação aos adolescentes é de que são bandidos, não entre no conselho, porque você vai começar a reproduzir isso como profissional. É preciso corresponder ao oficio da função” disse.

Os cinco novos conselheiros eleitos atuarão no quadriênio 2020/2023. A posse dos eleitos e suplentes será realizada no dia 10 de janeiro de 2020.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS