Connect with us

Jaicós

Operação Carro Pipa é retomada na zona rural de Jaicós e vai beneficiar mais de 50 localidades

Publicado

em

Após um período de dois anos com a ação suspensa, o município de Jaicós voltou a ser atendido pela Operação Carro Pipa, que é realizada pelo Governo Federal e mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Exército Brasileiro.

No município, a ação vai beneficiar mais de 50 localidades da zona rural, que juntas somam uma população de cerca de 1700 moradores. A operação foi iniciada nesta quinta-feira (13), e vai distribuir durante este mês de janeiro, o total de 101 carradas de água.

Na operação, que integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro e tem como objetivo auxiliar populações rurais atingidas pela seca e estiagem, estão sendo empregados dois carros pipas, que vão atender um total de 54 localidades.

Serão atendidas as localidades Antônio Lopez, Baixa do Mané Velho, Baixa do Mercador, Baixio da Serinha, Bandeira, Barragem do Sítio, Barreiro, Baixio do Cezário, Boa Vista, Caldeirão da Onça, Caldeirão de Deus, Caldeirão do Meio, Carcará, Chapada do Morro, Embiras, Esquisito, Gramiá, Jatobá, João Tubi, Juremal, Lagoa do Cupim, Morro Laranja, Morro da Pinicada, Pau do Inxuí, Santana e Tiririca Umburana, totalizando 50 carradas distribuídas pelo pipeiro Daniel Costa Sena.

Já o pipeiro José Luciano de Sousa, fará a distribuição de 51 carradas de água, no Angical dos Magros, Boi Morto, Chapada do Barreiro, Fraga, Lagoa do Sabino, Lagoa do Sítio, Malhada Redonda, Matinha, Mirador, Morais, Morro da Pinicada, Pau Ferrado, Pitombeira, Poço do Pato, Pé da Serra, Sítio de Baixo, Saco da Serra, Sampaio, Serra Preta, Serrota dos Matias, Sobradinho, Sítio de Cima, Sítio Lagoinha, Tanquinho, Tanque dos Batistas, Tiririca e Vazante.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Bosco, a última vez que as famílias jaicoenses tinham sido atendidas foi no ano de 2019, sendo que a operação foi suspensa no município em janeiro de 2020.

Publicidade

“Depois que suspenderam o programa passamos um longo prazo tentando garantir a retomada, até que deu certo. O retorno da operação na cidade é muito importante, pois a necessidade de várias localidades por água potável ainda é muito grande. Não são muitas carradas, mas ajuda e com certeza vai melhorar a situação das famílias” disse o secretário.

Facebook

MAIS ACESSADAS