Connect with us

DESTAQUES

Prefeita Waldelina Crisanto e comitiva visitam 15 obras no município de Jaicós. Veja!

Publicado

em

Diversas obras nas áreas de abastecimento de água, saúde, educação e esportes estão em andamento na zona urbana e rural do município de Jaicós. Algumas já concluídas e outras em andamento. São reformas, ampliações e construções, obras com um único objetivo, proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.

Na última terça-feira, 12, a prefeita Waldelina Crisanto, acompanhada do secretário municipal de Obras, Dr. Crisanto Neto, e de uma comitiva composta pelos vereadores Elias Pereira, Benedito Alencar e Jozete Carvalho, e as lideranças políticas e correligionários do grupo, Waldeque Soares, João de Edmundo, Irmão Jessé, Irmã Cheila, Zé Reis, Niza Braga, Chagas de Braulina, Neri Feitosa, João Bosco (Bosquinho), Francisco Carvalho (Carvalinho) e Mazé da Capoeira,  percorreram a cidade e várias comunidades rurais do município, visitando as referidas obras.

A maratona se estendeu por todo o dia e teve início na cidade, onde a comitiva visitou a Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa. Considerada uma das mais importantes da rede municipal de ensino, a escola passou por ampla reforma. As melhorias implantadas surtiram efeito. A escola ganhou novos alunos.

Ainda na sede, a prefeita visitou a Policlínica Municipal Amélia Crisanto, um dos mais importantes centros de saúde do município, que está sendo ampliado. Dentre outras melhorias que serão implantadas, está a instalação de mais dois consultórios odontológicos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento.

O CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, situado ao lado da Policlínica, onde existem três consultórios, também recebeu melhorias, como a manutenção dos equipamentos e aquisição de outros, além da melhorias no prédio.

Ainda na sede do município, a comitiva visitou a Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar, onde estudam mais de 500 alunos. O centro educacional também passou por ampla reforma, com pintura, forro, piso e adequações na estrutura, possibilitando melhor utilização do espaço físico.

O anexo da Escola Municipal Líria Alencar também está sendo reformado. Lá, serão instalados a Biblioteca Municipal Benedito da Cruz Alencar, sala de leitura, sala de informática e uma sala de reuniões, onde acontecerão as formações continuadas dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Publicidade

Outra Escola Municipal melhorada é a Pastor João Vasconcelos, situada na localidade Santana. Lá, as obras estão em andamento. A escola foi murada e toda a área interna cimentada. Uma pequena quadra de esportes está sendo construída. Espaços como cantina e banheiros foram revestidos de cerâmica e forrado. As salas também receberam forro.

No Croazal, importante povoado do município, mais três obras foram visitadas. Uma delas é a reconstrução da Unidade Básica de Saúde, onde estão sendo investidos mais de 176 mil reais, recurso conveniado entre o Município e o Ministério da Saúde. Só o município vai investir mais de R$ 80 mil, com recursos próprios. Também no Croazal, a Escola Municipal Clara Maria de Jesus e o anexo, onde funciona da creche, com oferta do ensino infantil, também foram reformadas.

A maratona seguiu até o povoado Várzea Queimada, outra importante comunidade. Lá, também estão sendo investidos recursos do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, que está sendo implementado no município com o objetivo de reestruturar as UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde e, consequentemente, melhorias do acesso e da qualidade dos serviços da atenção básica. A UBS Adão Barbosa também está sendo reconstruída. Estão sendo investidos mais de 194 mil reais.

Ainda na Várzea, a prefeita visitou a Escola Municipal Manoel Barbosa, que também passou por uma pequena reforma, com pintura e outras melhorias. Na ocasião, a prefeita realizou a entrega de um computador portátil e um fogão industrial à diretora Emília Carvalho.

Em seguida, a comitiva visitou a localidade Lagoa Achada, onde outra importante obra está em pleno andamento. Um poço tubular está sendo perfurado com profundidade de 280 metros, dos quais, 40 já foram perfurados.

Além do poço, o projeto prevê a implantação de um sistema de abastecimento de água, que vai abastecer as comunidades Vira Mão e Pau do Enxuí através de uma adutora. Mais de 50 km de canos já foram instalados, faltando apenas os reservatórios e a conclusão do poço. O sistema beneficiará a pelo menos 300 famílias com água nas residências.

Na localidade Pau do Enxuí, a prefeita visitou a Escola Municipal Cariolano Alves, que também foi ampliada com a construção de mais duas salas de aula. A Escola foi contemplada com a construção de uma cisterna, através do Programa Água na Escola. O projeto do governo municipal é a construção do muro.

A Escola Municipal Joaquim Francisco de Paiva, na localidade Lagoa do Sabino, também recebeu a visita da prefeita Waldelina Crisanto e toda a comitiva. Lá, a administração municipal investiu recursos próprios em manutenção e melhorias da infraestrutura. Ainda na comunidade, uma Quadra Poliesportiva coberta, com arquibancada, vestiários e banheiros, está sendo construída em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para atender aos alunos matriculados na escola e toda a comunidade.

Encerrando a maratona, ainda na comunidade Lagoa do Sabino, a prefeita visitou outra importante obra no setor de abastecimento de água. Um poço tubular que vai levar água, através de um sistema de abastecimento, às residências de 65 famílias.

Ao final, a prefeita fez uma avaliação positiva. “Essas obras são provas de que nós estamos fazendo a nossa parte, estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de muita gente, e a população está sentindo isso, e vai sentir muito mais quando essas obras que ainda estão em andamento estiverem terminadas. [..] Eu tenho um carinho e uma tenção muito grande pelo povo de Jaicós, principalmente, pelos menos favorecidos. Esses projetos de abastecimento, por exemplo, vão tirar muitas famílias do sofrimento. Nós temos feito o possível para atender bem à população jaicoense”, pontuou.

Dr. Crisanto, secretário de Obras

Dr. Crisanto, secretário de Obras

Em entrevista, o ex-prefeito e atual secretário municipal Obras e Serviços Públicos, Crisanto Neto, falou sobre as obras e o trabalho da gestão. “A população de Jaicós está sendo beneficiada com diversas obras em diversas áreas, algumas já concluídas, outras ainda em andamento. São ampliações, reformas e construções. Nos próximos meses nós vamos ter a oportunidade de inaugurar e entregar à população”, disse. Segundo ele, essas obras, somadas às várias ações sócio assistenciais, desqualificam a informação de a gestão não tem feito nada. “Só não reconhece àqueles que não querem enxergar”, disse. “Hoje mesmo nós encaminhamos uma van com dez pessoas para realizarem tratamento de saúde em Teresina. E assim tem sido todos os dias”, acrescentou.

Crisanto enfatizou que ainda não foi possível percorrer todas as obras em andamento no município. “Também vamos visitar a região do Esquisito, Capim, Gameleira, Santo Antônio, comunidades estas onde também existem obras”.

Publicidade

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS