Connect with us

DESTAQUES

Paróquia de Jaicós promove 1º passeio com ciclistas no festejo de N. Senhora das Mercês

Publicado

em

A Paróquia de Jaicós, que tem como pároco o padre Miguel Feitosa, promoveu pela primeira vez, integrando a programação da Festa de Nossa Senhora das Mercês, um passeio ciclístico, em honra à padroeira da centenária “Terra do Galo”.

O passeio ciclístico, nomeado de “Pedalada com Cristo”, aconteceu na manhã deste domingo (19), reunindo integrantes das equipes Galo Bike e Jaicós Bike, e a comunidade em geral, em um momento de espiritualidade, comunhão e fé.

O local de concentração foi na Igreja Matriz, de onde todos os participantes saíram ainda no início da manhã, percorrendo as principais ruas da cidade. A pedalada passou pelo Centro da cidade, seguiu pela BR-407, até o Marco dos 200 anos da paróquia, onde foi feita uma breve parada para oração e um momento de agradecimentos.

Os ciclistas ainda passaram pelo Bairro Ceramista Antônio de Júlio (Joaquim Preto) , seguiram pela avenida José Florêncio, até a avenida principal da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, retornando até a Igreja Matriz, no centro da cidade.

Encerrando a programação, o padre Miguel se pronunciou agradecendo a todos os participantes e realizou a benção e aspersão dos ciclistas. Logo após, foi servido um café da manhã para todos os presentes.

Em entrevista, o padre Miguel disse que foi um momento de alegria e emoção. “Meu sentimento é de muita alegria e emoção. Primeiro porque quando lancei a ideia, jamais esperava tanto entusiasmo e empolgação para com os ciclistas. E a gente andando pelas principais ruas e avenidas de Jaicós, sendo acompanhados pelos ciclistas, carro de som, a SAMU, e toda segurança da nossa cidade, me alegrou muito. Me emocionei, veio ao meu rosto lágrimas, mas de alegria e satisfação de poder estar com o povo de Deus já iniciando o dia”.

Ele também disse que o intuito é aproximar cada vez mais o povo de Cristo e da igreja. “Para nós esse é um momento de espiritualidade, de exercício físico e também espiritual. Me deixou muito comovido pela presença de todos. E a nossa esperança é de cada vez mais trazer o povo de Deus para a igreja. Não quero que venham por mim padre, mas por Jesus, que venha celebrar, participar por causa de Jesus. Esse é o meu entusiasmo, o meu papel, que cada vez mais as pessoas se acheguem a Deus”.

O pároco ainda convidou a população a participar da novena, que acontece nesta noite, às 19 horas. “Quero também convidar o povo de Deus para hoje a noite. Teremos a presença dos ciclistas, vaqueiros e dos casais paroquianos, de Jaicós, Massapê, Francisco Macedo Padre Marcos, Simões […]. Então, hoje é um dia de muito graça, pois vamos rezar pela família. Não só a família ciclista, mas a família de Jesus Cristo”.

Lorena Costa, representante da Equipe Jaicós Bike, disse que a inciativa de promover o passeio foi motivo de alegria para todos do grupo. “Quando foi nos comunicado sobre esse evento, nós do grupo ficamos muito felizes e nos sentimos muito valorizados, porque na história de Jaicós nunca teve um passeio ciclístico e essa valorização. Então, fizemos o máximo para trazer todos da equipe, que tem cerca de 50 pessoas. Todos viemos felizes e de corações abertos. Nossa presença com certeza será confirmada todos os anos e com muita alegria”.

Lindomar Francisco, que participou juntamente com a filha, disse que foi um momento positivo e que espera que seja ainda melhor e com mais participação no próximo ano. “Foi um encontro muito importante e valeu a pena. Com certeza na próxima será ainda melhor e espero que tenha a participação de mais fiéis. Acho que o pessoal imaginava que só os ciclistas das equipes participariam, mas não, é para todos, é um momento de caminhada com Jesus. Próximo ano, se tiver, pretendo vir novamente, se Deus quiser”.

Para Carla Ranielle, da equipe Galo Bike, o encontro foi uma oportunidade de comunhão. “Fiquei imensamente feliz com a proposta vinda da igreja. Foi a primeira vez que aconteceu esse encontro com ciclistas e fez com que a gente compartilhasse do mesmo sentimento, onde não teve diferenciação de religião, o que mostra o comprometimento e importância que o ciclismo tem para nossas vidas, inclusive para mim, que além de atividade física, saúde, traz a oportunidade de compartilhar amizades”.

O 298ª Festa de Nossa Senhora das Mercês segue até o dia 24 de setembro, data em que acontece a Missa Solene. Até o dia 23, seguem sendo realizadas as novenas. Neste domingo (19) será a quinta noite do novenário.

A missa será celebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa e terá como noitários o ECC, vaqueiros, ciclistas e Colônia Jaicoense.

Publicidade

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS