Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós já emitiu mais de 2 mil Carteiras de Trabalho e identidade

Publicado

em

A população do município de Jaicós está sendo amplamente beneficiada com mais uma importante ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Jaicós, gestão “Uma Nova História”, que tem à frente o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite.

Desde junho de 2017, a prefeitura passou a emitir a Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho. Anteriormente, eram apenas colhidas as informações para a emissão dos documentos e enviadas para Teresina, onde os mesmos eram produzidos, agora, todo o processo é realizado no próprio município.

Joseano Lima, responsável pelo setor, disse que foi solicitado o sistema à Secretaria de Segurança. “Fazemos esse trabalho desde junho de 2017, antes era feito de maneira diferente, aqui, eram apenas colhidas as cópias dos documentos e enviado para Teresina para ser feito lá. Desde que entrei aqui, o prefeito Neném de Edite, com o pensamento de melhorar o trabalho, encaminhamos um ofício para a secretaria de segurança pública solicitando o sistema, que na época não tínhamos. Fiz um treinamento e passamos a realizar o trabalho” explicou.

O servidor disse que com a nova forma de trabalho, a população não precisa se deslocar para outras cidades. “Melhorou muito. Antes aqui não tinha emissão de carteira de trabalho, as pessoas tinham que sair de Jaicós para Araripina ou Picos. Os que se deslocavam para Picos iam cedo e dormiam na fila, porque tem uma quantidade de senhas para atendimento” disse.

Joseano disse que a prefeitura já chegou a emitir 400 documentos em um mês. “Nós dobramos o número, inicialmente, de 50, passamos para 200. E já teve mês de fazermos até 400 identidades, fora as carteiras de trabalho. Conforme a necessidade vamos aumentando a produção”.

Publicidade

Inicialmente, a prefeitura promoveu, no ano de 2017, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, um mutirão de emissão de carteiras de trabalho, através da Unidade Móvel do Trabalhador. Na oportunidade, foram emitidas 542 unidades do documento. Devido à grande demanda, a gestão implantou a emissão das carteiras no município.

Joseano disse que o município tem se tornado referência. “Trouxemos um mutirão para cá, e em 5 dias emitimos 542 carteiras de trabalho. Desafogou a necessidade que o município tinha naquele momento, mas não deixou de existir a demanda, então implantamos o serviço na cidade. Hoje, estamos nos tornando referência, porque além de Picos, Jaicós é a única cidade dessa redondeza onde se pode emitir a carteira de trabalho. Pessoas de municípios como Campo Grande, Belém, Massapê, estão vindo trabalhar com a gente aqui devido à necessidade, então, não serviu somente para Jaicós, mas para população de modo geral” disse.

Em um levantamento geral, já foram emitidas 2.090 carteiras de Trabalho e Identidade. “Nos 6 meses de 2017 fizemos 240 identidades, em 2018 foram feitas 1450 identidades e nesse ano, nos primeiros 15 dias trabalhados, já estamos com 250 identidades e 150 carteiras de trabalho” ressaltou.

Marquesandra Alves, que emitiu a carteira de trabalho da filha, avaliou o atendimento como positivo. “O atendimento foi muito bom, o rapaz é muito competente e também recebi rápido, gostei bastante. A data prevista do recebimento era mais longa, não esperava receber hoje, estou satisfeita. Gostei da qualidade do documento também, é bem diferente da minha época” falou.

Ela também disse que ação facilita o acesso ao serviço. “Com certeza é uma ação positiva, facilita muito a vida das pessoas, porque antes era muito difícil, tinha que ir para Picos tirar a documentação. E também a questão financeira, que nem todo mundo pode se deslocar para fazer isso em Picos” concluiu.

Gisele da Conceição, acompanhou a vizinha, Ana Celestina, para a emissão do documento. “Minha vizinha estava precisando, então acompanhei ela. Fui bem atendida aqui, esse rapaz é uma ótima pessoa. Recebemos rapidinho, não foi nem 8 dias. É muito importante essa ação da prefeitura, porque antes a espera era de 30 dias e muitas vezes tinha que ir para Picos e agora não precisa mais. O RG da minha menina foi tirado aqui, não demorou e ainda vou voltar para fazer a carteira de trabalho dela” falou.

Como emitir

A primeira via da Carteira de Identidade pode ser requerida gratuitamente pelo cidadão, já nos primeiros anos de vida, na Prefeitura de Jaicós. Para solicitação do documento, é preciso levar certidão de nascimento ou casamento original, CPF e duas fotos 3×4. Os menores de 16 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, pai ou mãe.

Publicidade

Para a segunda via do RG, são necessários os mesmos documentos e também é cobrada uma taxa no valor de 17 reais. Para a carteira de trabalho, seja primeira ou segunda via, não há taxa e a idade para retirada do documento é a partir dos 14 anos.

O horário de atendimento é de 8h às 13h, de segunda à sexta-feira. O prazo máximo para entrega dos documentos é de 30 dias.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS