Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós certifica agricultores participantes do curso de Enxertia de Cajueiro Anão-Precoce

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Agricultura, realizou a certificação dos agricultores do município que participaram do Curso de Técnicas de Enxertia de Cajueiro Anão-precoce.

Em um breve evento promovido nesta manhã, na sede da Secretaria de Agricultura, foram entregues os certificados dos alunos. No total, mais de 40 agricultores do município tiveram a oportunidade de participar do curso de capacitação e geração de renda, ofertado gratuitamente pela Prefeitura Municipal, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Na solenidade de certificação, 22 alunos estiveram presentes, além de autoridades municipais, como o vice-prefeito Weslly Bispo, os secretários Deoclécio Barros (Agricultura) e João Bosco Dias (Meio Ambiente), as vereadores Sirlene Lopes e Dalvenisa Nascimento (Mocinha), o assessor jurídico do município, Guilherme Bento.

Na abertura, o secretário Deoclécio Leal se pronunciou. “Quero dizer que é uma satisfação estar aqui com vocês. Aceitei esse desafio de estar à frente da Secretaria de Agricultura, queremos agradecer à gestão do prefeito Neném de Edite. Estamos chegando para somar forças e fortalecer o homem do campo. Não participei do curso, pois na época não estava aqui, mas é uma satisfação ver que os agricultores estão se interessando por novas tecnologias para melhorar a sua vida no campo, e também tendo acesso a coisas que antes eram mais difíceis de se ter, como esse conhecimento da enxertia do cajueiro anão-precoce”.

Ele também disse que tem buscado saber quais as demandas dos produtores do município, para que a secretaria possa contribuir. “Estamos lutando em prol do homem do campo e também ouvindo os agricultores no dia a dia para saber quais são as suas demandas, os cursos que possam estar vindo para melhorar a qualidade do trabalho, não só na agricultura, mas também naqueles que buscam atuar na questão de manejo de animais, e tudo isso a gente vai fazendo o levantamento e vendo o que realmente cada cadeia produtiva tem necessidade para poder estar em busca de conhecimento”.

O vice-prefeito Weslly Bispo, enalteceu a iniciativa e reforçou o apoio do Governo Municipal ao homem do campo. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa do prefeito por ter dado esse pontapé inicial para fortalecer o homem do campo. Que vocês possam se empenhar nessa função de vocês, e dizer que o Poder Executivo está sempre a disposição para buscar parcerias e trabalhar com o intuito de melhorar a vida do homem do campo, priorizando a realização de cursos como esse de enxertia e outros que venham a contribuir com o trabalho e melhorar a vida de vocês. Parabéns, que Deus possa abençoar vocês e que colham bons frutos”.

Julião Moisés de Sousa, que é da localidade Jacú e foi um dos alunos do curso, já está colocando em prática o que aprendeu no curso e vem obtendo bons resultados. “Antes eu fiz uns 2.500 e perdi cerca de 500, porque não tinha conhecimento, aí vim fazer o curso de enxertia e aprendi mais. Do curso para cá venho praticando e deu mais resultado com o conhecimento que tive com o professor. Vendi dois mil pés de cajueiro a 4 reais cada. Graças a Deus foi bom demais”.

Ele agradeceu a gestão pela iniciativa e disse que o intuito é aumentar a produção e também repassar o que aprendeu no curso. “Foi muito bom eles realizarem esse curso. Lembro que assim que ouvi no rádio fiquei feliz e vim logo cedo aqui me inscrever, aí consegui e hoje estou aqui com o certificado na mão. O curso com certeza vai me ajudar e se alguém quiser aprender também pode ir lá em casa que eu ensino aquilo que aprendi, pois graças a Deus o conhecimento hoje eu tenho. Agradeço muito pelo município ter realizado esse curso, pois se não fosse essa ação a gente não desenvolvia, sem ter o professor para orientar. Passei três dias com o professor ensinando cada passo e para mim foi um conhecimento muito bom. Agora quero fazer mais, pelos 5 ou 10 mil pés”.


Facebook

MAIS ACESSADAS