Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós e Sebrae promovem ação educativa e de saúde através do projeto Reciclar: do Lixo ao Luxo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, realizou mais uma ação do projeto “Reciclar: do Lixo ao Luxo”, que é desenvolvido no município através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Foi promovido nesta segunda-feira (16), o Dia D da campanha “Lixo é Saúde”, que contou com ações educativas, de conscientização e saúde.

A ação aconteceu com apoio da Secretaria de Saúde, e a participação da gestora da pasta, Audeli Coutinho, coordenadora de Vacinação, Rakel Monteiro, os consultores do SEBRAE, Ricardo Bandeira e Marina Simão, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lusimária Moura, e da coordenadora Fabia Celina Freitas Crisanto, além de Técnicas em Enfermagem, Agentes de Saúde e integrantes do comitê gestor.

As ações em saúde foram concentradas no Centro da cidade. Uma tenda foi montada na praça Getúlio Vargas, onde foram disponibilizados para a população atendimentos para aferição de pressão arterial, e vacinação contra Covid-19 e gripe.

Uma equipe também realizou no Centro da cidade, a distribuição de sacolas para carros e adesivagem dos veículos. Foi feita ainda ação educativa sobre a dengue, com distribuição de panfletos na praça e feira livre, além de visitas nas empresas.

Ricardo Bandeira, Consultor do Sebrae, disse que o projeto envolve toda a comunidade.”Esse é um projeto completo, ele envolve a conscientização e sensibilização de todos os moradores de Jaicós. Foram feitas pesquisas nas residências, visitas aos empresários, colocando adesivos nas empresas, pedindo ajuda para que eles possam separar o lixo de forma organizada, separando corretamente. Realizamos também a ação de sensibilização voltada a Educação e Saúde”.

Ele também destacou que a próxima ação é a capacitação dos catadores para a posterior criação da cooperativa. “Hoje estamos com esse dia D com diversas ações, tudo em conjunto com a Prefeitura. E na próxima ação vamos capacitar os catadores e as pessoas interessadas em fazer a cooperativa, ensinar para eles que eles podem trabalhar o lixo e ganhar muito mais dinheiro, essa é a meta. Criar a cooperativa e deixar a mesma funcionando, onde todos os cooperados vão trabalhar tranquilos, com condição digna, não precisando mais ir para o lixão, pois os resíduos sólidos vão ser separados pelos empresários e residências, é o sonho nosso. Assim a cidade também fica limpa, evitando doenças”.

Veja todas as fotos :

Facebook

MAIS ACESSADAS