Connect with us

Jaicós

NUCA promove palestras nas escolas de Jaicós e debate sobre álcool e drogas na adolescência

Publicado

em

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), de Jaicós, segue implementando ações no município, como parte do trabalho voltado à conquista da certificação com o Selo Unicef Município Aprovado.

Integrando as atividades do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do NUCA, palestras estão sendo realizadas nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio do município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, debatendo o tema “Uso de Álcool e Drogas na Adolescência”.

Nesta quinta-feira (19), a palestra foi ministrada para alunos da Escola Municipal Padre David Ângelo Leal. No último dia 11 de maio, a palestra aconteceu também no CETI Anísio de Abreu, da Rede Estadual de Ensino.

As palestras estão sendo ministradas pela Assistente Social do Creas, Monise Ellen Crisanto Gonçalves. No primeiro momento, é feita uma explanação sobre o uso de álcool e drogas e suas consequências, e em seguida, os estudantes participam de uma dinâmica, onde elencam motivos que levam adolescentes a fazerem uso das drogas lícitas e ilícitas.

“Estamos realizando palestras educativas sobre o uso de álcool e outras drogas, palestras essas que são feitas através da prevenção e informação. A prevenção deve começar na infância, seguindo até a adolescência, e abrangendo também as famílias, sendo que a família é o primeiro local para construção de valores e de referências” destaca Monise Crisanto.

A Assistente Social também destacou que é de suma importância abordar a temática com os adolescentes. “Expliquei na palestra que o uso de álcool e drogas que se inicia como um consumo eventual, sempre termina como dependência. É preciso trabalhar com esses adolescentes sobre a prevenção e conscientiza-los de todos os malefícios e consequências que o álcool e as drogas podem trazer para a sua vida. Finalizo dizendo que a realização de atividades como essas é essencial. São assuntos importantes e que precisam, sim, serem discutidos com os adolescentes”.

A Mobilizadora Kelcileyane Pereira informou que “Alcool e outras drogas”, é uma das temáticas do Selo, inclusa no Plano de Ação do NUCA, sendo a segunda atividade que está sendo desenvolvida pelo núcleo.

Kelcileyane Pereira destacou que a ação é importante para a conscientização dos adolescentes. “Graças a Deus tem dado tudo certo, a gente tem conseguido atingir o nosso objetivo, percebemos a participação dos jovens, eles interagem na dinâmica, dá para perceber que muitos deles tem consciência da importância do tema. Se discute muito que em todas as escolas eles tem conhecimento de acidentes ocorridos por conta do consumo de álcool, dessa problemática das drogas que a gente vê cada vez mais o índice aumentando. Acho muito importante essa nossa ação, principalmente para conscientizar esses jovens das consequências do uso dessas drogas”.

Ela ainda informou que as próximas ações do NUCA serão realizadas em junho, com desenvolvimento de palestra sobre alta produção do lixo, e campanha e oficinas falando sobre a diversidade.

Neste mês de maio, as palestras ainda serão realizadas nas escolas Francisco Crisanto (Dia 24, às 14h); Frutuoso Juscelino (Dia 25, às 15:40); e Joaquim Francisco de Paiva, na localidade Lagoa do Sabino (Dia 30, às 15h).

Publicidade

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS