Connect with us

Jaicós

Paróquia promove 2º Pedal com Cristo e reúne ciclistas de Jaicós, Padre Marcos e Campo Grande

Publicado

em

A Paróquia de Jaicós, promoveu neste domingo (19), a segunda edição do “Pedal com Cristo”, passeio ciclístico em honra a Nossa Senhora das Mercês, padroeira da centenária “Terra do Galo”.

O evento integra a programação da 299ª Festa de Nossa Senhora das Mercês, que teve início no dia 15 de setembro e segue até o sábado (24), quando acontecerá a Missa Solene da Festa, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio.

O local de concentração do passeio foi na Igreja Matriz, de onde todos os participantes saíram ainda no início da manhã, percorrendo as principais ruas da cidade. O pedal reuniu pessoas da comunidade e ciclistas de Jaicós, Campo Grande do Piauí e Padre Marcos.

A pedalada passou pelo Centro da cidade, Nova Olinda, seguiu pela BR-407, até o Marco dos 200 anos da paróquia, e ainda pelo Bairro Ceramista Antônio de Júlio (Joaquim Preto) e avenida José Florêncio.

O percurso seguiu pela avenida principal da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, onde foi feita uma breve parada para oração e um momento de agradecimentos, e o passeio foi encerrado retornando até a Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Josean Santos Almeida foi um dos participantes da ação. Ele é da cidade de Padre Marcos e veio a Jaicós junto com outros quatro integrantes da equipe PM Pedal, para participar do momento promovido pela igreja.

Para o ciclista, o evento é de suma importância. “Essa é uma iniciativa muito importante da igreja, de nos incluir, pois os ciclistas gostam de participar dos eventos. Vim pela primeira vez para o “Pedal com Cristo”, e foi muito bom comparecer a esse evento. Mesmo sendo de outra cidade, é uma ação muito importante. Com certeza agora acho que só vai aumentar a adesão, incentivar os demais a participarem todos os anos”.

O Padre Miguel Feitosa, manifestou sua alegria pela realização da ação e presença do povo na igreja. “Hoje, com o pedal, a gente pôde expressar mesmo esse carinho e essa inclusão. Pessoas que pedalavam, mas não tinham essa oportunidade dentro da igreja, e nós graças a Deus estamos trazendo esses jovens, as famílias para a igreja. […] Tudo isso para dizer que a igreja não é do padre, dos devotos mais antigos, mas de Jesus Cristo, do povo, nossa. Somos nós que precisamos de Cristo e que devemos ir até Ele, pois Ele nunca nos abandona, não sai de perto de nós. E meu coração está contente em ver o povo vindo para todas as celebrações, não só a missa, mas também para um momento como esse, de partilha”.

O intuito, segundo o pároco, é que o povo participe cada vez mais. “Nossa expectativa é de sempre a cada ano crescer mais. Esse ano tivemos pessoas de Campo Grande, Padre Marcos, e o nosso desejo é que nos próximos um número maior de pessoas esteja presente. E queremos vários momentos como esse, e trazer as pessoas para virem pedalar com a gente, rezar, louvar a Deus juntos. Nossa igreja é uma igreja participativa, em comunhão, é essa igreja que acolhe todas as pessoas, o povo de Deus”.

Ele também destacou que a 299ª Festa da Padroeira tem sido marcada pela forte presença da comunidade. “Para nós é uma alegria muito grande esse festejo de Nossa Senhora, esses 299 anos de festa com Maria, pois o povo de Deus se voltou para a igreja, devido a essa participação tão grande dos devotos, já tem domingo que não conseguimos celebrar dentro da igreja. E também tivemos um trabalho de evangelização e conscientização bem antes, com a peregrinação de Nossa Senhora, as tendas, e isso foi realmente chamando o povo para esse momento”.

O Padre ainda falou com alegria sobre a participação crescente dos jovens nas atividades da igreja. “Esse ano também no festejo temos um diferencial, que é a juventude. Aos domingos na nossa igreja, metade dos que participam são jovens. Tivemos um EJC que veio a despertar o coração daqueles jovens que participaram e dos que não participaram também, mas por ver o testemunho, o exemplo dos outros vindo pra igreja, a igreja está, graças a Deus, cheia da juventude. Para mim esse ano o diferencial são os jovens” finalizou.

As equipe Jaicós Bike, Amigos pela Bike, Galo Bike e C.G Bike integraram o passeio. Ao final, todos participaram de uma café da manhã ao lado da Igreja Matriz.

Publicidade

Veja fotos do 2º Pedal com Cristo em Jaicós


Facebook

MAIS ACESSADAS