Connect with us

Jaicós

Prefeito anuncia limpeza do açude Tiririca e perfuração de poços em Jaicós

Publicado

em

A população da centenária cidade de Jaicós, situada a 370 km ao sul de Teresina, tem enfrentado transtornos diante da precariedade do abastecimento de água.

A situação se agravou nos últimos dias depois da queima de uma bomba do sistema de captação da água do açude Tiririca, de onde uma parte da água que abastece a cidade é captada. Com isso, a água disponibilizada pela Agespisa passou a ser apenas a água dos poços, cuja capacidade é insuficiente para atender toda a demanda.

A população tem cobrado do Governo do Estado, da Agespisa e demais órgãos competentes, a solução de um problema que se arrasta há quase uma década, e que se agrava neste período do ano.

Imagem aérea da cidade de Jaicós

Neste sábado, 18 de setembro, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), falou de sua luta para resolver o problema do abastecimento de água da cidade, iniciada ainda em 2017, quando assumiu a gestão. “Desde o início do nosso primeiro mandato tenho ido em busca de tentar sanar essa questão da água”, disse.

O prefeito informou que ontem (17) teve uma nova conversa com o governador Wellington Dias, com o deputado estadual Georgiano Neto, oportunidade em que relatou o agravamento da situação. Mais uma vez, o Governo autorizou a adoção de medidas para amenizar a problemática.

“O governador liberou R$ 200 mil para que possamos, de imediato, fazer uma limpeza no açude Tiririca, como também liderou a perfuração de cinco poços tubulares de grande vazão na sede, como também, mais cinco poço na zona rural, naquelas localidades que estão passando por necessidade de água”, disse Neném.

Publicidade

O objetivo do desassoreamento é aumentar a capacidade de acúmulo de água no açude Tiririca no período das chuvas, e com os novos poços, aumentar o volume de água que é captada dos mananciais subterrâneos situados no perímetro urbano da cidade e distribuído na rede. Os locais dos novos poços já foram definidos.

O gestor pontuou que essas medidas são paliativas, e que somente a construção da adutora da barragem Poço de Marruá vai resolver o problema de forma definitiva. “Sabemos e temos conhecimento que é uma obra cara, que passa dos 50 milhões de reais, que precisa de recursos de vários órgãos, até do Governo Federal, para possamos resolver de vez a situação de água”, pontuou.

Já existe um projeto pronto, mas ainda falta recursos para a execução da obra. O prefeito de Jaicós falou da necessidade de união de forças. “Precisamos urgentemente unirmos forças, Governo do Estado, deputados federais, senadores, todos aqueles que foram votados no município”, finalizou.

Assista o vídeo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS