Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Neném de Edite inaugura mais uma UBS no Centro de Jaicós e fortalece assistência em Saúde

Publicado

em

O município de Jaicós agora está entre os poucos da região que possuem 10 Unidades Básicas de Saúde. O feito se concretizou nesta segunda-feira, 03 de janeiro, quando a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a UBS Maria de Jesus Almeida (Dona Jesus).

A UBS é a segunda inaugurada no Centro da cidade em um período de menos de 1 ano. Somando-se a UBS Dona Edite, situada no mesmo bairro, e às outras 8 unidades, chega para descentralizar os serviços e fortalecer a assistência em Saúde à população jaicoense.

Dentre os vários serviços ofertados na UBS Dona Jesus, estão o acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, acompanhamento das gestantes e bebês, imunização, exame preventivo, dispensação de medicamentos, e visita domiciliar.

A equipe da Estratégia de Saúde da Família da UBS é composta pelo médico Raul Castro, enfermeira Mariane Farias, Técnica em Enfermagem Irene Amorim, agentes comunitários de saúde Geysa Carvalho, Emanuelle Granja, Marlon Leite, Sebastião e Amanda Temóteo, técnicas de SPA, Dasdores e César, e auxiliares de serviços gerais.

A UBS fica situada na Avenida Governador Chagas Rodrigues. Maria do Socorro Costa, que mora na rua há quase 50 anos, disse que não imaginava que um dia teria um UBS ao lado de casa. Para ela, o acesso aos serviços de saúde agora será mais fácil.

“Nunca imaginei que veria uma UBS aqui, para mim essa foi uma das melhores obras, na porta da minha casa. Antes de ter essas UBS quando precisava eu ia ao hospital, que era mais perto, mas graças a Deus agora não precisa mais, ficou maravilhoso. Eu agradeço primeiramente a Deus e depois ao prefeito”.

Dona Maria ainda disse que toda a cidade está avançando. “Não só essa obra, mas Jaicós está totalmente diferente, maravilhosa, muito melhor do que estava. A gente nunca imaginou Jaicós com esse asfalto aqui, a cidade está muito bem cuidada” destacou.

A solenidade de inauguração da UBS, bastante prestigiada, contou com a presença do prefeito e diversas autoridades municipais, e também de vários familiares da homenageada, a saudosa Dona Jesus. A UBS recebeu seu nome através de proposição do vereador Divino Macedo de Carvalho, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

Publicidade

Na cerimônia, após o descerramento da placa e corte da fita inaugural, a esposa do neto da homenageada, Apoliana, leu uma mensagem em nome das filhas de Dona Jesus. Em seguida, o neto, Jaécio Sá, se pronunciou representando a família, e agradeceu pela homenagem.

O prefeito Neném de Edite, em sua fala, disse que o intuito é aproximar a saúde da população. “Para a gente é motivo de alegria estar hoje entregando à população mais essa UBS. Nosso desejo é trazer a saúde mais próxima da população, do cidadão, para que ele possa ser bem atendido e olhado com carinho. Esse posto é aconchegante, com ambiente de lar, uma casa para tratar bem seus pacientes. E digo que tudo que está sendo feito nessa UBS, tirando o que vem do Ministério da Saúde, é com recurso próprio, um investimento que a gente faz com carinho, responsabilidade e amor”.

Ele também destacou a alegria pela homenagem a Dona Jesus. “Essa é uma homenagem justa e que veio do coração. Se a família está feliz, mais feliz eu estou. Tive pouco conhecimento, mas ouvia nas histórias de Dona Jesus, o que ela fez por Jaicós, pelas pessoas, e via também minha mãe falando de Dona Jesus. E tenho a satisfação de homenagear pessoas da nossa terra, que tem relevantes serviços prestados a esse povo. Agradeço ao vereador Divino pela proposição da homenagem e toda Câmara de Jaicós pelo apoio que tem dado à gestão”.

Anunciando mais ações, o prefeito disse que será inaugurada ainda este mês, a Unidade Básica de Saúde da localidade Gameleira. Ele também anunciou que será aberto um Posto de Saúde na Lagoa do Sabino, e inaugurada a nova sede do SAMU, próximo ao Hospital Florisa Silva.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, falou que a UBS chega para melhorar a assistência aos moradores do Centro. “Hoje a população recebe mais um benefício que vem a agregar a saúde municipal. Das cidades do Vale do Guaribas Jaicós é a terceira que possui 10 equipes. A ESF vem para diminuir o acesso profundo ao hospital e manter esse relacionamento mais próximo, o acompanhamento familiar. O município está de parabéns, o gestor desde o inicio se empenhou em atender essa população do Centro e essa unidade básica veio para desafogar e prestar uma melhor assistência à comunidade do Centro de Jaicós”.

Ainda se pronunciaram o presidente da Câmara, João Bosco, o Bosquinho, o vereador Divino Macedo, e o líder político Zé Acelino.

Dentre outros, estiveram presentes no evento, os vereadores Ednaldo Santana, José Reis, Dalvenisa Conceição (Mocinha), Francisca de Manin, e Antônio Robert; os secretários municipais Jessé Gonçalo (de Obras), Antônio de Pádua (de Educação), Oziana Oliveira (de Assistência Social), Wandym Lima (da Controladoria), João Bosco (Agricultura), Dejerson Lima (R.Institucionais); o empresário Chico Tauá; as coordenadoras Patrícia Silva (da Atenção Básica), Rakel Monteiro (Imunização) e Mara Sousa (da Viligância Sanitária), além de familiares da homenageada.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS