Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Neném de Edite inaugura nova praça em Jaicós

Publicado

em

Foi oficialmente inaugurada, em evento realizado na noite desta quinta-feira, 12, na centenária cidade de Jaicós, a primeira praça pública do bairro Nova Olinda.

O terreno, antes baldio, ganhou um calçadão, rede de iluminação com lâmpadas de led, rede de distribuição de água e foi arborizado. O município também cedeu terrenos para a construção de barracas que formam uma praça de alimentação, gerando oportunidades de emprego e geração de renda para diversas famílias.

Construído com recursos próprios do município, o novo espaço de lazer e convívio social foi denominado de Praça José Coutinho Filho, Dedé Coutinho, como era popularmente conhecido. O Projeto de Lei foi proposto pelo vereador João Bosco Evangelista Lima, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito.

O evento inaugural foi prestigiado por muitas pessoas e iniciou com a solenidade de descerramento da placa inaugural e os pronunciamentos, oportunidade em que os oradores destacaram a importância da praça para a cidade, sobretudo, para o bairro.

O vereador Bosquinho, autor do Projeto de Lei, manifestou a alegria de ser o autor da homenagem. “Essa é uma homenagem mais que justa. Dedé Coutinho foi um grande, morador deste bairro, foi um cidadão que nos orgulhou, que exerceu diversos cargos públicos, deixou a sua marca, um legado para sua família e amigos.”, disse.

Publicidade

O parlamentar citou, ainda, que a primeira pessoa a acreditar no potencial do espaço foi um filho do senhor Dedé, Ludugério de Sousa Coutinho, que construiu o primeiro trailer em 1997. “Já se passaram vinte e dois anos e hoje estamos vendo uma nova realidade, aqui sendo inaugurada essa grande praça, que traz muitos benefícios, como a oportunidade de trabalho, empregando direto ou indiretamente cerca de vinte pessoas. Tem o bar, o restaurante, a pizzaria, lanchonete, uma verdadeira praça de alimentação.”, disse Bosquinho, destacando a atenção dada pela atual gestão àquela área da cidade.

O vereador Márcio Crisanto, presidente da Câmara Municipal, também se pronunciou. “É satisfatório a gente ver o progresso de Jaicós através da gestão, das mãos deste grande prefeito, que hoje entrega esse importante esse espaço para este bairro e para toda a cidade. Antes mesmo de ser inaugurado, a população já vinha frequentando e usufruindo deste espaço. Está de parabéns o bairro Nova Olinda por essa grande conquista.”, disse.

A senhora Albertina Sebastiana de Sousa Coutinho, viúva do homenageado, participou da cerimônia inaugural ladeado de outros familiares. Em uma breve fala, ela agradeceu. “Estou aqui para agradecer a essa honrosa homenagem que o prefeito fez ao meu esposo Dedé Coutinho.”, disse, reafirmando o grande homem que foi.

Como moradora do bairro Nova Olinda, ela também agradeceu ao prefeito pela obra. “Quero agradecer ao senhor Neném de Edite por tudo que tem feito. A Nova Olinda era desprezada, mas ele lembrou e hoje tá outra coisa diferente. Que Deus te abençoe e ilumine os teus caminhos por onde você andar. E não esmoreça. Vá em frente, que Deus é contigo.”, disse.

Encerrando o primeiro momento do evento, o prefeito Neném de Edite fez um longo pronunciamento onde enalteceu a figura do homenageado e falou sobre a importância da boa gestão e aplicação dos recursos públicos. “Nunca se viu na história de Jaicós um prefeito executar tantas obras com recursos próprios.”, disse.

Publicidade

O gestor disse estar feliz com a aceitação da população. “Aqui era um terreno que só servia para acumular lixo, e hoje se tornou um dos locais mais frequentados pela população de Jaicós. Construímos o calçadão, colocamos água encanada em todas as barracas, iluminamos com lâmpadas de led e arborizamos. Ficou muito bonito e a população tem aproveitado bem.”, disse.

Assim como outros, para Carlos Eduardo, a construção da praça também trouxe uma oportunidade de trabalho. Ele comprou um carrinho com churrasqueira e vende espetinhos de carne de quarta a domingo no turno da noite. Para incrementar, Carlos fez uma parceria com o dono da barraca, que vende a porção baião, enquanto ele vende o espetinhos de carne bovina, suína e asa de frango a R$ 2,50 a unidade. “Aqui tá bem movimentado, principalmente no final de semana. Ficou bom para o povo que quer se divertir e para a gente que tá trabalhando.”, disse.

Ludugério de Sousa Coutinho, filho do homenageado, tem sua barraca no local há mais de vinte anos. Ele afirma que depois da construção da praça as vendas aumentaram significativamente. “Tá melhor e muito. Tá vindo mais gente pra cá e aumentou as vendas. O prefeito está de parabéns por essa obra, por olhar aqui pra o bairro Nova Olinda”, disse.

_Ordem de Serviços
Na oportunidade, o prefeito Neném de Edite assinou uma Ordem de Serviço para a construção de mais uma praça no bairro, denominada José Leal de Carvalho, cujas obras terão início após os festejos, no final de setembro, também com recursos próprios. “Este bairro deixou de ser esquecido. Iremos construir a praça, implantar uma academia de saúde ao ar livre e um parque infantil. Será mais uma importante obra, um espaço para a população praticar atividades físicas e as crianças se divertirem.”, disse.

O gestor anunciou, também, que está iniciando uma maratona de inaugurações. “Vamos inaugurar o poço do Tanque dos Batistas, um Posto de Saúde no Centro da cidade, as quadras nos povoados Esquisito e Lagoa do Sabino, vamos iniciar o asfaltamento de mais de 6.400 metros quadrados de asfalto e o calçamento de mais ruas na cidade. Nosso trabalho não para!”, afirmou.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS